Banco de Dissertações

2020
Uma proposta de intervenção metodológica por meio da integralização dos saberes matemáticos no ensino-aprendizagem da Álgebra na Educação Básica

Autor(es): Cláudia Alves Teixeira
Orientador(es): Clênia Andrade Oliveira de Melo

A análise combinatória e o jogo Mastermind na forma de aplicativo como recurso didático

Autor(es): Milton Rodrigues Dos Santos Junior
Orientador(es): Júlio César dos Reis

Geometria no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando a BNCC

Autor(es): Jocasta Ribeiro Silva Santos
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade

Uso do software Geogebra no ensino da Geometria Analítica: equação da reta e equação da circunferência

Autor(es): Edgard Bonfim Nogueira
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Sistema de Repetição Espaçada: uma estratégia para o ensino da Matemática no Ensino Médio através do Anki

Autor(es): Edwaldo Freire Cruz
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

Mosaicos e Ladrilhamentos com uso do GeoGebra

Autor(es): Jhone Lima Santos
Orientador(es): André Nagamine

Ensino dos Fundamentos Matemáticos na Educação Básica: Usando a metodologia de resolução de problemas

Autor(es): Lídia Vidal Bragança
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

Simulações matemáticas em estudos epidemiológicos: o modelo SIR com estratégias de vacinação como aplicação da modelagem matemática no ensino

Autor(es): Paula Adriana Matos Mourão
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Geometria plana: aplicações lúdicas e tecnológicas com base na aprendizagem significativa

Autor(es): Marcelo Santos Milli
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

O ensino-aprendizagem da matemática através de tecnologias da informação e comunicação para o Ensino Médio, em especial a utilização do celular como ferramenta pedagógica e o aplicativo Calculadora Gráfica Geogebra

Autor(es): Dimas Elpídio Nunes
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

Relevância da Estatística Descritiva Aplicada a técnicas de investigação de acidentes do trabalho: um estudo de caso do curso técnico de segurança do trabalho do Instituto Federal da Bahia – Campus de Vitória da Conquista

Autor(es): Alan Kardek Santos Ferreira
Orientador(es): Roberto Hugo Melo dos Santos

2019
Contextualização com situações reais e educação financeira crítica com uso de tecnologias: uma proposta de atividade para o Ensino Médio no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira

Autor(es): Marcos André Cardoso Fausto
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Fundamentos do controle estatístico de processos (cep) como criação didática associada à Andragogia para capacitação de jovens aprendizes na indústrias nucleares do Brasil – INB, em Caetité/Ba

Autor(es): LUPICINO COSTA TEIXEIRA
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

Aplicações de aritmética modular na Educação Básica a partir da resolução de problemas

Autor(es): ABIZAI CAMPOS LIMA
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

CodeClass: o uso da tecnologia como recurso metodológico no ensino da criptografia

Autor(es): ERLON ASSUNÇÃO WANDENKOLK ALVES
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

O ciclo trigonométrico virtual – um recurso didático pedagógico mediador do processo de ensino-aprendizagem da trigonometria na Educação Básica

Autor(es): ANTONIO MARCOS MENDES CARDOSO
Orientador(es): André Nagamine

Tópicos de geometria analítica plana com o software Geogebra sob o modelo de sala de aula invertida

Autor(es): JÚLIO MAX XAVIER DA ROCHA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Semiótica e relação de equivalência entre sistemas lineares no ensino básico

Autor(es): ROMÁRIO FREIRE SANTOS
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos

2018
Imagens conceituais e conflitos cognitivos no estudo de sistemas lineares

Autor(es): RADIVAL DA COSTA NERY JÚNIOR
Orientador(es): Márcio Antônio de Andrade Bortoloti

A investigação matemática e o estudo das funções reais: uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio

Autor(es): GUILHERMINO PEREIRA TEIXEIRA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Considerações e apresentações de construções geométricas

Autor(es): FABIO LIMA FRANCA
Orientador(es): André Nagamine

Algoritmos: uma experiência com alunos do Ensino Médio

Autor(es): LINDOMAR DE OLIVEIRA COSTA
Orientador(es): Sérgio da Silva Aguiar

Desenvolvendo animações em Python para explorar as ondas trigonométricas, usando o Raspberry Pi como tecnologia de suporte

Autor(es): FABIA VALERIA DE JESUS SILVA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade

Análise da matematização da física na concepção dos professores de física do IFBAIANO- Guanambi

Autor(es): ERIC NOVAIS SILVA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Viajando com Jules Verne (1828 – 1905): aulas investigativas em matemática com ênfase no livro vinte mil léguas submarinas

Autor(es): RITA DE CASSIA VIANA FLORES
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

A matemática no sistema eleitoral brasileiro

Autor(es): MAURÍCIO BRITO DE JESUS
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

Aplicações de derivada no Ensino Médio: uma abordagem de forma intuitiva

Autor(es): PAULO CESAR COSTA
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

Resolução de problemas no ensino de sistemas de equações lineares: um olhar sob as teorias de aprendizagem na realidade da escola contemporânea

Autor(es): LETSA FABIOLA BARBOSA ALVES
Orientador(es): Alexsandra Oliveira Andrade

2017
Investigação matemática por meio de fractais

Autor(es): ADRIANA DE CARVALHO LAURENCO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Possibilidades de uso do Geogebra para compreensão de conceitos geométricos da geometria espacial: uma experiência com alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Autor(es): EDNARDO LOPES DOS SANTOS
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Geometria descritiva, uma abordagem teórica e computacional

Autor(es): HUGO COSTA PEREIRA E SOUZA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Caixa de funções: uma proposta com material concreto e manipulável

Autor(es): SERGIANA ALVES CANGUSCU MIRANDA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

2016
Álgebra e geometria com alegria

Autor(es): JOSE IRMO DE OLIVEIRA SOUZA
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos

Dos hieróglifos ao Gr Code: códigos como ferramenta na sala de aula

Autor(es): DEIVISON PORTO DE SOUSA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

Cônicas: construções, atividades e aplicações

Autor(es): ALLAN DE SOUSA SOARES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

O uso da linguagem de programação de computadores no ensino de Matemática: alternativa metodológica para uma integração disciplinar

Autor(es): DANIEL MARTINS NUNES
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Uma proposta de aplicativo para o ensino do conceito de funções usando smartphones e tablets

Autor(es): JANDRESSON DIAS PIRES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

O desafio da linguagem matemática através das novas tecnologias

Autor(es): TATIANA VIEIRA DOS SANTOS PAIVA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade

Proposta de atividades para o desenvolvimento do raciocínio lógico utilizando o sudoku

Autor(es): LEONARDO DIAS DE NOVAES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

A utilização da história da matemática em atividades investigativas: estudo de áreas de regiões planas regulares e irregulares

Autor(es): DANIEL DE JESUS SILVA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Uma proposta de atividades para o Ensino Médio utilizando o seriado numb3rs

Autor(es): MAGNO DE SOUZA ALMEIDA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

2015
Tópicos de geometria euclidiana em applets do Geogebra

Autor(es): ANTONIO CARLOS BASTOS SOUSA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

A investigação matemática como suporte para o estudo de sequências e regularidades: uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio

Autor(es): ROSE MARY DOS SANTOS FARIAS RAMOS
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

O ciclo trigonométrico manipulável como recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem da trigonometria

Autor(es): DANIVALTON FERNANDES DE OLIVEIRA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade

Computação gráfica na educação: Blender 3d e o ensino de geometria espacial

Autor(es): ANDERSON VANTUIR NOBRE VIEIRA
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade

Cônicas: uma abordagem utilizando planilhas eletrônicas

Autor(es): MARCELO DA SILVA PIRES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

Introdução à programação linear: uma proposta de ensino e aprendizagem para alunos do Ensino Médio

Autor(es): EDSON PATRICIO BARRETO DE ALMEIDA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

Lacunas conceituais sobre números e suas operações na formação de professores de matemática

Autor(es): ROGERIO STARICH SILVA
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos

O geoplano circular dinâmico e as tábuas de cordas de Ptolomeu e Copérnico como alternativa no ensino aprendizagem de conceitos trigonométricos

Autor(es): LEONARDO MARTINS DO NASCIMENTO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Modificando, ampliando e ressignificando a avaliação em matemática através da plataforma Moodle

Autor(es): ROBERTO MARQUES SILVA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Estudo das cônicas com geometria dinâmica

Autor(es): FERNANDO NERES GOMIDE
Orientador(es): André Nagamine

O ensino da trigonometria usando o software Geogebra como ferramenta de ensino–aprendizagem

Autor(es): EILSON SANTIAGO
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade

Uma leitura dos erros cometidos por estudantes na resolução de questões do Cálculo Diferencial e Integral

Autor(es): FABRICIO FIGUEREDO MONCAO
Orientador(es): Maria Aparecida Roseane Ramos

A sequência de Fibonacci e o número de ouro: contexto histórico, propriedades, aplicações e propostas de atividades didáticas para alunos do primeiro ano do ensino médio

Autor(es): REGINALDO LEONCIO SILVA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

2014
Uma abordagem dos conteúdos matemáticos do Ensino Médio por meio de problemas de otimização e programação linear

Autor(es): ROSILMAR MENDES SANTIAGO
Orientador(es): Gonçalo Renildo Lima Cerqueira

Contribuições da metodologia de resolução de problemas para uma mudança de atitude na postura das alunas de um curso de Pedagogia no município de Teófilo Otoni

Autor(es): JOSE MARCOS NASCIMENTO MAGALHAES
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Jogos de estratégia: uma proposta didática para o estudo de matrizes e probabilidade

Autor(es): LUCAS FERREIRA BORGES
Orientador(es): Roque Mendes Prado Trindade

Laboratório de ensino de matemática: conhecendo, avaliando e construindo.

Autor(es): CRISTIANE SANTOS BARRETO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Uma abordagem interdisciplinar da modelagem matemática de experimentos de Física através da utilização do software Modellus

Autor(es): IRAN BARROS LIMA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

A importância da utilização de material concreto no ensino da matemática: uma experiência no ensino de funções

Autor(es): DANIELA MACEDO DAMACENO PINHEIRO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

A resolução de problemas como meio de integrar a Matemática às disciplinas técnicas: uma experiência no Curso Técnico em Agropecuária

Autor(es): ADENISE VIEIRA DE SOUZA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Ladrilhamento no plano: uma proposta de atividade para o Ensino Médio

Autor(es): LÁZARO SOUZA SANTOS
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

Uma proposta de ensino de geometria não-euclidiana utilizando ambiente de geometria dinâmica

Autor(es): NAYRON BRITO ROCHA
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

Cadeias de Markov: uma proposta de ensino e aprendizagem

Autor(es): GILBERTO PEREIRA SOARES JUNIOR
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

Jogos matemáticos: aplicando em uma turma de um curso técnico em Enfermagem

Autor(es): SERGIO BRANDAO DEFENSOR MENEZES
Orientador(es): Júlio Cesar Dos Reis

2013
Introdução à construção da série limites circulares de Escher através da análise da ilustração de Coxeter

Autor(es): AURELIO FRED MACENA DOS SANTOS
Orientador(es): Marcio Antônio de Andrade Bortoloti

Introdução à computação: uma proposta para o ensino básico

Autor(es): CINTHIA BATISTA NUNES
Orientador(es): Sérgio da Silva Aguiar

Nem complexo, nem imaginário. ressignificando o ensino de números complexos no Ensino Médio

Autor(es): ADRIANO SANTOS DA ROCHA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

O uso da planilha e correio eletrônico como recursos didáticos no ensino de matrizes, determinantes e sistemas lineares: uma experiência com alunos do Ensino Médio

Autor(es): MARCO AURELIO MEIRA FONSECA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Um estudo sobre planificação de superfícies

Autor(es): GISELE BONFIM LIMA
Orientador(es): Marcio Antônio de Andrade Bortoloti

A aula de Matemática em vídeo e as redes sociais como recursos didáticos: uma experiência com a disciplina Estatística no Ensino Médio inovador.

Autor(es): LEANDRO MACEDO DAMACENO
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Analise de concepções de alunos sobre o ensino da matemática usando o Winplot em três níveis: Fundamental II, Médio e Superior

Autor(es): ANTÔNIO LUIS NEVES SOUSA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Estudo das funções afins, quadráticas e equações polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio

Autor(es): SILVIO MARCIO COSTA DE JESUS
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

A utilização de animações em Power-Point como ferramenta didático-pedagógica para o ensino da matemática

Autor(es): JORGE BONFIM NOGUEIRA
Orientador(es): Maria Deusa Ferreira da Silva

Modelagem matemática com programação linear: uma proposta de trabalho no ensino médio

Autor(es): KLEBER SILVA
Orientador(es): Márcio Antônio de Andrade Bortoloti

Telefone:
(77) 3424-8731
Endereço:

Estrada do Bem Querer, km 4
B. Universitário, CEP.: 45031 - 900
Campus Vitória da Conquista - BA

Copyright 2018
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional


Todo o conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do(s) responsável(áveis) pelo Programa.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Governo do Estado da Bahia