Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 02 de dezembro de 2021

UESB Governo do Estado da Bahia

2º Curso de Verão de Biodiversidade e Conservação

logo-cvbc

 

 

Informamos que o 2º Curso de Verão de Biodiversidade e Conservação que aconteceria entre os dias 21 e 23 de novembro de 2018 foi CANCELADO por motivos de força maior.

Se houver reagendamento, o evento será transferido para o ano de 2019.

Sobre o 2º CVBC

O Curso de Verão em Biodiversidade e Conservação é um evento de extensão promovido pelos discentes do PPG em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié.

Em sua segunda edição, este evento que tem como público alvo alunos de graduação e graduados em Ciências Biológicas e áreas afins, reúne cursos teórico/práticos, palestras e mesas-redondas sobre temas atuais na área de Biodiversidade, totalizando 40h de atividades.

Nosso objetivo é permitir que os participantes aprofundem seus conhecimentos dentro das áreas de atuação do PPGGBC, bem como apresentar nossas linhas de pesquisa, projetos desenvolvidos e infraestrutura laboratorial.

Esperamos assim promover uma experiência proveitosa de formação complementar, permitindo uma maior difusão de conhecimentos e um maior contato dos graduandos e recém-graduados com a pesquisa científica desenvolvida na Universidade.

Sobre as inscrições

As inscrições são gratuitas e acontecerão entre os dias 01 de setembro a 02 de novembro de 2018, ocorrendo exclusivamente através do envio da documentação necessária para o e- mail do evento (cursodeveraoppggbc@gmail.com) até às 23:59h do dia 26 de outubro de 2018.  O título do e-mail deve ser: “inscrição 2CVBC  – minicurso n (identificar o número do minicurso escolhido – 01, 02, 03, 04 ou 05)“.

A documentação exigida para a inscrição é composta por:ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no link abaixo), carta de interesse (estilo livre, contendo no máximo 450 palavras e explicando o motivo do interesse no respectivo mini-curso e como este poderá contribuir com sua formação acadêmica), cópia digitalizada de comprovante de matricula (aceitaremos carteirinha de curso/ biblioteca), comprovante de conclusão de curso ou diploma.

Serão disponibilizadas 50 vagas, sendo 10 vagas por minicurso. O critério de seleção será a avaliação das cartas de interesse, sendo formalizada uma lista de aprovados e uma lista de suplentes. O resultado da seleção será disponibilizado no site no PPGGBC até o dia 31 de outubro de 2018. Os interessados que tiverem sua inscrição deferida receberão um e-mail da comissão organizadora para confirmação de interesse e terão até 48h para confirmar sua participação no evento, caso a comissão não obtenha resposta dentro do prazo, os suplentes serão convocados.

Programação

Nosso evento possui creditação total de 40h, das quais 24h são atribuídas às palestras e 16h são atribuídas à participação em minicursos.

Palestras e Mesas-redondas

Nossa programação de Palestras e Mesas-redondas ocorrerá entre os dia 21 e 23 de novembro e visa apresentar aos participantes a estrutura e os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores e mestrandosdo PPGGBC, bem como trabalhar com temas atuais e diversos sobre Biodiversidade, contribuindo para a formação acadêmica dos participantes (Ver programação completa no link)

Minicursos

Nossos minicursos são ministrados por discentes do PPGGBC e, em alguns casos, podem contar com a colaboração de docentes e discentes de graduação. Visando enriquecer a experiência de nossos participantes, a maioria de nossos cursos apresenta uma parte prática associada a teoria (ver conteúdo programático). Cada participante pode se inscrever em apenas um dos minicursos listados abaixo:

Minicurso 1 –  Os efeitos do crescimento populacional humano sobre a biodiversidade (10 vagas)

Modalidade: Teórico

Ministrantes: Gabriel Barreto Brito e  Matheus Galvão Brito

O propósito deste curso é associar os aspectos evolutivos e históricos da humanidade ao crescimento populacional e suas consequências para a biodiversidade. Bem como abordar as questões referentes à funcionalidade dos ecossistemas e soluções para recuperação da diversidade biológica em seus diferentes níveis.

Minicurso 2 – Taxonomia integrativa, como utilizar a genética e a morfometria geométrica na identificação de insetos (10 vagas)

Modalidade: Teórico/Prático

Ministrantes: Hannah M. M.Teixeira,  Jessica Souza Cardoso e Max Cerqueira de Oliveira – com colaboração do prof. Dr. Juvenal Cordeiro Silva Jr. e Armanda Borges Pinto

O objetivo desse minicurso é permitir que o aluno tenha contato com novas tecnologias, auxiliares à taxonomia tradicional, para identificação taxonômica em insetos. Tal como destacar a importância e aplicabilidade da taxonomia integrativa na Entomologia. 

Minicurso 3 – Biodiversidade da Carcinofauna: uma abordagem molecular para a conservação (10 vagas)

Modalidade: Teórico/Prático

Ministrantes: Lorena Souza Silva, Leticia Oliveira Barbosa, Somira Santana de Souza e Ednilson Ferreira Lemos –  com colaboração da profa. Dra. Ana Karina de Francisco

O objetivo deste minicurso é discorrer sobre a diversidade biológica de crustáceos, tendo como grupo principal os camarões, devido à sua importância econômica e ecológica, ressaltando os impactos antrópicos que colocam em risco presença destes organismos no ambiente natural. Além disso, serão discutidos princípios da Biologia Molecular e suas aplicações na conservação da biodiversidade.

Minicurso 4–Diversidade de abelhas e vespas brasileiras (10 vagas)

Modalidade: Teórico/Prático

Ministrantes:Igor Evangelista do Carmo, Leydiane da Conceição Lazarino Cláudio Cabral- com colaboração da profa. Dra. Ana Maria Waldschmidt e MSc. Samela Silva Mendes

O objetivo deste minicurso é permitir que o aluno consiga reconhecer a importância das abelhas para conservação da biodiversidade brasileira, estimulando os estudantes a desenvolverem atividades científicas que visem obter mais informações sobre estre grupo insetos e sobre as medidas necessárias para sua conservação.

Minicurso 5–Reconstruindo cariótipos ancestrais (10 vagas)

Modalidade: Teórico/Prático

Ministrantes:  Dra. JamilleAraujo Bitencourt e Rayana Tiago Dutra

Considerando que se postular um cariótipo ancestral é característica essencial para a interpretação correta dos aspectos da evolução cromossômica de um determinado grupo, o presente minicurso tem como objetivo desenvolver uma base teórica e prática para a reconstrução apropriada de estados ancestrais, fornecendo aos estudantes noções de filogenia com ênfase na utilização de marcadores moleculares e o papel dos dados cariotípicos nas reconstruções filogenéticas, assim como integrar dados cromossômicos em estudos filogenéticos com a aplicação do software Mesquite (Maddison&Maddison, 2018).

Certificação

Para ter direito a certificação o participante deverá cumprir no mínimo 75% da carga horária prevista para o evento (30h), para tal será disponibilizada uma lista de presença durante todas as atividades do Curso que deverá ser devidamente assinada. O certificado será digital e enviado diretamente ao e-mail do participante após a conclusão das atividades, dentro do prazo máximo de 30 dias.

Outras informações

Não serão disponibilizados aos participantes translado, hospedagem e alimentação.

LINKS

Cronograma  2º CVBC

Conteúdo Programático dos Minicursos

Ficha de inscrição

Cartaz do 2º CVBC

Comissão Organizadora

Coordenação: Profa. Dra. Caroline Garcia

Cláudio Cabral Ferreira

Gabriel Barreto Brito

Hannah M. M. Teixeira

Igor Evangelista do Carmo

Jessica Souza Cardoso

Leticia Oliveira Barbosa

Leydiane da Conceição Lazarino

Lorena Souza Silva

Matheus Galvão Brito

Max Cerqueira de Oliveira

Somira Santana de Souza

 

Apoio Financeiro

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

PPG em Genética, Biodiversidade e Conservação

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Endereço:

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB     
Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC)
Avenida José Moreira Sobrinho, s/n. Jequiezinho
CEP 45.208-091         Jequié – BA

E-mail: ppggbc@uesb.edu.br
Instagram: @ppggbc
Fone: (0xx73) 3528-9725

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.

OBS: Estamos atendendo apenas no modo remoto através do e-mail do programa por conta da pandemia.