Curso – Diálogos com as Transições

 DIÁLOGOS COM AS TRANSIÇÕES: O lugar da Antiguidade e do Medievo na “Quebrada”

SOBRE O PROJETO

O Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx/UESB) durante o período de agosto de 2023 a agosto de 2024 promove o DIÁLOGOS COM AS TRANSIÇÕES: O lugar da Antiguidade e do Medievo na “Quebrada”, realizado por seus professores pesquisadores e convidadas/os. O projeto tem como objetivo a formação continuada de discentes do curso de História e dos professores e das professoras da Rede Básica do Ensino Público de Vitória da Conquista-BA na perspectiva da totalidade histórica a partir da significação de conteúdos na realidade da população brasileira, racializada, generificada e pauperizada. O projeto terá cursos, oficinas, produção de material didático, oficinas de teatro, literatura e artes plásticas sobre temáticas voltadas às transições da antiguidade e do medievo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Oficina I: A linguagem das fontes antigas e medievais

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARROS, J. A. Fontes históricas – uma introdução aos seus usos historiográficos. In: CASTRO et. al. (Orgs.). Anais do 2º Encontro Internacional História & Parcerias. Rio de Janeiro, Anpuh-Rio, 2019. P. 1-17.

BELTRÁN VILLALVA, M. La realidad social como realidad y apariencia. REIS: Revista Española de Investigaciones Sociológicas, n. 19, p. 27-53, 1982.

BENJAMIN, W. Sobre o conceito da História. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume 1 [Trad.: Sergio Paulo Rouanet]. São Paulo: editora brasiliense, 1987. p. 222-232.

CARDOSO, C. F.; MAUAD, A. M. História e Imagem: Os Exemplos da Fotografia e do Cinema. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. s.p.

FRANCO JÚNIOR, H. Raízes medievais do Brasil. Revista USP, São Paulo, n. 78, p. 82-104, 2008.

GUARINELLO, N. L. Arqueologia e cultura material: um pequeno ensaio. In: BRUNO, M. C. O.; CERQUEIRA, F. V.; FUNARI, P. P. A. (eds.). Arqueologia do Mediterrâneo antigo: estudos em homenagem a Haiganuch Sarian. Campo Grande: Life Editora, 2011. p. 161-168.

KNAUSS, P. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, 2006.

LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses ‘Sobre o conceito de história’ [Trad.: Wanda Nogueira Caldeira Brant]. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro III: O processo global da produção capitalista [Trad.: Rubens Enderle]. São Paulo: Boitempo, 2017.

MATHIAS, C. L. K. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, n. 15 (1), p. 40-49, 2011.

MENESES, U. T. B. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 243-262.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.

PEREIRA, N. M.; SEFFNER, F. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 9, Porto Alegre, v. 15, n. 28, p. 113-128, 2008.

REDE, M. História e cultura material. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 133-150.

SCHMITT, J.-C. O historiador e as imagens. In: O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média [Trad.: José Rivair Macedo]. Bauru: EDUSC, 2007. p. 25-54.

SILVA, G. J. Os avanços da História Antiga no Brasil. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, 2011. p. 1-31.

STE. CROIX, G. E. M. Class, Exploitation, and Class Struggle. In: The Class Struggle in the Ancient Greek World: from the Archaic Age to the Arab conquests. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1998. p. 31-111.

VALIM, A. B. História e cinema. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 283-300.

WILLIAMS, R. Marxismo e Literatura [Trad.: Waltensir Dutra]. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

WILLIAMS, R. Cultura e materialismo [Trad.: André Glaser]. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico [Trad.: Paulo Cezar Castanheira]. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

 

Curso I: Participação Feminina na Economia Familiar Urbana e Invisibilização do Trabalho Feminino Na Idade Média

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ÁLVAREZ, Alejandra Franganillo. TRABAJADORAS DOMÉSTICAS EN PALACIO

LAS MOZAS DE CÁMARA EN LA CORTE ESPAÑOLA (1570-1649). Istituto di Storia dell’Europa Mediterranea via G.B. Tuveri 128, Cagliari, 2019

Ehrenreich, Barbara; y Deirdre English. Brujas, parteras y enfermeras. Una historia de sanadoras. En línea. Barcelona: Editorial La Sal, 1981. http://jineoloji.org/es/wpcontent/uploads/2017/11/Brujas-parteras-y-enfermeras-Ehrenreich-y-English.pdf

GARCÍA-FERNÁNDEZ, Miguel (2010): “Las Sarmiento: mujeres con poder al final de la Edad Media”, en Val Valdivieso, M.a Isabel e Segura Graíño, Cristina (coords.), La participación de las mujeres en lo político: mediación, representación y toma de decisiones, Madrid, Almudayna, pp. 135-154.

GARCÍA-FERNÁNDEZ, Miguel. INVESTIGANDO AS MARXES E EXPRESIÓNS DE LIBERDADE FEMININA NA IDADE MEDIA: VOCES E ACTUACIÓNS DE MULLERES ANTE OS MALOS CASAMENTOS.

García Fernández, Manuel (coord.). En la Europa medieval. Mujeres con historia, mujeres de leyenda. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2019.

García Fernández, Manuel. Los poderes y los hombres del reino de Castilla en los conflictos fronterizos con el reino de Portugal (1250-1350). Madrid: CSIC. 2020.

García Herrero, María del Carmen y Pérez Galán, Cristina (coordinadoras). Mujeres de la Edad Media: actividades políticas, socioeconómicas y culturales. Zaragoza: Institución «Fernando el Católico», 2014.

OAR, Ricardo Walter Corleto. LA MUJER EN LA EDAD MEDIA: Algunos aspectos. Revista Teología • Tomo XLIII • N ° 91 • Diciembre 2006: 655-670

TELECHEA,Jesús Ángel Solórzano; BOLUMBURU, Beatriz Arízaga; HAEMERS, Jelle. Los grupos populares en la ciudad medieval europea. Logroño: Instituto de Estudios Riojanos, 2014.

 

Curso II: Histórias Medievais, Estudos Subalternos e História Pública: Uma Introdução

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ABULAFIA, David. Mediterranean History as Global History. History and Theory, Middletown, v. 50, n. 2, p. 220-228, 2011.

ABU-LUGHOD, Janet L. Before European Hegemony. The world system 1250-1350. Nova York, Oxford University Press, 1989. 

ARMITAGE, David; GULDI, Jo. The History Manifesto. Cambridge: Cambridge Uni- versity Press, 2014.

BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1989. 

CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia ensaios Ciro. Flamarion. — Bauru, SP Edusc, 2005.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982. 

CHAKRABARTY, Dipesh. Rethinking Working-Class History. Economic and Political Weekly, p. 1117-1119, 1991.

CHAKRABARTY, Dipesh. Provincializing Europe: postcolonial thought and historical difference Princeton, Princeton University Press, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, 6 vols. Edição de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999-2002.

GUERREAU, Alan. Feudalismo: um horizonte teórico.  Lisboa, Edições 70, 1980. 

HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. Tradução, apresentação e notas Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006.

LOWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen. Marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 5 ed. São. Paulo: Cortez, 1994.

MAUAD, Ana Maria e ALMEIDA, Juniele Rabêlo de e SANTHIAGO, Ricardo. História Pública no Brasil. Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

Peregrine Horden and Nicholas Purcell. The Corrupting Sea: A Study in Mediterran. History, Maiden: Blackwell Publishers, Inc., 2000. 

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SERGI, Giuseppe. La idea de Edad Media. Barcelona: Crítica, 2001.

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte, Editora UFMG, 2014. 

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3 v. 1987. 

 

Oficina II: O Teatro como uma proposta didática

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro, RJ. Editora Civilização Brasileira, 4ª edição: 1982.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro, RJ. Editora Civilização Brasileira, 14ª edição: 1998.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Editora Perspectiva, 1ª edição: 2017. (versão digital)

 

Oficina III: As linguagens do audiovisual na sala de aula

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink – CINEADLISE-FE/UFRJ, 2008.

COUSINS, Mark. Historia del Cine. Barcelona: Blume, 2011.

FRESQUET, Adriana Mabel (org.) Imagens do desaprender. Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Co-edição: Book-link / CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2007.

COUSINS, Mark. Historia Del Cine. BLUME (Naturart); N.º 3 edición (4 octubre 2021). 552 pp.

MIGLIORIN, Cezar et al. Inventar com a diferença: cinema e direitos humanos / Cezar Migliorin… [et al.]. – Niterói : Editora da UFF, 2014. 104 p.

Sem Autor. Cinema: experimentar, conhecer, realizar. Disponível em <https://cinemanaescolablog.wordpress.com/2016/06/04/realizacao-do-exercicio-minuto-lumiere/> Acesso em 5 set. 2023.

 

Oficina IV: A arte como experiência social na Baixa Idade Média

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CARCANHOLO, R. Capital: essencial e aparência. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

CHASTEL, A. O artista. In.:  GARIN, E. (Org.). O homem do Renascimento. Lisboa: Editorial Presença, 1991.

CHASTEL, André. Arte e humanismo em Florença na época de Lourenço, o Magnífico: estudos sobre o Renascimento e o humanismo platônico. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

ECO, U. Arte e beleza na estética medieval. Rio de Janeiro: Record, 2010.

FICHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

FREDERICO, Celso. A arte no mundo dos homens: o itinerário de Lukács. 1ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1998. (Paidéia).

KANTOROWICZ, Ernst. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia política medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LUKÁCS, Georg. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932 – 1967. Trad. Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Netto. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. (Col. Pensamento Crítico, 13).

LUKÁCS, Georg. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.

MARX, K. & ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stiner, e do socialismo alemão em seu diferentes profetas (1845-1846). Trad. Rubens 1enderle, Nélio Schmeider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX. K. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx-Engels).

MARX. K. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

PANOFSKY, E. O significado das artes visuais. Lisboa: Editorial Presença, 1989.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org; Ed. 34, 2005.

Oficina V: Mulheres Medievais: Perspectivas e Potenciais para Ensino de História e de Pesquisa

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Fontes:

Fuero Real. Valladolid: Editorial Lex Nova, S.a., 1990. Versão facsímile da edição feita pela “Real Academia de la Historia”, publicada em 1836.

Leges Visigothorum. ZEUMER, Karl. Leges Visigothorum. Impensis Bibliopolii Hahniani, 1902. Disponível em: www.archive.org/details/legesvisigothor00zeumgoog.

Liber Iudiciorum. SCOTT, S.P. The Visigothic Code (Forum judicum). Boston Book Company, 1910. Disponível em: libro.uca.edu/vcode/visigoths.htm.

Siete Partidas. Versão facsímile da edição feita por José Berní y Catalá em 1767. Disponível em: http://saavedrafajardo.um.es/biblioteca/biblio.nsf/novedades/77B4FBC08CE1E6AEC1256DE B00559F18?OpenDocument.

VIVES, José et al. Concilios visigóticos e hispano-romanos. Barcelona: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1963. 580 p.

Bibliografia:

AGUIAR, M. S. G.; FERRAZ, C. S. . O Cristianismo Medieval no Ensino de História: experiência e reflexões.. In: [Anais do] VII Encontro Estadual de Ensino de História: (re)formas educacionais e itinerários (re)formativos : tempo presente, futuros possíveis e ensino de história. Salvador – BA: EDUFBA, 2023. v. 1.

BASTOS, M. J. M.; RUST, L. D. . Translatio Studii. A História Medieval no Brasil. Signum (São Paulo), v. 10, p. 163-188, 2008.

Cardoso, C. F. S. (2017). COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA. Revista Trabalho Necessário, 15(28). https://doi.org/10.22409/tn.15i28.p10563

DAFLON, E. C.; MAGELA, T. P. S. ; AGUIAR, M. . Ensino de História Medieval – Translatio Cast (Episódio 14). 2023; Tema: Ensino de História Medieval.

DUBY, Georges. Damas do Século XII. As lembranças das ancestrais. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

______________. Eva e os Padres: Damas do Século XII. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

FORTES, C. (Org.) ; DAFLON, E. (Org.) ; JUSTEN, P. (Org.) ; VEREZA, R. (Org.) ; MAGELA, T. P. S. (Org.) . Ensinar e Aprender Idade Média. 1. ed. Niterói: Translatio Studii, 2021. v. 1. 167p

GALLEGO FRANCO, Henar. Iluminando as sombras: mujeres y parámetros de marginación social en la Hispania tardoantiga. 2013

LIMA, DOUGLAS MOTA XAVIER DE. Uma História contestada: A História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). ANOS 90 (ONLINE) (PORTO ALEGRE), v. 26, p. 1-21, 2019.

LIMA, Marcelo Pereira. Gênero, Ensino de História e Medievalidades: (des)conexões com o passado. SIGNUM – REVISTA DA ABREM, v. 20, p. 148-193, 2019.

KLAPISCH-ZUBER, C. (Org.) História das Mulheres no Ocidente: A Idade Média. Porto: Edições Afrontamento, 1990, p. 461-511

OLIVEIRA, Ana Rodrigues. A Mulher In: MATTOSO, José (dir.). História da Vida Privada em Portugal – A Idade Média. Lisboa, Circulo dos Leitores, 2010.

RIBEIRO, F. A.; BIRRO, R. M. (Org.) . Caminhos da Aprendizagem Histórica: História Medieval e História Digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Sobreontens/Leitorado Antiguo/UERJ, 2021. v. 1. 130p .

SANTOS-SILVA, Danielle Oliveira. Estas Senhoras Rainhas: Trajetórias de Poder na Realeza Medieval Portuguesa (Séculos XII ao XV) – Um Estudo De Queenship. 2018.126p. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.

SEGURA, C. La violencia sobre las mujeres en La Edad Media. Estado de la cuestión. In. Clio & Crimen. N. 5 (2008), pp. 24-38. ISSN: 1698-4374.

VIANNA, Luciano J.. A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na educação básica: experiências nacionais e internacionais. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. v. 1. 804

 

Cursos

Curso Interno: Luria: a mediação da cultura e da linguagem na estruturação cerebral
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Curso de Metodologia da Pesquisa Histórica
Curso de Metodologia da Pesquisa Histórica
III Curso de Formação Feminista
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Famílias Atípicas e a Sociedade de Classes
Famílias Atípicas e a Sociedade de Classes
Debates e Minicursos Sobre o Capitalismo Contemporâneo
Debates e Minicursos Sobre o Capitalismo Contemporâneo
Curso – Diálogos com as Transições
Curso – Diálogos com as Transições
Grupo de Estudos LEMarx – 2023
Grupo de Estudos LEMarx – 2023
Minicurso Marxismo e Teoria Social
Minicurso Marxismo e Teoria Social
Grupo de Estudos LEMarx/UESB – 2022
Grupo de Estudos LEMarx/UESB – 2022
I Curso Nacional de Formação Feminista
I Curso Nacional de Formação Feminista
Curso Interno – O Estado e a Vida das Mulheres
Curso Interno – O Estado e a Vida das Mulheres
II Curso de Formação Feminista
II Curso de Formação Feminista
Curso “Estudos sobre O Capital”
Curso “Estudos sobre O Capital”
Curso “Gênero, Sexualidade e Trabalho”
Curso “Gênero, Sexualidade e Trabalho”

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