Campus de Jequié, 30 de março de 2025

Publicação

35 anos da produção acadêmica em ensino de Biologia no Brasil: catálogo analítico de dissertações e teses (1972 – 2006)

catalogoOrganizador: Paulo Marcelo Marini Teixeira
Editora: Edições UESB
Ano: 2012
Este livro catálogo traz referências bibliográficas, resumos, palavras-chave e outras informações correspondentes a 474 dissertações e teses relacionadas ao Ensino de Biologia, defendidas em Programas de Pós-Graduação entre 1972 e 2006.

Anais do Simpósio sobre Pesquisa e Formação de Professores

Aprendendo e ensinando ciências: práticas vivenciadas em um projeto de difusão científica

01Organizadores: Ana Cristina S. Duarte, Daisi T. Chapani e Marcos L. de Souza
Editora: Escrituras
Ano: 2013
O livro traz o relato de diversas atividades didático-pedagógicas ministradas por licenciandos em Ciências Biológicas a alunos da escola básica, entre 2011 e 2013, no Laboratório de Ensino de Biologia (UESB).

Debates em educação científica

02Organizadores: Daisi Teresinha Chapani e Joventino dos Santos Silva
Editora: Escrituras
Os temas desta obra são variados e abordados sob diferentes perspectivas teóricas, visando à formação docente. Os textos tratam de assuntos e discussões apresentados durante o projeto “Debates em Educação Científica”, vinculado ao Programa Novos Talentos – Capes, desenvolvido na UESB entre 2011 e 2013.

Diálogo multidisciplinar entre as Ciências Humanas, Experimentais e da Matemática

l11Organizadores: Lívia Diana Rocha Magalhães; Héctor Santiago Odetti; Tânia Cristina R. S. Gusmão
Editora: Alínea
Ano: 2013
A coletânea reúne estudos sobre temas educacionais diversos. Os autores são pesquisadores que compõem o Programa Binacional nos Centros Associados para Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil /Argentina (CAPES / SPU).

Educação científica e formação de professores: pesquisas e ensaios reflexivos

l9Organizadores: Bruno Ferreira dos Santos; Daisi Teresinha Chapani; Paulo Marcelo Marini Teixeira
Editora: Edições UESB
Ano: 2013
Dividido em oito capítulos, o livro traz resultados de pesquisa e ensaios teóricos sobre temáticas relevantes e atuais que associam o ensino de Ciências e Matemática e a formação de professores.

Educação Matemática na Bahia: panorama atual e perspectivas

l7Organizadores: Claudinei Camargo Sant’Ana, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana e Célia Barros Nunes
Editoras: Edições UESB e Via Literarum
Ano: 2012
O livro apresenta um panorama histórico e, ao mesmo tempo, atual do movimento de Educação Matemática na Bahia, constituindo uma reflexão coletiva sobre a construção e os avanços da área no estado.

El conocimiento químico en el aula: una tipología

l4Autores: Bruno Ferreira dos Santos e Silvia Porro
Editora: Editorial Académica Española
Ano: 2011
Este livro apresenta e discute uma tipologia do conhecimento químico, definida por intermédio de investigação empírica. Os autores consideram que a reflexão de docentes e educadores dedicados à pesquisa do ensino sobre a tipologia do conhecimento químico proposta neste livro pode ser útil para realizar mudanças que a docência em Química necessitam produzir.

Em cartaz: razão e emoção na sala de aula

l6Autora: Tânia Gusmão
Editora: Edições UESB
Ano: 2009
Ao tratar o ensino de Matemática em sala de aula numa interface entre razão e emoção, esta obra remete-nos a reflexões importantes sobre a educação integral e, por consequência, a formação e a prática docente.

Ensino de Ciências: pesquisas e pontos em discussão

l3Organizadores: Paulo Marcelo Marini Teixeira e Julio César Castilho Razera
Editora: Komedi
Ano:
2009
O livro é direcionado a pesquisadores, professores e demais interessados no ensino de Ciências. Surgiu da colaboração de autores e autoras de diferentes regiões do Brasil que abordam problemas, divulgam resultados de suas pesquisas e partilham reflexões sobre variados temas de interesse para a área.

Ensino de Ciências: pesquisas e reflexões

l2Organizador: Paulo Marcelo Marini Teixeira
Editora:
Holos
Ano:
2006
Esta obra contém diversos capítulos que apresentam e discutem aspectos relacionados ao processo de ensino do conhecimento científico, mostrando os resultados de diferentes pesquisas. O objetivo deste livro é contribuir na ampliação do debate da prática educacional e das pesquisas sobre o ensino de Ciências no Brasil.

Estágio supervisionado, formação e desenvolvimento profissional docente

l5Organizadores: Claudinei de Camargo Sant’ana, Irani Parolina Santana e Benedito Gonçalves Eugênio
Editora: Pedro & João Editores
Ano: 2012
Este livro é um registro das memórias do I Simpósio Baiano de Licenciaturas, que foi realizado na UESB. Os textos estão voltados para discussões relacionadas com a formação docente, o estágio curricular e o início da prática docente.

I Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores: Alicerçando o Futuro

atas2Organizadores: Daisi Teresinha Chapani, Julio César Castilho Razera e Paulo Marcelo Marini Teixeira.
Editora:
UESB
Ano:
2012
Caderno de Resumos do I Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores: Alicerçando o Futuro. Esse evento ocorreu em Jequié, entre 16 e 17 de julho de 2012.

Caderno de Resumos

I Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática

atas1Organizadores: Irani Parolina Santana, Wagner Rodrigues Valente e Claudinei de Camargo Sant’ana.
Editora:
UESB
Ano:
2012
Caderno de Resumos do I Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática. Esse evento ocorreu em Vitória da Conquista, entre 1 e 3 de novembro de 2012.

IX Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores: Uma década de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática

Organizadores: Bruno Ferreira dos Santos e Paulo Marcelo Marini Teixeira.
Editora:
 UESB
Ano:
2022
Caderno de Resumos do IX Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores: Uma década de Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Esse evento ocorreu em Jequié, entre 05 e 08 de abril de 2021 na modalidade virtual.

Caderno de Resumos

O desenvolvimento moral em aulas de ciências: uma abordagem sobre potencialidades e necessidades

l10Autores: Julio César Castilho Razera; Roberto Nardi
Editora: Edições UESB
Ano: 2013
Embasados em perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, os autores delineiam e exploram uma interface de contribuições recíprocas e plausíveis entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências.

Revista de Iniciação à Docência

Temas emergentes em Educação Científica

l1Organizador: Paulo Marcelo Marini Teixeira
Editora: Edições UESB
Ano: 2003
Este livro é uma coletânea de artigos dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores em Ciências (GEP-FEC), que congrega biólogos, educadores, graduandos e pós-graduandos do Departamento de Ciências Biológicas (DCB). Os temas tratam de questões como educação para a sexualidade, educação inclusiva, educação ambiental, Ciência, Tecnologia e Sociedade, educação e o problema sobre as drogas, entre outros.

Telefone

(73) 3528-9647

Endereço

UESB
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP)
Rua José Moreira Sobrinho, s/n
CEP: 45.206-190
Jequié-BA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia