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Campus de Jequié, 16 de julho de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular:
As atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em ECFP funcionarão em regime semestral e são constituídas de disciplinas, atividades complementares, atividades programadas de pesquisa, estágio de docência e atividades relacionadas à elaboração da Dissertação.

a) As disciplinas desenvolvem temáticas vinculadas às linhas de pesquisa definidas pelo Programa, procurando enriquecer a formação teórica e prática dos pós-graduandos, trazendo à reflexão discussões atuais pertinentes ao campo investigativo em Ensino de Ciências.

b) As atividades programadas de pesquisa envolvem grupos de pesquisa constituídos por orientadores e seus respectivos alunos. Elas são destinadas a socializar informações sobre o desenvolvimento dos projetos dentro de uma mesma linha de pesquisa, estudo de referenciais teóricos específicos, realização de seminários temáticos etc. A finalidade é que o trabalho em conjunto, realizado pelos diversos orientadores e alunos, possa contribuir para o aprimoramento dos respectivos projetos de pesquisa.

c) As atividades complementares envolvem um conjunto de atividades que deverão ser desenvolvidas pelos pós-graduandos de forma a enriquecer sua formação ao longo de sua passagem pelo programa. Elas envolvem a participação dos estudantes em comissões, colegiados, estágios de docência, projetos de pesquisa, projetos de extensão, seminários, eventos científicos da área (com ou sem apresentação de trabalho), entre outras atividades.

d) As atividades relacionadas ao estágio supervisionado devem ser realizadas por todos os pós-graduandos, visando trabalho mais específico de preparação para a docência, e, preferencialmente, ligadas ao projeto de pesquisa do discente. Elas serão orientadas por regulamento próprio. Cada orientador acompanhará seus respectivos orientandos nas atividades de estágio ao longo das 60 horas previstas na estrutura curricular para esse quesito.

e) As atividades relacionadas à dissertação de mestrado englobam as ações dos estudantes, envolvendo diretamente o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa e à consequente redação e defesa de sua dissertação de mestrado.

A cada atividade acadêmica será atribuído um determinado número de unidades de crédito previsto na estrutura curricular do curso. Cada unidade de crédito equivale a 15 horas/aula de disciplinas e seminários previstos em catálogo semestral, com duração de 15 semanas.

A pesquisa constitui o eixo nuclear das atividades do Curso de Mestrado, devendo ser iniciada desde o ingresso do aluno no Programa e realizada simultaneamente com as outras atividades curriculares que lhe servem de suporte teórico e metodológico.  Cada aluno, juntamente com seu respectivo orientador deverá definir um plano de estudos que compatibilize as diversas atividades da melhor maneira possível.

A estrutura curricular do Mestrado compreende um total de 68 créditos  (1020 horas), assim distribuídos:

a) 24 créditos em disciplinas teóricas (360 horas);

b) 04 créditos em atividades programadas de pesquisa – APPs (60 horas);

c) 04 créditos em atividades complementares (60 horas);

d) 04 créditos referentes ao estágio de docência (60 horas);

e) 32 créditos para o trabalho de dissertação (480 horas).

 

A estrutura curricular do Doutorado compreende um total de 96 créditos  (1220 horas), assim distribuídos:

a) 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas teóricas (360horas);
b) 08 (oito) créditos em atividades programadas de pesquisa (120horas);
c) 04 (quatro) créditos em atividades complementares (60horas);
d) 04 (quatro) créditos referentes ao estágio de docência (mínimo 60horas);
e) 48 (quarenta e oito créditos) créditos destinados à tese (720horas);
f) 08 (oito) créditos em participação em atividades de grupos de pesquisa (120horas).

Observação: Os créditos referentes às disciplinas e APP’s deverão ser integralizados preferencialmente no primeiro ano do curso. A totalização desses créditos deverá ocorrer necessariamente em 18 meses.

O conjunto de disciplinas que cada aluno deverá cursar envolve dois núcleos de formação:

  • Núcleo de Disciplinas Obrigatórias (16 créditos)
  • Núcleo de Disciplinas Eletivas (8 créditos)

Outras atividades obrigatórias para os alunos regularmente matriculados:

  • Exame de proficiência em língua estrangeira (inglês).
  • Exame de qualificação (no mínimo seis meses antes da previsão de defesa).

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