O QUE É O SISTEMA COLETA CAPES?
O Sistema Coleta CAPES é o módulo de cadastro de informações da infraestrutura administrativa, formativa, de pesquisa e de inserção social dos programas de pós-graduação (PPGs) do Brasil. Esse módulo está inserido na Plataforma Sucupira, o sistema CAPES de gestão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
PARA QUE SERVE O SISTEMA COLETA CAPES?
O Sistema Coleta CAPES tem como objetivo essencial criar o mais ágil, completo, confiável e seguro panorama do SNPG. Esse objetivo essencial tem três objetivos específicos:
- Avaliação: avaliar os programas de pós-graduação, com vistas a fomentar o aperfeiçoamento dos mesmos e referenciar a distribuição de bolsas e recursos;
- Planejamento: fornecer uma sólida base quali-quantitativa do SNPG à CAPES e aos demais órgãos competentes para identificar e corrigir de assimetrias, além de planejar a expansão do SNPG ; e
- Transparência: fortalecer a transparência das atividades desenvolvidas pelos participantes do SNPG, fornecendo informações sobre suas ações junto à sociedade.
COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO?
A CAPES está implantando a multidimensionalidade, o novo modelo de avaliação dos PPG’s, que considera a importância de cinco elementos para a avaliação: ensino e aprendizagem, impacto e relevância para a sociedade, internacionalização/inserção, inovação e transferência de conhecimento e produção de conhecimento.
Essa avaliação é realizada a cada quatro anos (Avaliação Quadrienal) e só pode ser realizada com o apoio das informações prestadas anualmente pelos PPG’s por meio do sistema Coleta CAPES.
COMO FUNCIONA O SISTEMA COLETA CAPES NA GEOGRAFIA?
- A Secretaria requeira a atualização de projetos de pesquisa por docentes, através de formulário específico.
- A Secretaria de Pós-Graduação do Programa entra em contato com você por e-mailinformando o prazo para envio das produções intelectuais através dos formulários.
- Discentes, docentes, egressos e pós-doutorandas/os respondem aos formulários.
- Docentes, discentes e egressos e Pós-Doutorandos atualizam seus Currículos Lattes para importação de produções.
- A Secretaria cadastra, na Plataforma Sucupira, todas as informações recebidas pelos formulários, bem como as defesas realizadas no período.
- A Secretaria faz uma busca ativa nos Currículos Lattes de quem não respondeu os formulários e cadastra as produções enviadas.
- A Coordenação utiliza as informações dos formulários e de outras fontes e consultas para elaborar a proposta, um documento de caráter analítico que considera a totalidade da produção do programa, além de indicar as produções de destaque, a partir das quais a avaliação qualitativa do programa se torna possível.