5 – Projeto Columbia e Museu Pedagógico na escola

REVISITANDO O “PROGRAMA DE CIÊNCIAS SOCIAIS NO ESTADO DA BAHIA – COLUMBIA UNIVERSITY”

O projeto de pesquisa foi desenvolvido em duas etapas financiadas pelo PQI-CAPES e POCAD-CAPES . Trata-se de uma investigação que revistou o “Projeto Colúmbia” articulado por Anísio Teixeira, com a estreita colaboração de um número significativo de intelectuais brasileiros e intelectuais oriundos da Universidade de Columbia, entre o período correspondente ao pós-segunda guerra até à década de 60, sem desprezar, entretanto, dados significativos, anteriores e posteriores, que contribuíram para essa discussão durante o século XX. O projeto de pesquisa foi realizado pela rede de pesquisa PQI/Educação entre a UNICAMP, PUC/SP e a UESB-Museu Pedagógico (1ª etapa), na segunda etapa houve a articulação entre o Programa de Pós-graduação em Educação (UNICAMP) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PUC/SP), o Programa Multidisciplinar Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB, o Museu Pedagógico e o Mestrado em Educação e Contemporaneidade da UNEB.

MUSEU PEDAGÓGICO NA ESCOLA

O projeto de pesquisa “Museu Pedagógico na Escola”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) visou, prioritariamente, à análise do cotidiano escolar, com o objetivo de construir um banco de dados com os problemas que ocorrem diariamente na escola, objetivando a discussão de políticas públicas que atendam às suas demandas concretas.

Pedagogia histórico-crítica e o “Museu Pedagógico na Escola”

O projeto objetivou analisar os resultados da pesquisa intitulada “o museu pedagógico na escola” que investigou as possibilidades e desafios do trabalho educativo com base na pedagogia histórico-crítica. O projeto teve início no ano de 2013, foi concluído no ano de 2016 e foi financiado pela FAPESB.

Equipe do MP na Escola

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