i) Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática (área 46 – CAPES)
ii) O Programa está organizado em duas linhas de pesquisa:
Linha 1: Formação de Professores:
Preocupa-se com os processos de formação inicial, continuada e de desenvolvimento profissional de professores de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática em diferentes contextos, níveis e modalidades de ensino, desde a Educação Infantil até a formação em nível de Pós-Graduação de profissionais e pesquisadores para essas áreas de conhecimento.
Nesta linha, as pesquisas abrangem a análise de problemáticas relativas aos cursos de licenciatura, sejam vinculadas à formação inicial ou à formação em serviço, e de programas e cursos de formação permanente destinados aos professores dessas áreas; focalizam também as dimensões históricas, epistemológicas, sociais, culturais, econômicas, políticas e afetivas a influenciar o exercício e o desenvolvimento da profissão docente, incluindo as políticas públicas, a história de vida dos professores, os saberes docentes, os aspectos identitários, as condições de trabalho, entre outras questões atuais relacionadas com a formação de professores de Ciências e Matemática.
Procura-se refletir sobre a formação de professores a partir de perspectivas e experiências brasileiras, porém, sempre que possível, procurou-se em ampliar, por meio de convênios e intercâmbios com diferentes instituições, com vistas à inclusão de perspectivas e experiências diferentes – nacionais e estrangeiras – na formação de professores de Ciências e Matemática.
Linha 2 – Currículo e Processos de Ensino e Aprendizagem:
Envolve a realização de estudos que dizem respeito às concepções e práticas curriculares e aos processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas das Ciências e da Matemática, investigados em diferentes contextos, níveis e modalidades de ensino. Os principais focos de interesse para as pesquisas incluídas nesta linha são: as propostas, as práticas e as produções curriculares desenvolvidas no ensino de Ciências e Matemática nas suas variadas modalidades de ensino; os diversos fundamentos teóricos e epistemológicos ligados ao ensino e à aprendizagem de Ciências e Matemática; a influência dos fatores cognitivos, sociais, afetivos e motivacionais, entre outros, nos processos de ensino e aprendizagem dessas áreas; as diferentes estratégias didáticas utilizadas no ensino de Ciências e Matemática; as concepções, ideias e representações dos alunos quanto a diferentes conceitos das Ciências e da Matemática; os significados, concepções, conhecimentos e expectativas que alunos e professores apresentam em relação à ciência e à tecnologia e, também, em relação ao impacto dessas atividades na sociedade e no ambiente (enfoque CTSA); a análise de recursos didáticos e a proposição de materiais educativos inovadores para o ensino e a divulgação das Ciências e da Matemática, e para sua utilização nos diferentes ambientes de ensino (formal, não-formal e a distância); o uso das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC’s) no ensino de Ciências e Matemática; as concepções e práticas avaliativas adotadas no ensino de Ciências e Matemática nos diferentes níveis de escolaridade.