Após 10 anos da Política Nacional de Educação Especial e findando o prazo do Plano Nacional de Educação – Meta 4: “ Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”, coexistem dois desafios para os sistemas de ensino e para a sociedade brasileira no que se refere à inclusão escolar: 1) fazer com que os direitos ultrapassem o meramente instituído legalmente; 2) construir respostas educacionais que atendam às necessidades dos alunos (Pietro, 2006), especialmente o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE).
Para tanto se faz necessário, entre outras iniciativas, revisar antigas concepções, teorias e paradigmas educacionais na busca de novas práticas pedagógicas, que garantam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, cultural e social dos referidos discentes. Entende-se que avanços na área de Educação Especial demandam decisão política, experiência, conhecimento e formação. Neste sentido, o I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA DO SUDOESE DA BAHIA (I CEESB) objetiva construir um espaço formativo, dialógico e crítico, favorável à reflexão, troca de experiências e aprendizado sobre Políticas, Pesquisa e Práticas Inovadoras em Inclusão Escolar.
O I CEESB é uma ação extensionista interinstitucional, vinculada ao Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), projeto de extensão contínuo da UESB e ao Programa de Formação Pedagógica do Instituto Multidisciplinar em Saúde, da UFBA, em parceria com a Coordenação de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, do IFBA, várias entidades e organizações da sociedade civil. A iniciativa agrega docentes, grupos de pesquisa, técnicos administrativos, estudantes, pessoas com deficiência, seus familiares e profissionais de diversas instituições da Região Sudoeste da Bahia que vivenciam e trabalham com temáticas relacionadas à deficiência e ao processo de escolarização do PAEE.
Os interessados poderão se inscrever, submeter trabalhos e conferir todos os detalhes aqui, no site do CEESBA . O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.
I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA DO SUDOESTE DA BAHIA
Data: 05/12/2024 à 07/12/2024
Local: Universidade Federal da Bahia – UFBA – Vitória da Conquista – Bahia – Brasil
Inscrição online no site: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Vitória da Conquista – Bahia – Brasil
Credenciamento: O I CEESB, realizado por Universidades Públicas, é um evento gratuito. Solicitamos apenas que, no ato do Credenciamento, cada inscrito faça a doação de 2kg de alimentos ou 2kg de ração para cães/ gatos, a serem entregues para o Mercado Solidário do IMS/UFBA e para os grupos de apoio aos Pets da UESB e UFBA.
Copyright 2021 © - Desenvolvido pela ASCOM / CHP
Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB | Itapetinga • Jequié • Vitória da Conquista
O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do(s) responsável(áveis) pelo evento.