ESTRUTURA E METODOLOGIA

O CAALE mantém seu espaço organizado da seguinte forma:

• Sala 1 Audiovisual (equipada com quadro branco, carteiras, mesa, TV, videocassete, DVD);
• Sala 2 Laboratório de Línguas (possui seis cabines de gravação, cada uma equipada com computadores conectados à Internet, terminais de áudio com gravação em fita cassete e possibilidade de gravação em CD-ROM multimídia);
• Sala 3 de Leitura (dispõe de livros didáticos, literários, dicionários, revistas, periódicos, fitas VHS, CDs, DVDs).
• Ante-sala (serve de recepção e nela são desenvolvidas as providências técnico-administrativas e acadêmicas necessárias ao funcionamento do Setor).

As instalações, os equipamentos e materiais, mencionados acima, servem para propiciar um ensino-aprendizado mais eficaz no que concerne à língua-alvo. Eles se destinam exclusivamente para o atendimento das reais necessidades dos alunos das disciplinas de línguas estrangeiras, que podem ser identificadas pelo professor ou pelos próprios alunos. Dessa forma, os equipamentos e materiais têm a finalidade de enriquecer as habilidades lingüísticas e metalingüísticas dos discentes. Para tanto, a fim de que possam ser considerados usuários do CAALE, os alunos devem se cadastrar no Setor.

Ao se familiarizarem com a estrutura do Centro, os aprendizes podem desenvolver atividades por iniciativa própria. Caso queiram, eles são orientados a criar um plano de estudo individual de acordo com o objetivo deles. O plano de estudo é semelhante a um “termo de compromisso” acordado com eles mesmos. No plano de estudo, os discentes decidem quando, o quê e como querem estudar; planejam quais habilidades precisam ser melhoradas/desenvolvidas. Se os alunos precisarem de orientação na seleção de materiais e recursos apropriados para as habilidades que precisam ser desenvolvidas e/ou aprimoradas, eles também podem contar com o auxílio dos docentes ou da funcionária especializada na área, ou ainda podem recorrer às diversas sugestões divulgadas em pôsteres que são afixados no CAALE – confeccionados, especialmente, para o aperfeiçoamento das habilidades lingüísticas e para a ampliação do conhecimento literário e cultural da língua estrangeira estudada.

No CAALE, os discentes podem utilizar os recursos disponíveis para suprir diferentes necessidades relativas à língua estrangeira, a exemplo das sugeridas a seguir:

• Caso os alunos desejem aguçar a habilidade auditiva, eles podem ouvir CDs, fitas cassetes, contar com fitas de vídeo e DVDs disponíveis no acervo, acompanhar notícias ou músicas em tempo real na Internet.
• Para o reforço à oralidade, os alunos têm a oportunidade de aprimorar a pronúncia e a entonação gravando a própria fala com o auxílio de recursos apropriados, em um ambiente com o devido isolamento do som, ou, ainda, exercitar a fala por meio de apresentações orais ou de seminários que também podem ser gravados no próprio Centro.
• Para aumentar a habilidade da leitura, os discentes podem se valer dos materiais disponíveis no mini-acervo ou recorrer a programas específicos para tal fim na Internet.
• Para incrementar a escrita, os alunos podem se exercitar com o registro de diários on-line, descrevendo as atividades desenvolvidas no dia, os sentimentos em relação às atividades, etc.
• Quanto às dúvidas concernentes à sintaxe da língua, essas podem ser minimizadas com o manuseio de gramáticas, o uso de jogos eletrônicos específicos para tal fim, além da ajuda dos professores e da técnica especializada na área.
• Para expandir o vocabulário, uma das opções é fazer uso de softwares.

SITES
Alguns sites que usamos de referência para nosso aprendizado.
VER TODOS
CONTATO
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia