Notícias

Uesb implementa Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional.

detalhe

Buscando promover o fortalecimento da gestão universitária, a Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional (APDA) foi criada no final do ano de 2023. Baseada em três pilares, a gestão universitária se firma no planejamento estratégico, desenvolvimento organizacional e na avaliação de políticas educacionais.

A nova assessoria objetiva o fortalecimento da atuação da Uesb para a comunidade interna e externa. “Estamos hoje já atuando em algumas frentes de trabalho, como a coordenação do processo de Recredenciamento da Uesb junto ao Conselho Estadual de Educação; na implementação da Coleta Uesb, procedimento anual de coleta de dados e informações acadêmicas e administrativas da Universidade; no anuário estatístico Uesb; além da construção do Seminário de Avaliação Institucional, que pretendemos realizar no segundo semestre”, destaca Elinaldo Leal, Assessor da ADPA.

Como parte integrante da administração central, a ADPA fica responsável pela coordenação e monitoramento dos planos estratégicos, além de planos temáticos e setoriais da Uesb. Sendo assim, auxilia em iniciativas como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); Plano de Garantia de Acessibilidade; Plano de Infraestrutura; além de atuar no Plano de Ação da Gestão da Uesb e dos Departamentos, em uma estrutura de diálogo permanente com as Pró-Reitorias, Assessorias e Departamentos.

Já no âmbito desenvolvimento, a contribuição ocorre no acompanhamento do desenvolvimento organizacional da Universidade, responsável pela estruturação de novas unidades acadêmicas e administrativas que são criadas ou extintas ao logo do tempo e na avaliação do impacto das ações da Uesb no desenvolvimento regional.

Além disso, por meio de avaliação, a Assessoria impacta o processo de monitoramento da implementação das políticas acadêmicas como o ensino, pesquisa, extensão, assistência e permanência estudantil, bem como as administrativas, analisando os resultados dessas políticas na esfera local, regional e nacional. É por meio desse trabalho que há a avaliação do êxito em objetivos, metas e compromissos alcançados e quais são os aspectos de melhoria da Instituição.

Acesse Também

detalhe
Copyright 2021 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP