Sobre o projeto
O projeto consiste na pesquisa de equações diferenciais parciais parabólicas superlineares, visando obtenção de novos resultados para publicação em periódicos qualificados.
Os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da Especialização em Matemática fortalecem a produção científica, aprofundam a formação matemática e incentivam o estudo de problemas teóricos e o desenvolvimento de novas perspectivas em Matemática pura e aplicada.
Nenhum projeto corresponde aos filtros informados.
O projeto consiste na pesquisa de equações diferenciais parciais parabólicas superlineares, visando obtenção de novos resultados para publicação em periódicos qualificados.
Pesquisar e obter resultados matemáticos na interface entre a Geometria Diferencial e a Análise Matemática.
Este projeto investiga a conexão entre os grupos de tranças (e suas generalizações) e os grupos cristalográficos. Analisa a estrutura algébrica de quocientes desses grupos, com foco na caracterização de elementos de ordem finita, nas classes de conjugação e na realização de subgrupos notáveis, como os grupos virtualmente
cíclicos e os grupos de Bieberbach. O objetivo é generalizar esses resultados para diversas variantes dos grupos de tranças. A pesquisa emprega técnicas algébricas e topológicas recentes, com o objetivo de aprofundar o entendimento da interação entre Álgebra e Topologia Algébrica.
O presente projeto se propõe a produzir novos resultados na matemática fuzzy por meio do uso do conceito de ideais. Tal conceito é de extrema relevância pois permitiu que a matemática clássica pudesse evoluir de maneira significativa no campo da álgebra abstrata. Neste projeto uma nova pergunta motiva a pesquisa: pode existir uma
versão do teorema fundamental da álgebra para a matemática fuzzy? Temos indícios que sim, isso pode ser possível e por isso estamos propondo esse projeto.
Recentemente foi proposto um método proximal adaptativo para problemas de otimização não suave e não convexa em variedades de Hadamard, denominado Adap-GR-PPM. O método apresenta convergência global, resultados de complexidade iterativa e não requer conhecimento prévio da constante de Lipschitz da parte diferenciável do problema. pesar dessas características, ainda existem diversas questões em aberto relacionadas à aceleração do algoritmo, à incorporação de informações de segunda ordem e à resolução inexata dos subproblemas proximais. O presente projeto tem como objetivo desenvolver novas variantes do método Adap-GR-PPM incorporando estratégias inerciais, técnicas quasi-Newton e mecanismos de resolução inexata dos subproblemas. Pretende-se estabelecer resultados teóricos de convergência global, análise de complexidade e convergência local superlinear, bem como avaliar o desempenho computacional dos métodos propostos em aplicações de otimização sobre variedades Riemannianas.
Neste projeto de pesquisa são abordados aspectos teóricos do problema de corte de estoque unidimensional e também aspectos práticos, buscando relacionar tais aspectos om aplicações voltadas para diversos setores com destaque para a indústria de corte. Neste período letivo em especial serão testados novos algoritmos de otimização para o problema.
Obter novas taxas para o decaimento de $C_0$-semigrupos em espaços de Banach e possíveis aplicações em Equações Diferenciais Parciais.
A compreensão do comportamento de vigas, lâminas e outras estruturas é um problema fundamental da Engenharia, de modo que a utilização de modelos matemáticos para desempenhar a análise de tais objetos é de extrema importância. O trabalho pioneiro de Timoshenko no século XX permitiu diversos avanços na área, porém, recentemente um novo modelo desenvolvido por Elishakoff abre um leque de possibilidades para o estudo de existência de solução e comportamento de soluções de vigas. Dentro dessa perspectiva, este projeto tem como objetivo utilizar o modelo de vigas de Timoshenko truncado para estudar sistemas com amortecimento friccional, do tipo Kelvin-Voigt e intermediário.
Telefone:
E-mail:
ppgmat@uesb.edu.br
Endereço:
UESB - Vitória da Conquista
Estrada do Bem Querer, km 4 - B. Universitário
CEP.: 45031 - 900 - Vitória da Conquista - BA