I Congresso de Educação Especial na Perspsectiva Inclusiva do Sudoeste da Bahia

Rodas de Conversa

Coordenação:  Sra. Vitória Aparecida Sales de Araújo – Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista

Resumo

Mulheres e homens, na condição de pessoa com deficiência (síndrome Down, transtorno do espectro autista; cegas, surdas, ostomizadas, com paralisia cerebral e usuários de cadeira de rodas) e alguns de seus familiares, compartilharão suas experiências de convívio e/ou trabalho e ou aprendizado no contexto social e escolar, explicitando os diversos tipos de barreiras encontradas e sugerindo estratégias para sua superação e apoios necessários.

Coordenação:  Prof.ª  Janaina Valéria Alves de Brito

Resumo

Representantes oficiais de Instituições Públicas do Ensino Superior e da Educação Básica de municípios da região Sudoeste da Bahia apresentarão as principais diretrizes de suas políticas na área de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e compartilharão experiências de gestão exitosas e seus desafios.

Coordenação:  Consultora Geisa de Fátima Oliveira Barros

Resumo

Entidades representativas de pessoas com deficiência, que reivindicam a garantia efetiva dos seus direitos e organizações não governamentais que trabalham no apoio e na promoção do desenvolvimento integral (psicossocial, emocional, cultural e educacional, etc.)  de sujeitos que compõem esse segmento, trocarão suas experiências sobre as lutas, conquistas e desafios enfrentados no campo das políticas, das práticas sociais e pedagógicas em contextos escolar e social.

Coordenação: Prof.ª Dra. Carmem Virginia

Resumo:

Profissionais da Psicologia promoverão uma discussão sobre o papel da educação, dos professores, e da psicologia escolar frente aos estudantes, com e sem deficiência, em situação de grave sofrimento psíquico, seja ou não devido a transtornos mentais consolidados.

Coordenação: Prof.ª Edvanda Trindade Damaceno

Resumo:

Profissionais da Educação Especial que trabalham em Salas de Recursos Multifuncionais de escolas regulares da educação básica e em Núcleos de Acessibilidade do Ensino Superior compartilharão experiências, discutindo concepção de Atendimento Educacional Especializado, redes de serviço em educação especial, estratégias pedagógicas e resultados alcançados junto ao público alvo da Educação Especial.

Realização:

Organizadores: