Banco de Dissertações
2023
O USO DO SOFTWARE AUTOCAD NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA, NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): MILENA BARROS SOUZA
Orientador(es): Drª. Clênia Andrade Oliveira de Melo
Equações abordadas no ensino médio: alguns aspectos históricos e métodos algébricos, geométricos e computacionais de resolução
Autor(es): Alex Lacerda Leite
Orientador(es): Dr. Flaulles Boone Bergamaschi
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ
Autor(es): LUIZ CARLOS VIEIRA FILHO
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
Sequência Didática para Contextualização do Ensino de Função Afim por Partes: adaptação das questões dos livros didáticos
Autor(es): Mateus Souza de Oliveira
Orientador(es): Fernando Santos Silva
Os jogos digitais como recurso pedagógico: uma experiência com alunos do 6o ano do ensino fundamental
Autor(es): Adriana Gomes Teixeira
Orientador(es): Dr. Jonson Ney Dias da Silva
Produção de vídeos por alunos do 8º ano e suas contribuiçõesno ensino de conteúdos matemáticos
Autor(es): Cláudio Tenório da Silva
Orientador(es): Dr. Jonson Ney Dias da Silva
Afinal, qual a relação entre o concreto e o abstrato no processo de construção do conhecimento matemático?
Autor(es): Adilton Alves Teixeira
Orientador(es): Dr. Roque Mendes Prado Trindade
A imersão dos números nas ciências: o uso das novas tecnologias nas metodologias de ensino.
Autor(es): Jônatas Andrade Freitas
Orientador(es): Drª. Alexsandra Oliveira Andrade
Teorema de Pitágoras: algumas construções e demonstrações no geogebra
Autor(es): Ricardo Silva Moreira
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
2022
A modelagem matemática aplicada na trigonometria numa escola estadual de Cândido Sales – BA
Autor(es): Gieely Cerqueira Rodrigues Filho
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
A lógica matemática e o jogo de xadrez aplicado ao ensino fundamental II
Autor(es): Lucas Vieira Brito
Orientador(es): Roberto Hugo Melo dos Santos
Uma proposta para introdução da lógica fuzzy no ensino médio
Autor(es): Rodrigo Ribeiro Santos
Orientador(es): Flaulles Boone Bergamaschi
Análise dos instrumentos avaliativos do sistema de avaliação baiano de educação sob perspectiva da engenharia de construção de itens
Autor(es): Ícaro Borges Tavares Moreira
Orientador(es): Clênia Andrade Oliveira de Melo
Um estudo sobre a função exponencial: propostas de atividades lúdicas
Autor(es): Sebastião da Silva Lima Junior
Orientador(es): Fernando dos Santos Silva
Um estudo sobre o uso de planilhas eletrônicas no ensino de estatística nas séries finais da educação básica
Autor(es): José Brilhante de Sousa Neto
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
O uso do Kahoot como ferramenta para avaliação do ensino aprendizagem de matemática
Autor(es): Kalline Stefani Dias de Oliveira Brito
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
2021
A criptografía como estimulo à aprendizagem matemática
Autor(es): Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva
Orientador(es): Fernando dos Santos Silva
A modelagem matemática como estratégia para o ensino de geometria: uma proposta para eletiva de exatas
Autor(es): Cassislane Maria Ribeiro Silva
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
Funções polinomiais: um caminho possível para a introdução de derivadas e aplicações no Ensino Médio
Autor(es): Bianca Nogueira Silva Prado
Orientador(es): André Nagamine
2020
Imagens digitais e matrizes: uma aplicação no Ensino Médio
Autor(es): Fabíolla dos Santos Andrade
Orientador(es): Fernando dos Santos Silva
Uma proposta de intervenção metodológica por meio da integralização dos saberes matemáticos no ensino-aprendizagem da Álgebra na Educação Básica
Autor(es): Cláudia Alves Teixeira
Orientador(es): Clênia Andrade Oliveira de Melo
A análise combinatória e o jogo Mastermind na forma de aplicativo como recurso didático
Autor(es): Milton Rodrigues Dos Santos Junior
Orientador(es): Júlio César dos Reis
Geometria no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando a BNCC
Autor(es): Jocasta Ribeiro Silva Santos
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade
Uso do software Geogebra no ensino da Geometria Analítica: equação da reta e equação da circunferência
Autor(es): Edgard Bonfim Nogueira
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Sistema de Repetição Espaçada: uma estratégia para o ensino da Matemática no Ensino Médio através do Anki
Autor(es): Edwaldo Freire Cruz
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
Mosaicos e Ladrilhamentos com uso do GeoGebra
Autor(es): Jhone Lima Santos
Orientador(es): André Nagamine
Ensino dos Fundamentos Matemáticos na Educação Básica: Usando a metodologia de resolução de problemas
Autor(es): Lídia Vidal Bragança
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
Simulações matemáticas em estudos epidemiológicos: o modelo SIR com estratégias de vacinação como aplicação da modelagem matemática no ensino
Autor(es): Paula Adriana Matos Mourão
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Geometria plana: aplicações lúdicas e tecnológicas com base na aprendizagem significativa
Autor(es): Marcelo Santos Milli
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
O ensino-aprendizagem da matemática através de tecnologias da informação e comunicação para o Ensino Médio, em especial a utilização do celular como ferramenta pedagógica e o aplicativo Calculadora Gráfica Geogebra
Autor(es): Dimas Elpídio Nunes
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
Relevância da Estatística Descritiva Aplicada a técnicas de investigação de acidentes do trabalho: um estudo de caso do curso técnico de segurança do trabalho do Instituto Federal da Bahia – Campus de Vitória da Conquista
Autor(es): Alan Kardek Santos Ferreira
Orientador(es): Roberto Hugo Melo dos Santos
2019
Contextualização com situações reais e educação financeira crítica com uso de tecnologias: uma proposta de atividade para o Ensino Médio no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira
Autor(es): Marcos André Cardoso Fausto
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Fundamentos do controle estatístico de processos (cep) como criação didática associada à Andragogia para capacitação de jovens aprendizes na indústrias nucleares do Brasil – INB, em Caetité/Ba
Autor(es): LUPICINO COSTA TEIXEIRA
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
Aplicações de aritmética modular na Educação Básica a partir da resolução de problemas
Autor(es): ABIZAI CAMPOS LIMA
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
CodeClass: o uso da tecnologia como recurso metodológico no ensino da criptografia
Autor(es): ERLON ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
O ciclo trigonométrico virtual – um recurso didático pedagógico mediador do processo de ensino-aprendizagem da trigonometria na Educação Básica
Autor(es): ANTONIO MARCOS MENDES CARDOSO
Orientador(es): André Nagamine
Tópicos de geometria analítica plana com o software Geogebra sob o modelo de sala de aula invertida
Autor(es): JÚLIO MAX XAVIER DA ROCHA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Semiótica e relação de equivalência entre sistemas lineares no ensino básico
Autor(es): ROMÁRIO FREIRE SANTOS
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos
2018
Imagens conceituais e conflitos cognitivos no estudo de sistemas lineares
Autor(es): RADIVAL DA COSTA NERY JÚNIOR
Orientador(es): Márcio Antônio de Andrade Bortoloti
A investigação matemática e o estudo das funções reais: uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio
Autor(es): GUILHERMINO PEREIRA TEIXEIRA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Considerações e apresentações de construções geométricas
Autor(es): FABIO LIMA FRANCA
Orientador(es): André Nagamine
Algoritmos: uma experiência com alunos do Ensino Médio
Autor(es): LINDOMAR DE OLIVEIRA COSTA
Orientador(es): Sérgio da Silva Aguiar
Desenvolvendo animações em Python para explorar as ondas trigonométricas, usando o Raspberry Pi como tecnologia de suporte
Autor(es): FABIA VALERIA DE JESUS SILVA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade
Análise da matematização da física na concepção dos professores de física do IFBAIANO- Guanambi
Autor(es): ERIC NOVAIS SILVA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Viajando com Jules Verne (1828 – 1905): aulas investigativas em matemática com ênfase no livro vinte mil léguas submarinas
Autor(es): RITA DE CASSIA VIANA FLORES
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
A matemática no sistema eleitoral brasileiro
Autor(es): MAURÍCIO BRITO DE JESUS
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
Aplicações de derivada no Ensino Médio: uma abordagem de forma intuitiva
Autor(es): PAULO CESAR COSTA
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
Resolução de problemas no ensino de sistemas de equações lineares: um olhar sob as teorias de aprendizagem na realidade da escola contemporânea
Autor(es): LETSA FABIOLA BARBOSA ALVES
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade
2017
Investigação matemática por meio de fractais
Autor(es): ADRIANA DE CARVALHO LAURENCO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Possibilidades de uso do Geogebra para compreensão de conceitos geométricos da geometria espacial: uma experiência com alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Autor(es): EDNARDO LOPES DOS SANTOS
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Geometria descritiva, uma abordagem teórica e computacional
Autor(es): HUGO COSTA PEREIRA E SOUZA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Caixa de funções: uma proposta com material concreto e manipulável
Autor(es): SERGIANA ALVES CANGUSCU MIRANDA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
2016
Álgebra e geometria com alegria
Autor(es): JOSE IRMO DE OLIVEIRA SOUZA
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos
Dos hieróglifos ao Gr Code: códigos como ferramenta na sala de aula
Autor(es): DEIVISON PORTO DE SOUSA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
Cônicas: construções, atividades e aplicações
Autor(es): ALLAN DE SOUSA SOARES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
O uso da linguagem de programação de computadores no ensino de Matemática: alternativa metodológica para uma integração disciplinar
Autor(es): DANIEL MARTINS NUNES
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Uma proposta de aplicativo para o ensino do conceito de funções usando smartphones e tablets
Autor(es): JANDRESSON DIAS PIRES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
O desafio da linguagem matemática através das novas tecnologias
Autor(es): TATIANA VIEIRA DOS SANTOS PAIVA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade
Proposta de atividades para o desenvolvimento do raciocínio lógico utilizando o sudoku
Autor(es): LEONARDO DIAS DE NOVAES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
A utilização da história da matemática em atividades investigativas: estudo de áreas de regiões planas regulares e irregulares
Autor(es): DANIEL DE JESUS SILVA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Uma proposta de atividades para o Ensino Médio utilizando o seriado numb3rs
Autor(es): MAGNO DE SOUZA ALMEIDA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
2015
Tópicos de geometria euclidiana em applets do Geogebra
Autor(es): ANTONIO CARLOS BASTOS SOUSA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
A investigação matemática como suporte para o estudo de sequências e regularidades: uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio
Autor(es): ROSE MARY DOS SANTOS FARIAS RAMOS
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
O ciclo trigonométrico manipulável como recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem da trigonometria
Autor(es): DANIVALTON FERNANDES DE OLIVEIRA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade
Computação gráfica na educação: Blender 3d e o ensino de geometria espacial
Autor(es): ANDERSON VANTUIR NOBRE VIEIRA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade
Cônicas: uma abordagem utilizando planilhas eletrônicas
Autor(es): MARCELO DA SILVA PIRES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
Introdução à programação linear: uma proposta de ensino e aprendizagem para alunos do Ensino Médio
Autor(es): EDSON PATRICIO BARRETO DE ALMEIDA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
Lacunas conceituais sobre números e suas operações na formação de professores de matemática
Autor(es): ROGERIO STARICH SILVA
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos
O geoplano circular dinâmico e as tábuas de cordas de Ptolomeu e Copérnico como alternativa no ensino aprendizagem de conceitos trigonométricos
Autor(es): LEONARDO MARTINS DO NASCIMENTO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Modificando, ampliando e ressignificando a avaliação em matemática através da plataforma Moodle
Autor(es): ROBERTO MARQUES SILVA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Estudo das cônicas com geometria dinâmica
Autor(es): FERNANDO NERES GOMIDE
Orientador(es): André Nagamine
O ensino da trigonometria usando o software Geogebra como ferramenta de ensino–aprendizagem
Autor(es): EILSON SANTIAGO
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade
Uma leitura dos erros cometidos por estudantes na resolução de questões do Cálculo Diferencial e Integral
Autor(es): FABRICIO FIGUEREDO MONCAO
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos
A sequência de Fibonacci e o número de ouro: contexto histórico, propriedades, aplicações e propostas de atividades didáticas para alunos do primeiro ano do ensino médio
Autor(es): REGINALDO LEONCIO SILVA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
2014
Uma abordagem dos conteúdos matemáticos do Ensino Médio por meio de problemas de otimização e programação linear
Autor(es): ROSILMAR MENDES SANTIAGO
Orientador(es): Gonçalo Renildo Lima Cerqueira
Contribuições da metodologia de resolução de problemas para uma mudança de atitude na postura das alunas de um curso de Pedagogia no município de Teófilo Otoni
Autor(es): JOSE MARCOS NASCIMENTO MAGALHAES
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Jogos de estratégia: uma proposta didática para o estudo de matrizes e probabilidade
Autor(es): LUCAS FERREIRA BORGES
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade
Laboratório de ensino de matemática: conhecendo, avaliando e construindo.
Autor(es): CRISTIANE SANTOS BARRETO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Uma abordagem interdisciplinar da modelagem matemática de experimentos de Física através da utilização do software Modellus
Autor(es): IRAN BARROS LIMA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
A importância da utilização de material concreto no ensino da matemática: uma experiência no ensino de funções
Autor(es): DANIELA MACEDO DAMACENO PINHEIRO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
A resolução de problemas como meio de integrar a Matemática às disciplinas técnicas: uma experiência no Curso Técnico em Agropecuária
Autor(es): ADENISE VIEIRA DE SOUZA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Ladrilhamento no plano: uma proposta de atividade para o Ensino Médio
Autor(es): LÁZARO SOUZA SANTOS
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
Uma proposta de ensino de geometria não-euclidiana utilizando ambiente de geometria dinâmica
Autor(es): NAYRON BRITO ROCHA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
Cadeias de Markov: uma proposta de ensino e aprendizagem
Autor(es): GILBERTO PEREIRA SOARES JUNIOR
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
Jogos matemáticos: aplicando em uma turma de um curso técnico em Enfermagem
Autor(es): SERGIO BRANDAO DEFENSOR MENEZES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis
2013
Introdução à construção da série limites circulares de Escher através da análise da ilustração de Coxeter
Autor(es): AURELIO FRED MACENA DOS SANTOS
Orientador(es): Marcio Antônio de Andrade Bortoloti
Introdução à computação: uma proposta para o ensino básico
Autor(es): CINTHIA BATISTA NUNES
Orientador(es): Sérgio da Silva Aguiar
Nem complexo, nem imaginário. ressignificando o ensino de números complexos no Ensino Médio
Autor(es): ADRIANO SANTOS DA ROCHA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
O uso da planilha e correio eletrônico como recursos didáticos no ensino de matrizes, determinantes e sistemas lineares: uma experiência com alunos do Ensino Médio
Autor(es): MARCO AURELIO MEIRA FONSECA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Um estudo sobre planificação de superfícies
Autor(es): GISELE BONFIM LIMA
Orientador(es): Marcio Antônio de Andrade Bortoloti
A aula de Matemática em vídeo e as redes sociais como recursos didáticos: uma experiência com a disciplina Estatística no Ensino Médio inovador.
Autor(es): LEANDRO MACEDO DAMACENO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Analise de concepções de alunos sobre o ensino da matemática usando o Winplot em três níveis: Fundamental II, Médio e Superior
Autor(es): ANTÔNIO LUIS NEVES SOUSA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Estudo das funções afins, quadráticas e equações polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio
Autor(es): SILVIO MARCIO COSTA DE JESUS
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
A utilização de animações em Power-Point como ferramenta didático-pedagógica para o ensino da matemática
Autor(es): JORGE BONFIM NOGUEIRA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva
Modelagem matemática com programação linear: uma proposta de trabalho no ensino médio
Autor(es): KLEBER SILVA
Orientador(es): Márcio Antônio de Andrade Bortoloti