Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Jequié
01 / 09 / 2024

Disciplinas

Tópicos Especiais no Ensino de Ciências e Biologia

Código / CH:

DCB 0031 / 60h

Ementa:

Bases Teóricas do Ensino de Ciências e Biologia. Transversalidade, Interdisciplinaridade e o Ensino de Ciências. Temas transversais: Educação e Relações Étnicas; Bioética e o ensino de Ciências e Biologia; Gênero e Diversidade Sexual, Educação Ambiental e Educação em Saúde. Planejamento e execução de oficinas pedagógicas.

Seminário de Pesquisa no Ensino de Biologia

Código / CH:

DCB 0358/ 90h

Ementa:

Estágio, pesquisa e formação de professores. Pesquisa em ciências humanas, educação e ensino de ciências. Elaboração do projeto de pesquisa educacional aplicado ao ensino de ciências / biologia. A divulgação dos trabalhos científicos na área.

Metodologia e Prática do Ensino de Biologia

Código / CH:

DCB 0033 / 135h

Ementa:

Ensino de biologia na contemporaneidade. Elaboração e desenvolvimento de planos de ensino relacionados à área de ensino de biologia. Realização de estágio em turmas de biologia do ensino médio. Elaboração e apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Metodologia e Prática de Ciências Naturais

Código / CH:

DCB 0032 / 120h

Ementa:

Pressupostos teóricos para o ensino de ciências. Metodologias para o ensino de ciências. Planejamento de ensino. Estágio supervisionado de ciências. Projeto de pesquisa com ênfase no levantamento e análise preliminar de informações para composição da monografia na área de ensino de ciências/biologia.

Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia

Código / CH:

DCB 0034 / 60h

Ementa:

Estudos teóricos sobre o ensino de ciências/biologia. Necessidades formativas dos professores de ciências. Normas e requisitos para a realização do estágio. Estágio de observação. Reflexões sobre as atividades e observações; Relatório de estágio.

História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências

Código / CH:

DCB 0035/ 60h

Ementa:

Discussões e reflexões sobre a ciência [as ciências] como produção humana e como empreendimento sócio-histórico e cultural. Análise das visões sobre a natureza da ciência e do conhecimento científico; reflexões sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea. Critica à perspectiva positivista e estudo exploratório de elementos teóricos relativos à nova filosofia da ciência. Análise do papel e das proposições dos estudos em História, Filosofia e Sociologia da Ciência para a pesquisa, a formação de professores e para o ensino-aprendizagem de Ciências de Natureza.

Conteúdos e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais

Código / CH:

DCHL 0833 / 60h

Ementa:

Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de ciências na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Contextualização no ensino de ciências. Processos de reflexão sobre a ciência, as relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente e a prática do ensino de ciências nas escolas. Organização curricular do ensino de ciências. Abordagem temática no ensino de ciências . Estratégias diversificadas para o ensino dos conteúdos científicos nas séries iniciais.

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Uesb e Governo da Bahia