LAPECS – LABORATÓRIO: ESTADO E CONFLITOS SOCIAIS

 

Resumo

O LAPECS é um grupo de estudos e pesquisas constituído de discentes da graduação, mestrado e doutorado, graduados e pós-graduados em diversas áreas do conhecimento. Está vinculado ao Museu Pedagógico e O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS).Tem como objetivo geral: Coletar, sistematizar, analisar e arquivar documentos relativos ao Estado e aos Conflitos Sociais no Brasil.Os seus objetivos específicos:
a) Criar e manter um banco de dados atualizado e disponível para pesquisas sobre a criação, a manutenção, as atribuições e as prerrogativas do Estado brasileiro, assim como, o manejo de seus instrumentos repressivos e as estratégias para o silenciamento das memórias sobre os conflitos sociais.
b) Criar e manter um acervo digital para analisar a produção bibliográfica e cinematográfica das manifestações urbanas e rurais que se destacaram, especialmente, nos séculos XIX e XX, no Brasil.
c) Estabelecer convênios e parcerias com instituições nacionais e internacionais, respeitando as competências e normas vigentes, para promover a permuta de documentação e produção acadêmica sobre os temas de interesse comum.

Contato: lapecs.uesb@gmail.com

Membros

José Alves Dias (UESB)

Ana Carla Vieira da Silva (UESB)

Caroline Barbosa Silva (UESB)

Carlos Nássaro Araújo da Paixão (IFBaiano)

Cleiton Dias (UESB)

Cristina Queiroz da Rocha (UESB)

Davi Tavares Kiermes (UESB)

Edson Silva (UESB)

Fagner Costa e Silva (UESB)

Gabriela Santos Mendonça (UESB)

Geisa Vieira Nascimento (UESB)

Igor Eduardo dos Santos Araújo (UESB)

Juliana de Oliveira Gonçalves (UESB)

Lindielson Silva de Jesus (UESB)

Lucia Viana dos Santos (UESB)

Mariana Sena Santos (UESB)

Rebeca Vieira Cerqueira (UESB)

Roseli Ramos de Oliveira (UESB)

Tássila dos Anjos Oliveira (UESB)

Thayse Sousa de Jesus Ferraz (UESB)

Vinicius Cayres Salles (UESB)

Produções recentes (a partir de 2018):
Artigos publicados:

DIAS, J. A.; MENENDEZ, L. L. História e memória: o protagonismo dos Ka’apor no Maranhão. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 17, p. 35-53, 2021.

DIAS, J. A.; PAIXAO, C. N. A. Enquadramentos noticiosos e narrativas episódicas: imprensa e memória nas manifestações estudantis de 1932 na
Bahia. REVISTA CORDIS- REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA SOCIAL DA CIDADE, v. 01, p. 146-176, 2018

PAIXÃO, C. N. A. DA CONSTITUIÇÃO DE 1934 AO GOLPE DO ESTADO NOVO: AUTORITARISMO E DISPUTAS POLÍTICAS EM TEMPOS DE DEMOCRACIA LIBERAL-BURGUESA. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 10, p. 166-194, 2021.

PAIXÃO, C. N. A. As estratégias de arregimentação política do interventor Juracy Magalhães e o lugar das oligarquias baianas na correlação de forças após a Revolução de 1930 (1930- 1934). REVISTA DA FACULDADE DE LETRAS. SÉRIE DE HISTÓRIA, v. 10, p. 76-104, 2020.

Capítulos de livros:

DIAS, J. A. Desafiando as baionetas caladas: as reformas educacionais e a rebeldia estudantil nas ruas de Salvador – Bahia (1965 – 1968). In: Livia Diana Rocha Magalhães; José Alves Dias. (Org.). Memória com história da educação: desafios eminentes. 01ed.Uberlândia/MG: Navegando Publicações, 2020, v. 01, p. 117-128.

DIAS, J. A.; LUZ, A. S. A memória maranhense no Poema Sujo de Ferreria Gullar. In: Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro; Luciana Canário Mendes; Ruy Hermann de Araújo Medeiros. (Org.). HISTÓRIA LOCAL: educação na determinação da cultura e sociedade. Coleção: Educação, Memória e Religião. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 2, p. 69-78.

PAIXAO, C. N. A.; DIAS, J. A. Juracy Magalhães em dois tempos: o interventor contra Vargas e o aliado hostil de Antônio Carlos Magalhães. In:
Carla Reis Longhi; Fabio Gentile. (Org.). Ditaduras e violência institucional.1ed.São Paulo: Editora da PÙC – SP, 2019, v. 01, p. 163-174.

PAIXÃO, C. N. A. A Lei 10.639/2003 no âmbito das alterações estabelecidas pela nova BNCC: apontamentos críticos. In: Adelino Ferreira;Francis Mary Soares Correia da Rosa; Guilherme José Mota Silva; Paulo Henrique Silva Costa. (Org.). Humanidades: da teoria à prática docente.1ed.Porto Alegre: Editora FI, 2021, v. 01, p. 201-227.

PAIXÃO, C. N. A.. Juracy Magalhães e os debates sobre os modelos de desenvolvimento econômico do Brasil (1945-1960). In: André Barbosa Fraga; Mayra Coan Lago; Thiago Cavaliere Mourelle. (Org.). Governo Vargas: Um Projeto de Nação. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2020, v. 01, p. 167-185.

Publicação em jornais:

DIAS, J. A. Quem são os indígenas no Brasil e por que reivindicam cotas nas universidades? Brasil Popular – Maranhão, São Luís – MA, p. 7 – 7, 26 set. 2020.

Organização de coletâneas:

MAGALHAES, L. D. R.; DIAS, J. A. Memória com história da educação: desafios eminentes. Uberlândia, 2020.

DIAS, J. A.; MAGALHAES, L. D. R. Cultura, Educação, Memória e Saberes. Uberlândia, 2020.

DIAS, J. A.; ALVES, A. E. S. Diálogos com a memória: reflexões sobre as experiências contemporâneas na América Latina. Uberlândia, 2020.

Eventos:

I Jornada de Combate ao Racismo no Ensino Superior: Estudantes Indígenas e Afrodescendentes”, realizada entre 21 e 25 de setembro de
2020 (UFMA/BRASIL e UNTREF/ARGENTINA) Promoção da Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes Iniciativa para la Erradicación del Racismo en la Educación Superior

NOTÍCIAS

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