O evento

O Curso de  Licenciatura em História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia foi implementado em 1985.  Ao longo dos seus 37 anos de existência, do século XX ao XXI, viveu as transformações do seu tempo. O muro de Berlim caiu, o “fim da história” foi proclamado e o giro linguístico e a metanarrativa se exprairam pela academia. Ainda assim, as contradições inerentes às sociedades capitalistas hodiernas, cindidas em classes sociais e formadas por populações racializadas, generificadas e desterritorializadas, persistiam em assombrar o idílio do “fim da ideologia”. E lá estavam professoras, professores, alunos, alunas e técnicos-administrativos debatendo o futuro da história! Nas salas de aula, nos corredores, nas reuniões, nos encontros acadêmicos e etílicos, nas mobilizações e greves, nasceu e tomou corpo a nossa Licenciatura, nossos cursos de especialização e o Profhistória, por excelência, campos de tensão ideo-teórico e político, constituídos por sujeitos/as sociais que se posicionam diante dos projetos societários e disputam, por óbvio, o fazer histórico e historiográfico.

Para marcar e debater essa trajetória, convidamos toda a comunidade a participar do I Encontro de História da Uesb, que tem como tema central “Nacionalismos, Imperialismo e Lutas Anticoloniais no século XXI”. São três fênomenos que se articulam na atual quadra histórica, pois expressam a forma contemporânea do capital tanto quanto a organização da classe trabalhadora contra a destruição da vida e a redução de homens e mulheres a pura necessidade nos países de capitalismo dependente e periférico. O nacionalismo, nas suas matizes religiosas fundamentalistas, territoriais, étnico-raciais e de extrema direita, engendrado pela política-econômica imperialista e a reestruturação produtiva do capital, coloca em tela “o mito do trabalho asséptco, brando e tecnologizado”. As resistências, construídas pelos povos quilombolas, ribeirinhos e das matas, mulheres, populações LGBTQI+, negros e negras, movimentos estudantil e sindical, denotam o amplo espectro das lutas no século XXI e impõem o repensar da história à luz do movimento inexorável da realidade concreta.

A partir desse eixo de análise, a programação conta com Seminário de Estágio, Mesas redondas, Simpósios temáticos e Minicursos, além de lançamento de livros e performances culturais. Essas atividades são coordenadas pelos Laboratórios e Grupos de Pesquisa vinculados ao Departamento de História e apresentam o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos 37 anos da sua existência.

O I Encontro de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia é uma realização do Departamento e do Colegiado de História, do Profhistória e do Centro Acadêmico de História. O evento ocorrerá na modalidade presencial, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no campus de Vitória da Conquista, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022.