I Congresso de Educação Especial na Perspsectiva Inclusiva do Sudoeste da Bahia

Oficinas Pedagógicas

Condução:

Prof.ª Mestranda Patrícia Ribeiro Oliveira – ACIDE

Prof.ª Silvaneide Nogueira Barreto – ACIDE

Resumo:

Pretende-se com essa oficina discutir sobre modos de exploração da leitura e escrita no processo de alfabetização pelo Sistema Braille, bem como  dialogar sobre quem é a pessoa com deficiência visual e sua  interação nos espaços com autonomia e segurança, a partir da Orientação e Mobilidade.

Condução:

Prof.ª Carla Ghirello-Pires – Mestre em Psicologia  e  Doutora em Linguística

Resumo:

Em síntese o curso irá abordar como as funções mentais superiores, propriamente humanas, se originam e se estruturam a partir de uma concepção histórico-cultural, opondo-se à uma visão puramente orgânica e natural, enfatizando o papel da Linguagem como mediador psicológico. Iremos discutir como a Linguagem se estrutura e a partir de seu funcionamento novos órgãos funcionais serão formados possibilitando a pessoa com deficiência novas possibilidades de atuação na sociedade a partir de instrumentos mediadores.

Condução:

Prof.ª Giulia Castellani Boaretto –  Neuropsicopedagoga e Doutoranda em Linguística

Rosenaide Moitinho dos Santos  – Terapeuta Ocupacional

Resumo:

O presente minicurso se propõe a apresentar e refletir sobre estratégias em prol do processo inclusivo de educandos com Transtorno do Espectro do Autismo e com síndrome de Down. Tem-se como ponto de partida a compreensão de que o meio em que o educando com deficiência se encontra é o que determinará seus limites e não a condição apresentada. Sendo assim, considera-se que estratégias pedagógicas que levem em consideração as individualidades e necessidades sensoriais, cognitivas e comunicativas são essenciais para a garantia de direitos e promoção de aprendizagens significativas. Tendo em vista o pressuposto apresentado, serão discutidas pesquisas que possuem práticas baseadas em evidências (PBEs) e estratégias que facilitam o processo de ensino e aprendizagem no contexto da sala de aula. As estratégias perpassam desde acomodações sensoriais até adaptações curriculares.

 

Condução:

Prof.ª Dra. Roberta D’ Angela Menduni-Bortoloti

Prof. Bruno Barros dos Passos

Resumo:

 O objetivo deste Minicurso é divulgar um plano de aula, elaborado colaborativamente, para trabalhar o sistema monetário, especificamente as operações de adição e subtração com estudantes típicos ou com discalculia. Tomamos como referência analítica e metodológica o Lesson Study em matemática, que busca desenvolver um processo formativo com os docentes. A  Metodologia do minicurso  será apresentação da origem desse plano de aula e do contexto em que foi gerado;  as atividades elaboradas bem como o fazer dessas atividades para então, discutirmos e refletirmos sobre conhecimentos matemáticos que estamos trabalhando.

 

Condução:

Prof.ª  Nayra Marinho – Especialista em Libras e educação de Surdos e Mestra em Linguística
Prof.ª Esp. Jaqueline França –  Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Tradução, Interpretação e Docência em Libras
Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida

 

Resumo:

Esta oficina versa sobre o ensino de Libras como L1, voltado para surdos, bem como o ensino de língua portuguesa como L2, o qual exige caminhos metodológicos distintos dos que são usados para as pessoas ouvintes, visto que, para o surdo, o português é uma segunda língua. Desse modo, discutiremos acerca de algumas estratégias,  a relevância de atividades epilinguísticas  presentes nos dois processos. Do igual modo, trará reflexões a respeito da pessoa surdocega e das formas de comunicação possíveis ao desenvolvimento de práticas acessíveis, problematizando as barreiras sociais enfrentadas por este público.

Condução: 

Prof.ª Me. Luciana Xavier Bastos Lacerda

Prof.ª . Me. e Doutoranda Maíra Souza Machado

Prof.ª Me. e Doutoranda Paula Varlanes Brito Morais

Graduanda em Pedagogia Ana Clara Meira de Castro

Resumo: O minicurso intitulado “Acessibilidade Metodológica para estudantes da Educação Especial” pretende proporcionar uma compreensão das estratégias pedagógicas inclusivas no processo de ensino e aprendizagem. Por meio de uma abordagem teórica e prática, os participantes explorarão recursos que potencializam o aprendizado e a participação de todos na promoção de um ambiente educacional equitativo. Ademais, serão discutidas as legislações pertinentes e as diretrizes que orientam a construção de um currículo acessível, favorecendo a autonomia e o desenvolvimento integral dos estudantes.

 

Condução:

Prof.ª Jhenifer Vieira da Silva – Mestrando em Linguística

Prof.ª Maristela Amaral Ribeiro

Resumo:

O presente minicurso tem como objetivo discutir questões relacionadas aos estereótipicos e anticapacitismo nas práticas escolares, contribuindo com o debate da educação especial na perspectiva inclusiva, com ênfase na formação dos profissionais da educação, visando à mobilização e promoção à educação inclusiva, integrando pessoas com deficiências no processo educativo. Além disso, busca trazer reflexões e questionamentos acerca do rompimento das ideias baseadas em padrões de normalidade.

Condução:

Prof. Dr. Fabrício Sousa

Prof.ª Gilbéria Soares Martins

Resumo: O minicurso visa apresentar metodologias de ensino acessíveis e estratégias pedagógicas inclusivas, pensando no ensino e processo de aprendizagem da pessoa com deficiência visual, especificamente com baixa visão. Objetiva, também, apresentar relatos de experiência de professores do ensino superior que ministraram aulas para alunos com baixa visão, visando a exposição dos principais pontos a serem considerados no planejamento didático-pedagógico de aulas para alunos com limitações visuais.

 

Condução:

Prof.ª  Dra. Sônia Maria Rodrigues Siomione

Resumo:

Gestão escolar, identidade e diferença na escola. Estratégias pedagógicas para atender diferentes perfis de estudantes. Planejamento e organização da escola inclusiva. elaboração de projetos inclusivos. Apoiar o ensino colaborativo. Organização do espaço físico, serviços e recursos de acessibilidade




Realização:

Copyright 2021 © - Desenvolvido pela ASCOM / CHP
Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB | Itapetinga • Jequié • Vitória da Conquista
O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do(s) responsável(áveis) pelo evento.

Brasão da UESB e do Governo da Bahia