Apresentação
A Uesb, ao longo dos anos, tem buscado empreender esforços para consolidar uma infraestrutura multiusuária com expressiva relevância e acessibilidade, contribuindo, dessa forma, para o avanço científico e tecnológico do país. Atualmente, a Universidade disponibiliza aos docentes e pesquisadores do país, e do exterior, independentemente da Instituição a que estejam vinculados, o acesso à sua infraestrutura, possibilitando a realização de análises, ensaios e uso dos equipamentos. Esta utilização é feita sob o preceito de corresponsabilidade, onde o usuário colabora com o custeio operacional e valores que dependem do tipo de atividade finalística desenvolvida.
Todos os Laboratórios Multiusuários da Uesb estão devidamente cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE)e também podem ser acessados a partir de lá https://pnipe.mctic.gov.br/.
A Resolução do Conselho Universitário 03/2019 da Uesb, dispõe sobre o acesso à Estrutura de Laboratórios Multiusuários, apresentando os regulamentos para funcionamento dos Laboratórios, bem como critérios para a utilização dos equipamentos pela comunidade acadêmica interna e externa da Universidade.
Agenda e Custos das Análises
O agendamento de análises nos equipamentos multiusuários da Uesb deverá ser feito via solicitação por e-mail dos Coordenadores de cada Laboratório e/ou Equipamento multiusuário (ver contatos na aba infraestrutura).A agenda para o mês seguinte será aberta no primeiro dia do mês corrente e permanecerá aberta até o preenchimento dos horários disponíveis. O cancelamento de uma análise deve ser feito com antecedência mínima de 24 horas.
Os usuários devem preencher o formulário de solicitação de serviço e enviá-lo junto com a solicitação de agendamento. É importante ressaltar que o serviço não será realizado caso o formulário não seja preenchido adequadamente.
As análises realizadas terão custo e os recursos arrecadados serão utilizados para assegurar as condições operacionais dos equipamentos multiusuários existentes. A cobrança poderá ser feita de forma direta ou indiretamente, via doação de insumos e material. O contato para orçamento e formas de pagamento deve ser feito diretamente com os setores que realizam as análises, sendo os valores também informados por lá.
Informações Gerais
A preparação e acondicionamento das amostras é de responsabilidade do usuário, bem como a correta identificação de armazenamento e uso das mesmas. Amostras que não estiverem de acordo com os protocolos adequados de preparação não serão analisadas. Os resultados obtidos são referentes às análises nas condições informadas pelo solicitante, que é o responsável pela descrição da metodologia a ser usada, preparação prévia e acondicionamento prévio das amostras.
Pede-se que nas produções geradas a partir da estrutura multiusuária da Uesb constem agradecimentos ao laboratório utilizado pelas análises realizadas, conforme o caso, e sejam enviadas as referências de suas produções científicas utilizando as instalações do espaço, para que sejam armazenadas em nosso banco de dados.
Comitê Gestor
O Comitê Gestor Institucional dos Laboratórios Multiusuários, também regulamentado pela Resolução Consu 03/2019, tem por finalidade regulamentar a utilização dos equipamentos em sistema multiusuário, conforme os regulamentos de uso vigente.
Cabe ao Comitê:
– zelar pelo patrimônio e organização dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa da Uesb e implementar diretrizes definidas pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Consepe visando a garantia do uso compartilhado dos equipamentos e instalações;
– contribuir para o planejamento e atualização do parque instrumental da Uesb, bem como sugerir a introdução de novas técnicas, sugerindo inclusive a aquisição de novos equipamentos por meio de projetos institucionais submetidos aos órgãos financiadores de pesquisa ou outros doadores eventuais;
– sugerir a política de manutenção e conservação dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa da Uesb dentro dos limites dos recursos orçamentários institucionais, bem como sugerir à Administração Central da Universidade a solicitação de recursos via editais de agências financiadoras ou de outras fontes a seu critério.
– aprovar as tabelas de ressarcimento de custos propostas pelas coordenações dos Laboratórios Multiusuários de Pesquisa da Uesb, que deverão diferenciar os usuários em categorias, de acordo com sua origem institucional.
Atualmente, o Comitê Gestor dos Laboratórios Multiusuários da UESB é composto pelos seguintes membros:
Prof. DSc. Robério Rodrigues Silva – Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Representante da PPG.
Profª DSc. Maria Aparecida Castellani – Representante do Campus de Vitória da Conquista
Prof. DSc. Sérgio Donha Yarid – Representante do Campus de Jequié
Profª DSc. Alexilda Oliveira de Souza – Representante do Campus de Itapetinga