Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 27 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

O que é o Coleta Capes

O QUE É O SISTEMA COLETA CAPES?

O Sistema Coleta CAPES é o módulo de cadastro de informações da infraestrutura  administrativa, formativa, de pesquisa e de inserção social dos programas de pós-graduação (PPGs) do Brasil. Esse módulo está inserido na Plataforma Sucupira, o sistema CAPES de gestão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

PARA QUE SERVE O SISTEMA COLETA CAPES?

O Sistema Coleta CAPES tem como objetivo essencial criar o mais ágil, completo, confiável e seguro panorama do SNPG. Esse objetivo essencial tem três objetivos específicos:

• Avaliação: avaliar os programas de pós-graduação, com vistas a fomentar o aperfeiçoamento dos mesmos e referenciar a distribuição de bolsas e recursos;
  • Planejamento: fornecer uma sólida base quali-quantitativa do SNPG à CAPES e aos demais órgãos competentes para identificar e corrigir de assimetrias, além de planejar a expansão do SNPG ; e
  • Transparência: fortalecer a transparência das atividades desenvolvidas pelos participantes do SNPG, fornecendo informações sobre suas ações junto à sociedade.

COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO?

A CAPES está implantando a multidimensionalidade, o novo modelo de avaliação dos PPG’s, que considera a importância de cinco elementos para a avaliação: ensino e aprendizagem, impacto e relevância para a sociedade, internacionalização/inserção, inovação e transferência de conhecimento e produção de conhecimento.

Essa avaliação é realizada a cada quatro anos (Avaliação Quadrienal) e só pode ser realizada com o apoio das informações prestadas anualmente pelos PPG’s por meio do sistema Coleta CAPES.

COMO FUNCIONA O SISTEMA COLETA CAPES NA GEOGRAFIA?

1. A Secretaria requeira a atualização de projetos de pesquisa por docentes, através de formulário específico.
  2. A Secretaria de Pós-Graduação do Programa entra em contato com você por e-mailinformando o prazo para envio das produções intelectuais através dos formulários.
  3. Discentes, docentes, egressos e pós-doutorandas/os respondem aos formulários.
  4. Docentes, discentes e egressos e Pós-Doutorandos atualizam seus Currículos Lattes para importação de produções.
  5. A Secretaria cadastra, na Plataforma Sucupira, todas as informações recebidas pelos formulários, bem como as defesas realizadas no período.
  6. A Secretaria faz uma busca ativa nos Currículos Lattes de quem não respondeu os formulários e cadastra as produções enviadas.
  7. A Coordenação utiliza as informações dos formulários e de outras fontes e consultas para elaborar a proposta, um documento de caráter analítico que considera a totalidade da produção do programa, além de indicar as produções de destaque, a partir das quais a avaliação qualitativa do programa se torna possível.

BUSCA

Programa de Pós-Graduação em Geografia