Formações

Formação Continuada no Município de Planalto – Ba

No dia 09 de fevereiro de 2022, a convite da Secretaria de Educação do Município de Planalto – Ba, foi desenvolvido a oficina, a qual possibilitou que os educadores vivenciassem o trabalho com a Literatura de Cordel no contexto do ensino de Matemática.

Formação Continuada no Município de Poções – Ba

Em 11 de março de 2022, foi desenvolvida na Semana Pedagógica do Município Poções, a oficina intitulada “Trabalhando textos na produção de Saberes na EPJAI”, onde uma das proposta eram o trabalho da Literatura de Cordel no contexto dessa modalidade. Os cursistas da oficina eram educadores de diversas áreas de conhecimento, o que proporcionou uma discussão sobre como esse gênero literário pode, no contexto do EPJAI, promover atividades interdisciplinares.

Formação Continuada na cidade de Vitória da Conquista – Ba

Entre os dias 29 de março a 08 de abril de 2022, a oficina “Trabalho textos com Educação de Jovens e Adultos” foi desenvolvida com os educadores que lecionam na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Os encontros foram organizados pelas áreas de conhecimento, o que possibilitou várias discussões sobre a proposta de trabalhar o cordel no contexto da modalidade.

Formação Continuada no Colégio Estadual Sá Nunes na cidade Vitória da Conquista – Ba

No dia 08 de abril de 2022, no Colégio Estadual Sá Nunes, foi apresentando a proposta de trabalho com a Literatura de Cordel na aula de Matemática. O momento possibilitou discussões e reflexões a respeito da inserção da literatura popular como subsídios para discutir saberes matemáticos em diversos contextos.

Semana Pedagógica da cidade de Santa Maria da Vitória – Ba

Nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2023, na cidade de Santa Maria da Vitória, foi realizando a Semana Pedagógica. Na oficina intitulada Educação Matemática: lendo e escrevendo o mundo foi apresentando a proposta de trabalho com a Literatura de Cordel na aula de Matemática. Na oportunidade, os educadores vivenciaram e discutiram sobre a inserção dessa proposta como possibilidades de trabalhar saberes matemáticos no contexto de sala de aula.

Semana Pedagógica da Escola Municipal Padre Isidoro – Distrito de Estiva

No dia 10 de fevereiro de 2023, na distrito de Estiva em Vitória da Conquista, foi realizando a palestra Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, na Semana Pedagógica da Escola Municipal Padre Isidoro. Nesse momento de encontro, foi possível, apresentar para os educadores, os estudos desenvolvidos no projeto Sertão: Do cordel ao São João desenvolvido na escola no ano de 2022 e que deu subsídios para a realização do projeto Literatura de Cordel na sala de aula de Matemática.

Aulas nas turmas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMG

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, foram desenvolvidas duas aulas nas turmas do curso de Licenciatura em Pedagogia, que discutir a Educação Matemática e a Literatura de Cordel. Essa proposta possibilitou discutir na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática II, a perspectiva de Ensino com Literatura e como pode trabalha interdisciplinamente.

PUBLICAÇÕES

Vejam nossas publicações

Copyright 2021 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP