Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 02 de dezembro de 2021

UESB Governo do Estado da Bahia

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC) iniciou suas atividades em 2010 com conceito 3 na CAPES com a proposta de reduzir as assimetrias regionais na formação de recursos humanos qualificados para aprimorar os conhecimentos científicos e avaliar os impactos sobre a riqueza e biodiversidade, com ênfase no nordeste brasileiro.

Desde 2014, o PPGGBC está inserido na câmara da Biodiversidade na CAPES e tem atuado no aprimoramento de profissionais em Ciências Biológicas e áreas afins, preparando-os como docentes e pesquisadores independentes, de alto nível científico, competentes, criativos e inovadores em consonância com os programas de expansão e interiorização da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Devido à amplitude das abordagens relacionadas aos estudos da biodiversidade, o PPGGBC apresenta diversas linhas de pesquisa que variam desde projetos tradicionalmente vinculados à taxonomia, zoologia, ecologia e história natural até aqueles envolvendo análises genéticas e química ambiental, permitindo aos discentes uma visão integrada das subáreas de conhecimento. Do mesmo modo, o elenco de disciplinas é variado e multidisciplinar, atendendo às necessidades para suprir a lacuna do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e os desafios para sua conservação.

OBJETIVOS

A missão do PPGGBC é qualificar recursos humanos nas diversas vertentes da Biodiversidade, promovendo o aprimoramento de profissionais em Ciências Biológicas e áreas afins, com especial atenção ao semiárido e zonas de transição do nordeste brasileiro. Como objetivo geral, o PPGGBC almeja suprir a crescente necessidade de docentes e/ou pesquisadores alto nível científico, competentes, criativos e inovadores do interior nordestino capazes de atuar nos três eixos estruturantes da Biodiversidade:

1) Descrição da biodiversidade (taxonomia, morfologia, biologia e composição genética/bioquímica de organismos);

2) Organização e evolução da biodiversidade (sistemática, ecologia de comunidades, ecologia de paisagens, interações ecológicas,  biogeografia, filogeografia, filogenia e estruturação genética);

3) Uso da biodiversidade (biologia da conservação, ciências ambientais, ecotoxicologia, bioprospecção e melhoramento de recursos genéticos locais).

Para isso, os objetivos específicos do programa estão alinhados com duas linhas de pesquisa (Biodiversidade e Conservação e Genética).

Espera-se que os egressos do PPGGBC tenham capacidade de reconhecer e formular questões significativas para investigação em genética, biodiversidade e conservação e senso crítico e habilidades técnicas para responder tais questões. Em particular, os egressos são preparados a atuar para atender às demandas e particularidades de ambientes historicamente negligenciados como caatinga e áreas de transição do nordeste brasileiro com uso de ferramentas diversificadas de análise dos diferentes níveis hierárquicos da biodiversidade, a partir da diversidade das disciplinas oferecidas, distintas frentes de pesquisa dos orientadores e troca de experiências entre o corpo docente, discente e sociedade. Os egressos também devem estar qualificados para a docência no ensino médio e superior incluindo a formação de recursos humanos, coordenação de projetos de pesquisa e extensão a fim de minimizar as lacunas do conhecimento e ameaças à conservação da biodiversidade de forma integrativa, considerando o amplo perfil das abordagens vividas durante o curso de mestrado. Desse modo, o PPGGBC busca também o progresso do conhecimento humano, com aplicações diretas ou indiretas ao desenvolvimento nacional e à melhoria de condições de vida, particularmente nas áreas de atuação da UESB.

Comprovando a competência dos egressos do PPGGBC, cerca de 60% dos mestres titulados pelo programa dão continuidade à formação acadêmica ingressando em cursos de doutorado de diversas instituições  de excelência, usualmente sendo aprovados entre os primeiros colocados. Em outros casos, após a obtenção do título, os mestres do PPGGBC  foram inseridos no mercado de trabalho atuando como professores de ensino médio e superior da rede pública e privada, órgãos ambientais e empresas privadas .

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Endereço:

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB     
Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC)
Avenida José Moreira Sobrinho, s/n. Jequiezinho
CEP 45.208-091         Jequié – BA

E-mail: ppggbc@uesb.edu.br
Instagram: @ppggbc
Fone: (0xx73) 3528-9725

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.

OBS: Estamos atendendo apenas no modo remoto através do e-mail do programa por conta da pandemia.