Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

1º Curso de Verão de Biodiversidade e Conservação

1º CVBC

Sobre o 1º CVBC

O Curso de Verão em Biodiversidade e Conservação é um evento de extensão  promovido por discentes e docentes do PPG em Genética, Biodiversidade e Conservação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié.

Em sua primeira edição este evento reúne cursos teórico/práticos com carga horária de 40h  que tem como público alvo alunos de graduação e graduados em Ciências Biológicas e áreas afins.

Nosso objetivo é permitir que os participantes aprofundem seus conhecimentos dentro das áreas de atuação do PPGGBC, bem como apresentar nossas linhas de pesquisa, projetos em andamento e infraestrutura laboratorial.

Esperamos assim promover uma experiência proveitosa de formação complementar, permitindo uma maior difusão de conhecimentos e um maior contato dos graduandos e recém-graduados com a pesquisa científica desenvolvida na Universidade.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e serão realizadas presencialmente (aceitaremos inscrições realizadas por portadores de procuração com firma reconhecida) na secretaria do PPG em Genética, Biodiversidade e Conservação nos dias 13 e 14 de novembro das 17:00 às 19:30.  O critério de seleção será a ordem de inscrição, sendo formalizada uma lista de suplentes. Uma semana antes da realização do evento a Organização entrará em contato por e-mail/telefone com os inscritos para confirmar sua presença e, se necessário, convocar os membros suplentes. A ficha de inscrição será disponibilizada apenas no momento da inscrição presencial. Os interessados devem estar munidos de documento oficial com foto em que conste RG e CPF e comprovante de matrícula (aceitaremos carteirinhas de curso) ou conclusão de curso de graduação.

Minicursos

Minicurso 1: Introdução a Citogenética Animal (06 vagas).

ministrantes: Profa. Dra. Caroline Garcia, Msc. Marcelle Amorim Carvalho e Rayana Tiago Dutra.

O objetivo desse minicurso é permitir que o aluno, além de obter o conhecimento teórico, tenha contato com as metodologias comumente empregadas na caracterização citogenética de vertebrados e invertebrados, entendendo como os cromossomos podem ser utilizados como importantes ferramentas em estudos de taxonomia e evolução.

OBS: uso obrigatório de jaleco durante as atividades laboratoriais.

Minicurso 2: Importância, diversidade e conservação dos insetos da Caatinga (10 vagas).

ministrantes: Rebeca Queiroz Panta de Jesus e Tamiles Batista dos Santos

O objetivo desde minicurso é agregar e fomentar base acerca do conhecimento sobre insetos, bem como a sua ocorrência e distribuição para o Bioma Caatinga, e assim estabelecer discussões e debates sobre preservação, conservação, utilização de alguns grupos de insetos no desenvolvimento e estabelecimentos das sociedades humanas, promovendo a valoração dos mesmos.

Minicurso 3: Conhecendo as abelhas e sua importância (10 vagas).

ministrantes: Adriele Santos Vieira, Jádilla Mendes dos Santos, Sintia Emmanuelle Andrade de Santana, Leydiane da Conceição Lazarino e Profa. Dra. Ana Maria Waldschmidt – com colaboração de Juliana Brito Santos

O objetivo deste curso é fornecer o conhecimento necessário sobre as abelhas, principalmente abelhas nativas, sua importância ecológica e para a manutenção da biodiversidade. Buscamos também contribuir com informações para  a preservação destes animais na natureza, mantendo as diferentes espécies de abelhas e consequentemente conservando áreas verdes que serão polinizadas por estas.

Minicurso 4: Introdução a softwares para análise de dados estatísticos (10 vagas).

ministrantes: Darci Santos Silva, Lais Alves Silva e Armanda Borges Pinto

O objetivo desse minicurso é apresentar um tutorial sobre a utilização dos softwares Past, BioEstat e R na análise de dados estatísticos, com ênfase na compreensão da estrutura e a forma de operar os programas, permitindo aos alunos análise e manipulação de dados, bem como a visualização de resultados.

OBS: sugere-se um conhecimento básico de estatística para participação no curso. É necessário trazer notebook para todas as atividades.

Palestras: Sala 11 – piso inferior – Módulo de aulas Manuel Sarmento.

Minicurso 1: Laboratório de Citogenética – 1º piso – Módulo de Laboratórios.

Minicurso 2: Laboratório de Mirmecologia – Biotério.

Minicurso 3: Laboratório de Biologia Molecular – 1º piso – Módulo de Laboratórios.

Minicurso 4: Laboratório de Ensino – 2º piso – CAP.

Outras informações

Não serão disponibilizados alimentação, transporte ou hospedagem para os participantes.

O material didático de cada curso será disponibilizado em formato digital através do e-mail dos inscritos após confirmação de participação.

cartaz

BUSCA

Endereço:

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC)
Avenida José Moreira Sobrinho, s/n. Jequiezinho
CEP 45.206-190         Jequié – BA

E-mail: ppggbc@uesb.edu.br
Instagram: @ppggbc
Fone: (73) 3528-9725 (whatsapp)

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.