NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
1 – REQUISITOS GERAIS
Cada trabalho pode ter, no máximo, cinco (5) autores e cada autor pode se inscrever, no máximo, em dois trabalhos, porém sem limite de participação como co-autor. O apresentador pode ser o autor ou qualquer um dos co-autores, devendo o mesmo ser indicado na ficha de inscrição. Até o dia 13/11/2024 os autores serão comunicados se o trabalho foi aceito integralmente em uma lista final disponível no site, assim como a data, horário e local da apresentação.
Cada trabalho deverá indicar uma área temática para o resumo no momento da submissão, de acordo com a lista a seguir:
– Silvicultura
– Manejo Florestal
– Tecnologia de Produtos Florestais
– Recursos Naturais
– Sistemas Agroflorestais
– Educação Ambiental e Legislação Florestal
– Fitossanidade e Controle de Pragas
– Ecologia Florestal
– Geotecnologias Aplicadas às Florestas
– Colheita e Transporte Florestal
– Biotecnologia Florestal
– Solos Florestais
– Economia Florestal
– Arborização Urbana
– Irrigação em Projetos Florestais
– Sementes Florestais
– Ergonomia Florestal
O envio do resumo expandido será feito através do e-mail “seeflorbaresumos@gmail.com”, no período de 20 de maio a 13 de outubro de 2024. Solicita-se que insira no e-mail, no campo “assunto” a identificação da área temática em que se enquadra o trabalho, como também a data do envio.
O arquivo enviado contendo o resumo expandido deverá ser enviado no formato WORD e nomeado como: último sobrenome,cpf.
Não serão permitidas alterações após a aprovação final do trabalho.
O atendimento às normas é de responsabilidade dos autores podendo o Comitê Científico do VI SEEFLOR recusar trabalhos fora das normas.
No decorrer do período de recebimento dos trabalhos, estes serão analisados, e retornarão para seu(s) autor(es) já avaliados e com as possíveis correções a serem feitas. Aqueles trabalhos cujo parecer foi “ACEITO COM CORREÇÕES” deverão retornar para o Comitê Científico em até três dias corridos. No caso de descumprimento deste prazo de correção, os trabalhos não serão aceitos.
Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, resumos postados após o prazo final estipulado para envio dos trabalhos.
Serão consideradas somente contribuições técnico-científicas inéditas, originais e concluídas, sendo vedado ao autor submeter trabalhos já divulgados e pesquisas em fase de planejamento.
Os trabalhos “ACEITOS” serão publicados nos Anais da VI Semana de Engenharia Florestal da UESB (SEEFLOR).
Caso o trabalho seja aprovado, a inscrição de pelo menos um dos autores deverá ser feita até o dia 13/11/2024 para que estes sejam publicados nos Anais.
Os trabalhos somente serão enviados para publicação no evento após a confirmação da inscrição de pelo menos um dos autores, não sendo necessário o envio de trabalhos em papel ou CD.
O endereço para confirmação da inscrição, com envio do comprovante de pagamento, é: seeflorba@gmail.com
2 – NORMAS DO RESUMO EXPANDIDO
Tendo em vista a necessidade de uniformizar ao máximo possível o aspecto gráfico, todos os trabalhos deverão ser elaborados segundo as normas apresentadas a seguir.
Segue o modelo do Resumo Expandido para download.Clique Aqui.
Todo o texto do trabalho deverá ser escrito em Times New Roman tamanho 12, com exceção ao título [14], aos autores [12], nas chamadas dos autores (11) e rodapés das tabelas e figuras [10].
Informamos que serão aceitos apenas trabalhos com no máximo cinco autores usando a sequência do nome completo (sem abreviações), somente com as iniciais maiúsculas, separados por ponto e vírgula (;) e centralizado.
Logo abaixo dos nomes dos autores vem a descrição dos mesmos com as respectivas afiliações.
Respeitar os espaços entre o título, autores, afiliações e início do resumo, conforme o modelo.
O resumo expandido deve ter 2,5 cm nas margens superior e inferior, e 2,0 cm nas margens laterais, espaçamento simples, justificado à direita e à esquerda, recuo de parágrafo de 1,25 cm apenas na primeira linha e folha em tamanho A4, conforme o modelo para download.
O trabalho não poderá ultrapassar seis laudas.
O trabalho deverá apresentar obrigatoriamente as seguintes seções:
-RESUMO
-PALAVRAS-CHAVE
-INTRODUÇÃO
-MATERIAIS E MÉTODOS
-RESULTADOS E DISCUSSÃO
-CONCLUSÃO
-AGRADECIMENTOS (opcional)
-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3- CONFECÇÃO DE BANNER
Tendo em vista a necessidade de uniformizar ao máximo possível o aspecto gráfico, todos os Banners deverão ser elaborados segundo as normas apresentadas a seguir.
Segue o modelo do Banner para download. Clique Aqui.
Os Banners deverão ter dimensões de 0,90 m de largura e 1,20 m de altura.
O título deverá ser escrito em letras maiúsculas, e logo abaixo, devem constar os nomes dos autores numerados sobrescrito. Por último, seguindo a numeração dos autores, devem ser citadas o Cargo ou Categoria (estudante, professor, pesquisador, etc), Filiação (Universidade, Instituição de pesquisa, etc), Endereço eletrônico do autor correspondente (E-mail).
O banner deve conter as seguintes sessões:
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
MATERIAIS E MÉTODOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O texto e os elementos gráficos do banner devem ser auto-explicativos, em letras visíveis e com elementos gráficos de boa resolução.
A exposição dos Banners ocorrerá entre 8:00 e 18:00 h, devendo o autor permanecer ao lado do seu trabalho de 13:00 às 14:00 h, conforme lista divulgada na página do evento.
Qualquer alteração neste horário será comunicada antecipadamente.
O autor deve estar preparado para uma breve apresentação do seu trabalho ao público e deve permanecer todo o tempo designado ao lado do banner para sanar possíveis dúvidas com relação ao seu trabalho. Os demais autores podem auxiliar o primeiro autor na apresentação e nas possíveis discussões.
4 – CALENDÁRIO DE ATIVIDADES
ATIVIDADES | PERÍODOS |
Inscrição e correção dos resumos | 20/05 à 13/10/2024 |
Divulgação da lista dos trabalhos aprovados para publicação | 21/11/2024 |
Apresentação dos banners | 27 e 28/11/2024 |