
Campus de Jequié, 30 de março de 2025
(v.1, n.1, 2012) – ISSN 2317-1243
Organizadores: Ana Cristina S. Duarte, Daisi T. Chapani e Marcos L. de Souza
Editora: Escrituras
Ano: 2013
O livro traz o relato de diversas atividades didático-pedagógicas ministradas por licenciandos em Ciências Biológicas a alunos da escola básica, entre 2011 e 2013, no Laboratório de Ensino de Biologia (UESB).
Organizadores: Daisi Teresinha Chapani e Joventino dos Santos Silva
Editora: Escrituras
Os temas desta obra são variados e abordados sob diferentes perspectivas teóricas, visando à formação docente. Os textos tratam de assuntos e discussões apresentados durante o projeto “Debates em Educação Científica”, vinculado ao Programa Novos Talentos – Capes, desenvolvido na UESB entre 2011 e 2013.
Organizadores: Lívia Diana Rocha Magalhães; Héctor Santiago Odetti; Tânia Cristina R. S. Gusmão
Editora: Alínea
Ano: 2013
A coletânea reúne estudos sobre temas educacionais diversos. Os autores são pesquisadores que compõem o Programa Binacional nos Centros Associados para Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil /Argentina (CAPES / SPU).
Organizadores: Bruno Ferreira dos Santos; Daisi Teresinha Chapani; Paulo Marcelo Marini Teixeira
Editora: Edições UESB
Ano: 2013
Dividido em oito capítulos, o livro traz resultados de pesquisa e ensaios teóricos sobre temáticas relevantes e atuais que associam o ensino de Ciências e Matemática e a formação de professores.
Organizadores: Claudinei Camargo Sant’Ana, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana e Célia Barros Nunes
Editoras: Edições UESB e Via Literarum
Ano: 2012
O livro apresenta um panorama histórico e, ao mesmo tempo, atual do movimento de Educação Matemática na Bahia, constituindo uma reflexão coletiva sobre a construção e os avanços da área no estado.
Autores: Bruno Ferreira dos Santos e Silvia Porro
Editora: Editorial Académica Española
Ano: 2011
Este livro apresenta e discute uma tipologia do conhecimento químico, definida por intermédio de investigação empírica. Os autores consideram que a reflexão de docentes e educadores dedicados à pesquisa do ensino sobre a tipologia do conhecimento químico proposta neste livro pode ser útil para realizar mudanças que a docência em Química necessitam produzir.
Autora: Tânia Gusmão
Editora: Edições UESB
Ano: 2009
Ao tratar o ensino de Matemática em sala de aula numa interface entre razão e emoção, esta obra remete-nos a reflexões importantes sobre a educação integral e, por consequência, a formação e a prática docente.
Organizadores: Paulo Marcelo Marini Teixeira e Julio César Castilho Razera
Editora: Komedi
Ano: 2009
O livro é direcionado a pesquisadores, professores e demais interessados no ensino de Ciências. Surgiu da colaboração de autores e autoras de diferentes regiões do Brasil que abordam problemas, divulgam resultados de suas pesquisas e partilham reflexões sobre variados temas de interesse para a área.
Organizador: Paulo Marcelo Marini Teixeira
Editora: Holos
Ano: 2006
Esta obra contém diversos capítulos que apresentam e discutem aspectos relacionados ao processo de ensino do conhecimento científico, mostrando os resultados de diferentes pesquisas. O objetivo deste livro é contribuir na ampliação do debate da prática educacional e das pesquisas sobre o ensino de Ciências no Brasil.
Organizadores: Claudinei de Camargo Sant’ana, Irani Parolina Santana e Benedito Gonçalves Eugênio
Editora: Pedro & João Editores
Ano: 2012
Este livro é um registro das memórias do I Simpósio Baiano de Licenciaturas, que foi realizado na UESB. Os textos estão voltados para discussões relacionadas com a formação docente, o estágio curricular e o início da prática docente.
Organizadores: Irani Parolina Santana, Wagner Rodrigues Valente e Claudinei de Camargo Sant’ana.
Editora: UESB
Ano: 2012
Caderno de Resumos do I Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática. Esse evento ocorreu em Vitória da Conquista, entre 1 e 3 de novembro de 2012.
Autores: Julio César Castilho Razera; Roberto Nardi
Editora: Edições UESB
Ano: 2013
Embasados em perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, os autores delineiam e exploram uma interface de contribuições recíprocas e plausíveis entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências.
Organizador: Paulo Marcelo Marini Teixeira
Editora: Edições UESB
Ano: 2003
Este livro é uma coletânea de artigos dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores em Ciências (GEP-FEC), que congrega biólogos, educadores, graduandos e pós-graduandos do Departamento de Ciências Biológicas (DCB). Os temas tratam de questões como educação para a sexualidade, educação inclusiva, educação ambiental, Ciência, Tecnologia e Sociedade, educação e o problema sobre as drogas, entre outros.
(73) 3528-9647
UESB
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP)
Rua José Moreira Sobrinho, s/n
CEP: 45.206-190
Jequié-BA