O projeto Literatura de Cordel na Aula de Matemática apresenta uma possibilidade para educandos e educadores trabalharem com a poesia popular nas escolas. Por meio desse gênero literário é possível discutir acontecimentos históricos, políticos e sociais, no contexto das aulas de matemática. Nessa direção, o trabalho com textos de cordel pode promover a discussão de saberes presentes em situações e práticas sociais, criando um ambiente de aprendizagem propício para o desenvolvimento de tarefas que estimulam a escrita e a leitura do mundo. Além disso, promove a problematização de fatos do cotidiano, por vezes distante das aulas de matemática. Esse gênero literário possibilita aos educandos a reflexão coletiva sobre problemas e histórias de vida individuais e/ou coletivas, e tem, como ponto de partida, o momento em que o educando encontra, no conhecimento escolar, suas vivências, interações sociais e experiências pessoais.
Projeto de Pesquisa-Extensão: Literatura de Cordel na Aula de Matemática está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2 por Jonson Ney Dias da Silva