Cordelistas

Hercules Gimenez

Poeta e professor na rede pública de Mato Grosso. Desse de criança, ele gostava de Arte e de Matemática. Hoje, em suas aulas, ele não consegue separar as duas áreas. Teatro, música, vídeos e poesia se envolvem com o ensino de matemática fazendo do ambiente escolar um espaço de aprendizagem inclusivo, com alegria e cheia vida, como toda escola deveria ser.

Ilan Carlos Santos de Carvalho

Natural de Guanambi no sudoeste baiano e licenciando em Matemática pela Universidade Federal do Oeste da Bahia, Contista e Cordelista que se encontrou ao unir suas duas paixões: literatura de Cordel e Matemática

Ingrid Oliveira de Sousa

Nascida em Natal/RN, criada em Poções – BA, filha de Antônia e João, é cordelista, professora e pesquisadora. Formada em Física (UESB), mestranda em Educação (UESB) e apaixonada pela poesia que é a vida.

Izaías Francisco de Moura (Matuto Izaías Moura)

Nasceu na cidade de Custódia/PE, filho do também poeta, Francisco Sebastião de Moura e Maria de Lourdes A. De Moura. Poeta cordelista, já participou de vários cordéis coletivos, tem vários cordéis escritos e um livro com o título: Sertão pru dentru e pru fora. É casado com Regina Moura, é pai de dois filhos: Emanuel e Heitor. É membro efetivo da Academia Literária do Clube da Poesia Nordestina (ALCPN). Ocupa a cadeira 7.

Jabson Costa

Nascido em Mirante, pequena cidade situada no sudoeste baiano, Jabson é poeta cordelista, professor e pesquisador. Filho de Neuza e Obede, encontra em suas raízes inspiração para escrever o que sente. É licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/campus Vitória da Conquista e mestrando em Educação Científica e Formação de Professores pela mesma instituição, agora no campus de Jequié.

Marcos Antônio da Silva (Marcos Silva)

Nasceu na cidade de Custódia/PE, em 16 de maio de 1974, filho de Odilon Caboclo da Silva e Veridiana Júlia da Silva (in memóriam). Poeta cordelista, participou de vários cordéis coletivos. Escreveu vários cordéis solo, entre eles um romance. Já tem alguns cordéis editados, casado com Luciene Maria da Silva, é pai de Yasmin Vitória da Silva. É membro efetivo da Academia Literária do Clube da Poesia Nordestina (ALCPN), ocupando a cadeira número 109.

Marco Haurélio

Nascido em Ponta da Serra, localidade rural então pertencente ao município de Riacho de Santana, hoje Igaporã, desde cedo travou contato com a cultura espontânea e com as histórias tradicionais narradas pela avó Luzia Josefina de Farias (1910-1983). Dessa experiência nasceram os livros Contos folclóricos brasileiros (2010), Contos e Fábulas do Brasil (2011) e Lá detrás daquela serra (2013). Em 2001, ingressou no curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI – Caetité, apresentando, como trabalho de conclusão de curso, uma monografia sobre os motivos populares na poética de Tom Zé. Em 2005, depois de concluído o curso, se fixou em São Paulo, ocasião em que escreveu o folheto Nordeste, terra de bravos.

PUBLICAÇÕES

Vejam nossas publicações

Copyright 2021 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Todas as informações aqui cadastradas são de inteira responsabilidade do Literatura de Cordel na Aula de Matemática
Brasão da Uesb e do Governo da Bahia