Coordenação : Valdívia Araújo ( UESB).
Ementa: o objetivo deste grupo de trabalho é constituir um espaço de interlocução entre estudantes (ensino médio, ensino superior, pós -graduação); professores (ensino médio e superior); especialistas e pesquisadores do campo das Ciências Sociais para apresentar ou dialogar sobre suas experiências, perspectivas ou ambivalência na formação das juventudes nos espaços escolares ou não escolar ,sob a competência do Ensino de Sociologia.
( Educação formal, PIBID, PET, Estágio curricular; Oficinas educativas; movimentos sociais) .
Sala:14 módulo 1
Coordenação: José Valdir Santana (UESB)
Ementa: No cenário das discussões sobre diversidade étnico-racial, em janeiro de 2003 o Movimento
Negro Brasileiro materializa mais uma conquista, a promulgação da Lei nº 10.639/03, que torna
obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições escolares, públicas e
privadas, de ensino fundamental e médio. Posteriormente, é alterada pela Lei 11.645/08, que
inclui também a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena. Observa-se, portanto,
a necessidade de pautar os 20 anos da Lei 10.639, e como tem sido inserido o debate das relações
étnico-raciais. À vista disso, este GT tem como objetivo promover, a partir de diversos materiais
como ensaios, pesquisas teóricas e de campo, e relatos de experiência, a discussão sobre as Leis
10.639 e 11.645, suas reverberações, pensar as relações étnico-raciais a partir do campo
educacional, e também fomentar reflexões que se referem às questões pertinentes à população
afro-brasileira e indígena.
LOCAL: Sala 2 Módulo V – Ariel da Mata
Coordenação: Dener Santos Silveira (UESB) e José Ricardo Marques dos Santos (UESB)
Ementa: O presente Grupo de Trabalho visa receber trabalhos que contemplem intervenções culturais
negras, trajetórias, memórias, experiências e vivências no campo da cultura afro-brasileira e
africana. A produção intelectual na perspectiva da Diáspora Africana aliada à luta e combate ao
racismo, em especial pela juventude negra, ganhou protagonismo na última década e acompanhar esse campo de trabalho é fundamental para compreender a dinâmica de ação e resistência do Movimento Negro contemporâneo. Esperamos nesse GT trabalhos sobre
expressões musicais afro-brasileiras, incluindo Hip-Hop e os sobejos discursos do rap no século
XXI, produções que abordem a perspectiva da Literatura Negra e periférica, vivências e
experiências culturais em territórios quilombola, expressões de ancestralidade e religiosidade
vernaculares africanas. Trabalhos que contemplem a representação dos afro-brasileiros nas
produções audiovisuais nacionais e internacionais.
Coordenação: Nilma Crusoé (UESB)
Ementa: Práticas pedagógicas interdisciplinares na educação básica tem como objetivo discutir
possibilidades de praticar a interdisciplinaridade. na educação básica, tendo em vista que a
demanda por uma prática dessa natureza se faz presente nas diretrizes que tratam da formação
de professores bem como na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
LOCAL: Sala 02 Módulo 1
Coordenação: Cláudio Carvalho (UESB)
Ementa: O GT tem o objetivo de propiciar a troca de experiências e fomentar a discussão dos resultados
de investigações concluídas e em desenvolvimento sobre desenvolvimento regional e
transformações sócio espaciais, com o intuito de debater e refletir sobre processos que exercem
influência direta e indireta nas dinâmicas econômica, social e cultural dos espaços urbanos. É
necessária a reflexão sobre os conteúdos sociais do espaço urbano no movimento do processo
atual de acumulação capitalista. Esses precisam ser analisados e compreendidos a partir da
perspectiva sociológica apontando o papel da produção do urbano na atualidade que se revela,
ao mesmo tempo, enquanto estratégia da reprodução do capital em momentos de crise e,
dialeticamente, como forma de resistência e sobrevivência dos grupos sociais mais
pauperizados.
LOCAL: Sala 3 Módulo V – Ariel da Mata
Coordenação: José Miranda Oliveira Júnior (UESB)
Ementa: Juventudes, gênero e sexualidade na contemporaneidade em Pedagogias da Sexualidade, Guacira Lopes Louro nos atenta para o fato de que “a inscrição dos gêneros – feminino ou masculino – nos corpos é feita, sempre, no contexto de uma determinada cultura e, portanto, com as marcas dessa cultura”. A partir dessa premissa, podemos refletir acerca das questões que circundam as concepções de gênero e sexualidade que, somadas à prerrogativa das demandas das juventudes, reivindicam liberdade para as mais diversas maneiras de expressões de suas identidades. Esse GT visa promover diálogos sobre essas temáticas e os trabalhos aqui acolhidos devem ser oriundos de resultados de pesquisas em andamento, concluídas ou relatos de experiências.
LOCAL: Sala 4 Módulo V – Ariel da Mata