XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico – 06 a 08 de novembro de 2024

         Com imensa satisfação apresentamos o XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/UESB, intitulado “À beira do abismo: os caminhos da humanidade diante da ameaça de sua extinção”, que será realizado entre os dias 06 a 08 de novembro de 2024, em Vitória da Conquista/Bahia, Brasil.

        O Colóquio reúne, a cada dois anos, pesquisadores e pesquisadoras que compõem os seus grupos de trabalho, além de parceiro (as) e conveniados (as) nacionais e internacionais ao Museu Pedagógico. No mês de novembro deste ano, debateremos o tema “À beira do abismo: caminhos da humanidade diante da ameaça de sua extinção”. Reconhecendo a gravidade dos tempos em que vivemos, propomos, numa perspectiva interdisciplinar, problematizar essa questão. Para isso, buscaremos mobilizar campos de conhecimento de distintas áreas.

       A programação do Colóquio é composta por conferência, mesas temáticas e colóquios temáticos com o objetivo de garantir uma reflexão profícua das raízes sociais, históricas, econômicas e teóricas fundamentais para se compreender o “abismo” e mobilizar forças teóricas e analíticas a serviço da construção de sentidos históricos mais humano e igualitário.

Entre os dias 27 de maio a 02 de agosto de 2024 estarão abertas as inscrições para as Comunicações Científicas.

NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO:

1 – A submissão de comunicação científica será realizada por meio de um resumo ampliado. O resumo poderá ser submetido e apresentado em português ou em espanhol.

2 – A comunicação científica deve ser resultado de pesquisa concluída ou em andamento. Não serão aceitos relatos de experiência.

3 – O resumo ampliado deverá conter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo Título, Identificação dos autores, Texto, Tabelas, Figuras e Referências.

3.1 Os resumos devem ser enviados em formato de editor de textos Word 1997-2003, com as seguintes diretrizes:

Papel A4 (29,7cm x 21 cm)

Margens: superior e inferior 2,5 cm; direita e esquerda 3,0 cm

Fonte Times New Roman tamanho 12

Espaço entrelinhas de 1,5

Alinhamento justificado

As páginas não deverão ser numeradas

As notas de citações devem ser apresentadas conforme ABNT/NBR 10520

3.2 O título da comunicação científica deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os nomes dos/as autores/as serão incluídos logo abaixo do título do trabalho, alinhados à direita e acompanhados pela identificação da instituição, país de origem e pelo endereço eletrônico dos/as autores/as.

4 – O resumo ampliado deverá conter: Introdução; Metodologia; Resultados e discussões; Tabelas e Figuras (quando couber); Conclusão; Palavras-chave e Referências.

A Introdução deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma explícita, utilizando-se de revisão de literatura.

A Metodologia deve ser concisa e suficientemente explícita, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.

Os Resultados e Discussão devem conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

As Conclusões devem ser elaboradas com base nos objetivos e resultados do estudo.

As Palavras-chave serão no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) expressões relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula, colocadas na mesma linha. Devem aparecer logo após a Conclusão e dela separada por um espaço.

Nas Referências serão listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Observações importante

  1. As apresentações e discussões das Comunicações Científicas ocorrerão de modo presencial. Os casos em caráter excepcional serão avaliados pela Coordenação do evento.
  2. A quantidade máxima de autores/as permitida por resumo é de, no máximo 3 (três), sendo que cada autor(a) poderá submeter até 5 (cinco) trabalhos, sendo 01 (um) na condição de autor(a) e 04 (quatro) como co-autor/a. Os/As discentes de graduação somente poderão inscrever comunicação científica com seu/sua orientador/a;
  3. Havendo mais de um(a) autor(a), os arquivos deverão ser anexados apenas por um/a dos/as autores/as;
  4. Os textos somente serão avaliados mediante a comprovação do pagamento da taxa de inscrição por todos/as os/as autores/as;
  5. No ato de inscrição o/a autor/a deverá indicar 03 (três) Colóquios Temáticos, conforme a ordem hierárquica de sua preferência. A avaliação, a aceitação e a eliminação de comunicação científica dentro do Colóquio Temático são de responsabilidade dos/as coordenadores/as de cada colóquio;
  6. Só serão aceitos os textos que atenderem às normas estabelecidas;
  7. O/A proponente, cuja comunicação científica não for aceita, terão assegurada a sua inscrição como ouvinte. A taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma circunstância.

 

LINK DOS COLÓQUIOS TEMÁTICOS 

 

 

Entre os dias 27 de maio a 02  de Agosto de 2024 

Preencha o formulário de inscrição para as comunicações científicas e envie para o e-mail: coloquiomuseupedagogico@gmail.com.

Template para submissão de trabalho 

Taxas de inscrição:

Discente de Graduação – R$ 30,00

Discente Pós-Graduação – R$ 60,00

Professor (a) da Educação Básica – R$ 60,00

Professor (a) do Ensino Superior – R$ 120,00

Outros (as) profissionais – R$ 120,00

Inscrição como ouvinte: entre os dias 30 de julho e 6 de novembro 2024  


Dados para pagamento das inscrições: 

Banco do Brasil
Agência: 3832-6
Conta: 991.254-1
UESB

OBS: Por questões contratuais e técnicas a UESB não possui chave PIX.

Observações importantes:

*Apresentar comprovação da transferência

** Só receberá certificado mediante o pagamento da taxa de inscrição e com frequência mínima de 75% nas atividades do evento.

*** Outras informações poderão ser obtidas por meio dos contatos: telefone (77) 3421-3894 ou pelo e-mail: coloquiomuseupedagogico@gmail.com. 

COMUNICADO AOS PARTICIPANTES INTERNACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

 (Em breve)

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Contato Rápido
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia