Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

UESB Governo do Estado da Bahia

Publicação de artigo científico

Publicado em 29 de junho de 2023

*Texto disponibilizado por: Prof. Dr. Paulo Roberto Antunes de Mello Affonso / Docente da UESB e membro-coordenador do PPGGBC.

Título: Speciation in Coastal Basins Driven by Staggered Headwater Captures: Dispersal of a Species Complex, Leporinus bahiensis, as Revealed by Genome-wide SNP Data

Autores: Jorge L. Ramirez, Carolina B. Machado, Paulo Roberto Antunes de Mello Affonso, Pedro M. Galetti Jr.

“Neste artigo, publicado no periódico internacional Systematic Biology (FI: 9.1), foi avaliado o processo de especiação e o papel de eventos biogeográficos na diversificação de um peixe endêmico de bacias costeiras do nordeste do Brasil, com um nome que faz jus à sua origem – o piau Leporinus bahiensis.”

Exemplar de Leporinus bahiensis (piau) recém-coletado em rios da Bahia (à direita)

“Dados genéticos e genômicos baseados em SNPs revelaram que esse táxon constitui um grupo de até cinco espécies crípticas (geneticamente divergentes mas sem alterações morfológicas). ”

Árvore filogenética e delimitação molecular de espécies indicando as linhagens evolutivas (MOTUS)
no complexo Leporinus bahiensis a partir de dados genômicos

“Essas linhagens são endêmicas de bacias atualmente isoladas ao longo do estado da Bahia e tão diferenciadas entre si quanto em relação a outras espécies já validadas do gênero.”

Mapa do nordeste do Brasil mostrando as bacias amostradas

“Os dados genômicos e abordagem com base em modelagem revelaram que diversos eventos pretéritos de captura de cabeceiras levaram à dispersão e posterior vicariância das populações resultando em unidades evolutivas compatíveis com espécies claramente distintas que devem ser revisadas taxonomicamente;”

Cenários de capturas de cabeceiras (linhas vermelhas) em diferentes tempos geológicos responsáveis pela
diversificação reticulada e especiação em Leporinus bahiensis de bacias costeiras da Bahia

“Por fim, ressalta-se a importância de dados combinados com genômica e modelagem história para entender o processo intrincado de diversificação reticulada em peixes Neotropicais e inferir de modo preciso a biodiversidade regional.”

BUSCA

Endereço:

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC)
Avenida José Moreira Sobrinho, s/n. Jequiezinho
CEP 45.208-409         Jequié – BA

E-mail: ppggbc@uesb.edu.br
Instagram: @ppggbc
Fone: (73) 3528-9725 (whatsapp)

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.