AC-Projeto Columbia e Museu Pedagógico na escola

Catalogação, organização, informatização e viabilização tecnológica do acervo do projeto ‘Columbia”

      O projeto teve por objetivo a) rever os temas históricos que alcançam a atualidade por meio da recuperação das tramas de relações sincrônicas e diacrônicas do passado; b) revisitar a história, os documentos, os atores, o contexto da época que envolveu a organização e realização do Projeto, a partir de uma visão de longa duração; c) realizar a coleta, a catalogação e a musealização dos documentos, como um dos importantes passos para o registro, a análise e a sua compreensão teórica; d) rastrear e catalogar dados (manuscritos, relatórios, correspondências, falas e atos governamentais e de parlamentares, dissertações, teses, artigos de revistas e jornais, biografias, bibliografias, fotografias, mapas, filmes, depoimentos) que dizem respeito, direta ou indiretamente, ao projeto Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia Columbia University, aos seus personagens e ao contexto do período pretendido, para recuperar as fontes mais importantes e reveladoras das idéias que nortearam o desenvolvimento cultural, educacional (principalmente) e da saúde na Bahia e no Brasil, em torno da década de 50 do século XX.

     O objetivo central deste projeto está, pois, em analisar de que forma projetos e programas que focaram o desenvolvimento social e a educação brasileira tiveram como referência básica o Projeto Colúmbia, articulado por Anísio Teixeira em 1950, e como teriam pressionado os rumos das relações sociais no que diz respeito às condições societais baianas durante o século XX. Isto, com a edificação de um aparato estatal devotado ao controle dos fluxos culturais e dos processos educacionais, na medida em que ambos atuaram na delimitação de um quadro de valores, cujo resultado foi a invenção de um referencial identitário, calcado na consolidação de um hábito mental e de um esquema gerador de práticas.

      A partir destes objetivos, mais do que o entendimento da correlação de forças entre os grupos sociais, em âmbito local naquele estágio, a expectativa é apreender o modo como, no rastro dos impulsos modernizadores, em planos distintos, as redes sócio-humanas, no século XX, inauguram nacionalmente aquelas valorações e hegemonias com aguda penetração nos círculos de comando nacional e regional e, desde aí, decisivas ao aparecimento de institutos e órgãos comprometidos com a normatização do setor cultural, acoplando-o ao sentido de referencializar a singularidade da unidade baiana.

REVISITANDO O “PROGRAMA DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO ESTADO DA BAHIA – COLUMBIA UNIVERSITY”

      O projeto de pesquisa foi desenvolvido em duas etapas financiadas pelo PQI-CAPES e POCAD-CAPES . Trata-se de uma investigação que revistou o “Projeto Colúmbia” articulado por Anísio Teixeira, com a estreita colaboração de um número significativo de intelectuais brasileiros e intelectuais oriundos da Universidade de Columbia, entre o período correspondente ao pós-segunda guerra até à década de 60, sem desprezar, entretanto, dados significativos, anteriores e posteriores, que contribuíram para essa discussão durante o século XX. O projeto de pesquisa foi realizado pela rede de pesquisa PQI/Educação entre a UNICAMP, PUC/SP e a UESB-Museu Pedagógico (1ª etapa), na segunda etapa houve a articulação entre o Programa de Pós-graduação em Educação (UNICAMP) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PUC/SP), o Programa Multidisciplinar Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB, o Museu Pedagógico e o Mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB.

3.3 Quantitativo:

● 1 banner com a descrição do projeto (foto acima)
● 10 caixas arquivos com documentos diversos:

Caixa I:
Pasta I: Thales de Azevedo -Textos (06 doc.)

Pasta II: Transcrição das entrevistas realizadas em Rio de Contas e Vitória da Conquista (08 doc.)

Pasta III: Transcrição das entrevistas realizadas em Rio de Contas e Vitória da Conquista (06 doc. Com parte das entrevistas).

Pasta IV: Tradução do Capítulo I e II do livro Cidade e campo no Brasil de Marvin Harris.Tradutor Simon Mayo (01 doc.)

Pasta V: Coleta do Jornal à tarde – 1949 “Projeto Columbia” (02 doc.)

Pasta VI: Charles Wagley e Thales de Azevedo (04 doc.)

Pasta VII: Protocolo de retirada e entrada das Fontes Documentais do “Projeto Columbia”

Pasta VIII: MAIO, Marcos Chor. A Historia do Projeto Unesco: Estudos Raciais e Ciências Sociais no Brasil. Rio de Janeiro, 1997

Caixa II:
Pasta I: Textos/Publicações acerca do Professor Anísio Teixeira (03 doc.).

Pasta II: Anísio Teixeira (03doc.)

Pasta III: Josildeth Gomes Consorte (Textos/Entrevistas 04 doc.)

Pasta IV: Revisitando o “Programa de Pesquisas Sociais Estado da Bahia – Columbia University” (Anteprojeto de Pesquisa 03 cópias).

Pasta V: Colóquio Internacional. O Projeto UNESCO no Brasil: uma volta crítica ao campo 50anos depois. (07 doc.)

Pasta VI: Colóquio Internacional. O Projeto UNESCO no Brasil: uma volta crítica ao campo 50anos depois.

Pasta VII: Textos de Maria de Azevedo Brandão (04)

Pasta VIII: Textos Anísio Teixeira e a Igreja Católica (06 doc.)

Pasta IX: Livro

Pasta X: Textos de Marcos Chor Maio (03 doc.)

Caixa III
Pasta I: Registros escolares – Escola Barão de Macaúbas
Pasta II: Registros escolares – Escola Barão de Macaúbas (07 doc.).
Pasta III: Registros escolares – Escola Barão de Macaúbas (07 doc. Copias dos documentos dapasta II).

Pasta IV: Registros escolares – Escola Barão de Macaúbas (04 doc.).

Pasta V: Termo nº 1: Caetité outubro 1928 Escola Estadual (sexo feminino) Minas do Rio de Contas.]

Pasta VI: Material Coletado no CPDOCe
Pasta VI: Material Coletado nas Bibliotecas da UNICAMP.

Caixa IV
6 livros e 1 revista
04 CDS-ROM – PROJETO COLUMBIA

Caixa V
Pasta I – 5 livros
Pasta II – 5 livros
PastaI II – 1 livro
Pasta IV – 1 livro
Pasta V – 1 Entrevista e 1 livro
Pasta VI – 3 livros
Pasta VII – 5 livros
Pasta VIII – 4 livros

Caixa VI
14 livros

Caixa VII
8 vídeos documentários

Caixa VIII
Protagonistas do Programa de Ciências Sociais na Bahia –Projeto Columbia University
(1951-1952 ) – Publicações e documentos coletados:
Em acervos públicos: cartas, relatórios, telegramas e prestação de contas realizadas pelo prof.,Anísio Teixeira e Thales de Azevedo.
O contexto e o Programa Columbia Universyty/ Estudos de Comunidade
Publicações anos 1950-1960 (cópias)
Thales de Azevedo (8); Charles Waglay (5); Thales de Azevdo, Charles Wagley e Luis Costa
Pinto (1); Marvin Harris (2) e Tradução do Livro Town Coutry in Brazil (1); Rollie Pppino(1);
Antony Leeds(1); Harry Hutchinson (1) ; Donald Pierson (1)

Caixa IX
Coletânea de ensaios: Marvin Harris, W.H.Hutchinson e Ben Zimermann, na Chapada Diamantina, no Recôncavo e no sertão da Bahia, orientadas e publicadas sob a organização de Charles Wagley em Race e classe dans le Brésil rural(WAGLEY, 1955

Caixa X
Outras bibliografias: 9 Livros, 19 Teses, 14 Dissertações, 68 Artigos, 2 Resenhas, 69 Imagens/ilustrações/fotos e 2 vídeos.
Textos disponíveis na internet anos (16)