Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Campus de Jequié
27 / 04 / 2024

Projetos de Pesquisa

Um estudo sobre Sequências Didáticas para o ensino de Ciências baseado no uso dos Critérios de Idoneidade Didática (2019-Atual)

Coordenador(es): Ana Cristina Santos Duarte

Descrição: O projeto trata de um estudo sobre Sequências Didáticas para o ensino de Ciências baseado no uso dos Critérios de Idoneidade Didática. Apresenta como objetivo geral buscar a adaptação e validação dos Critérios de Idoneidade Didática para a análise de sequências didáticas no ensino de Ciências, durante uma experiência de formação continuada em uma pesquisa em parceria entre professores da educação básica e professores formadores. São objetivos específicos: adaptar e validar os Critérios de Idoneidade Didática para o estudo de sequências didáticas no ensino de Ciências; produzir, aplicar e avaliar sequências didáticas para o ensino de Ciências com base nos Critérios de Idoneidade Didática em um projeto colaborativo de formação continuada; Verificar, junto aos professores autores das sequências didáticas, as contribuições e as dificuldades da adoção dos Critérios de Idoneidade Didática em suas práticas pedagógica. No desenvolvimento da pesquisa são propostos encontros chamados de Seminários que envolverão a apresentação do projeto de pesquisa e dos Critérios de Idoneidade Didática, acompanhados pelo planejamento das sequências didáticas. As sequências didáticas, uma vez construídas, serão executadas nas escolas. Os professores da educação básica serão livres para propor e conceber suas próprias sequências, cujos conteúdos disciplinares deverão estar localizados nos programas que eles desenvolvem em suas respectivas escolas. A execução do projeto envolve cinco etapas: a realização dos seminários de apresentação e discussão dos Critérios de Idoneidade Didática, o planejamento e execução das sequências didáticas, a avaliação das sequências didáticas, o replanejamento, execução e avaliação das sequências didáticas e a elaboração de relatos de experiência individuais e organização das publicações com os resultados da pesquisa.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Cristina Santos Duarte – Coordenador / Bruno Ferreira dos Santos – Integrante / Joelia Martins Barros – Integrante / Baraquízio Braga do Nascimento Junior – Integrante / Carla Patrícia Novaes Luz – Integrante / Nemésio Matos de Oliveira Neto – Integrante.

Perfil das produções acadêmicas do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP) desenvolvidas no contexto escolar entre 2014-2019 (2020 – Atual)

Coordenador(es): Silvana do Nascimento Silva

 

Descrição: O projeto PERFIL DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GPEA-FP) DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR ENTRE 2014-2019, tem por objetivo fazer levantamento das produções do GPEA-FP produzindo um perfil da produção acadêmica do grupo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Silvana do Nascimento Silva – Coordenador / Guilherme Rubato Oliveira – Integrante / Max Alves Martins Costa – Integrante / Adriana dos Anjos – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – Bolsa / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Bolsa.

 

A produção acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil 50 anos: um estudo focalizando dissertações e teses (2017 – Atual)

Coordenador(es): Paulo Marcelo Marini Teixeira

Descrição: O projeto dá continuidade a uma série de trabalhos buscando investigar o desenvolvimento da pesquisa em Ensino de Ciências no contexto da evolução histórica da pesquisa educacional brasileira, com destaque para a produção desenvolvida no âmbito dos programas de pós-graduação em Educação e em Ensino de Ciências. Está enquadrado dentro dos chamados estudos do tipo “Estado da Arte”, como gênero de investigação fundamental para o mapeamento e análise da produção acadêmica em determinado campo de pesquisa. Em específico, analisa descritivamente e estuda as tendências da produção acadêmica em Ensino de Biologia, no período compreendido entre 1972 e 2021, constituída na forma de dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação do país. Os descritores considerados para a análise são os seguintes: i) ano de defesa; ii) autores e orientadores; iii) instituições de origem dos trabalhos; iv) distribuição regional da produção acadêmica; v) titulação; vi) níveis de ensino; vii) focos temáticos; viii) gêneros de trabalho acadêmico; ix) subáreas da Biologia priorizadas nos estudos acadêmicos. Com este trabalho, agregamos informações e análises para ampliar nossa compreensão sobre o desenvolvimento da referida subárea de pesquisa e seus reflexos sobre o Ensino de Ciências/Biologia no Brasil.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Paulo Marcelo Marini Teixeira – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

Uesb e Governo da Bahia