Colóquio 2024
COLÓQUIOS TEMÁTICOS – APROVADOS 2024

CT 01 – Etnicidades, relações raciais e de gênero

Coordenadores:  José Valdir de Jesus Santana (UESB) e Maria de Fátima de Andrade Ferreira (UESB)

Resumo: Este Colóquio Temático pretende reunir estudos e pesquisas que tratam dos processos de etnicidade, das relações raciais e de gênero em distintos coletivos, a exemplo dos povos indígenas, comunidades quilombolas, movimentos sociais, como também nos espaços de educação formal e não formal, na perspectiva da interseccionalidade. Buscamos, ademais, refletir acerca dos modos e formas de representação construídos sobre esses coletivos, tanto por parte do Estado quanto de grupos com os quais mantêm contatos, como também das representações que tais coletivos produzem sobre si, a partir de suas demandas. Contemporaneamente, as questões sobre gênero, raça, etnicidades têm produzido grandes tensões e debates, tanto no espaço acadêmico quanto na sociedade de modo geral. Esperamos, portanto, reunir pesquisas e pesquisadores(as) que têm se debruçado sobre essas questões, no sentido de contribuir com o debate político/acadêmico em torno das demandas que esses coletivos apresentam à sociedade.

CT 02 – Memória, capitalismo e educação: atuais configurações do mundo do trabalho

Coodenadores: Fábio Mansano de Mello (UESB), Carlos Alberto Lucena (UFU) e Maria de Lurdes Almeida e Silva Lucena (ESAMC)

Resumo: Este colóquio temático tem por objetivo socializar e discutir os resultados de pesquisas cujo foco seja os estudos no campo trabalho-educação, bem como análise das transformações do processo de trabalho na contemporaneidade.
À luz das contradições imanentes do metabolismo capitalista, pretende-se problematizar conceitos como acumulação flexível, mercantilização da educação, uberização e precarização do trabalho, com ênfase nas metamorfoses ocorridas no âmbito do trabalho docente. Compreendemos que os estudos da memória social trazem importantes reflexões sobre temas como a proletarização docente, o produtivismo acadêmico e a expansão do ensino superior no Brasil, pautas atuais que demandam amplos debates.

 

CT 03 – BAKHTIN E O CÍRCULO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Coordenadores: MÁRCIA HELENA DE MELO PEREIRA (UESB) e ANNE CAROLLINE DIAS ROCHA PRADO (UESB)

Resumo:  O presente simpósio abre espaço para agregar trabalhos que investiguem gêneros discursivos digitais pelas lentes de Bakhtin e seu Círculo, seja em ações de ensino-aprendizagem, seja em espaços de reflexões teórico-práticas diversas, como, por exemplo, a respeito da temática dos caminhos que a humanidade tem traçado diante da ameaça de sua extinção, dada a importância de estudos ancorados pelos pesquisadores do Círculo para atender às demandas educacionais da sociedade contemporânea. Afinal, o ser humano e sua consciência só se constituem como tal no fluxo da interação verbal de um em relação ao outro em um determinado momento sócio-historicamente situado, marcado temporalmente como um evento único e irrepetível. Além disso, abrimos espaço também para trabalhos cuja temática incorpore os (multi) letramentos em associação com as teorias do texto/discurso/enunciado concreto aplicadas ao ensino-aprendizagem, em um processo de compreensão, interpretação e transformação dos mais diversos usos situados da linguagem.

 

CT 04 – Expressões territoriais das contradições do trabalho e das práticas tradicionais

Coordenadores: Sônia de Souza Mendonça Menezes (UFS) e  Miriam Cléa Coelho Almeida (UESB)

Resumo: O objetivo do colóquio temático é dar continuidade ao aprofundamento as reflexões sobre as expressões territoriais das contradições do trabalho e problematizar o processo educativo inerente às diversas formas de resistências e (re)existências aliadas as lutas de classes na contemporaneidade. As propostas deverão contemplar discussões vinculadas a precariedade no mundo do trabalho e suas expressões no território; a subordinação e exploração do trabalho de homens e mulheres; as políticas de governo e de Estado no enfrentamento da fome no Brasil; discussões das (re)existências no campo e na cidade vinculadas as práticas culturais atreladas a transmissão de saberes e fazeres na produção e comercialização de alimentos nos circuitos curtos; avanço das organizações e movimentos sociais como perspectivas de resistência; a subordinação da memória e do trabalho ao capital em uma sociedade de classes e os processos de luta e de (re)existência na cidade e no campo.

 

CT 05 – COLÓQUIO TEMÁTICO INFÂNCIAS, CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Coordenadores: Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB) e Dijnane Vedovatto (UFSCar)

Resumo: O Colóquio Temático Infâncias, Criança e Educação Infantil tem por objetivo aprofundar o debate sobre as infâncias, a criança e a educação infantil, principalmente, sobre as políticas públicas para a infância no Brasil. Nos últimos anos, presenciamos profundas mudanças no cenário político, econômico e climático que tem provocado sérias mudanças nos diferentes setores da vida da população. Estudos recentes indicam para a extinção da humanidade, bem como a urgência de ações e políticas públicas que possam reverter esse cenário crítico de destruição acelerada do nosso ecossistema. Uma destruição provocada pelo capitalismo que visa o lucro e enriquecimento de uma
minoria em detrimento do alargamento das desigualdades sociais e empobrecimento da maioria da população mundial. E que vivências as diferentes crianças vêm construindo nesse contexto? Quais as perspectivas futuras? Que ações e políticas têm sido elaboradas no Brasil para melhorar as condições de vida da classe trabalhadora e das crianças brasileiras?

 

CT 06 – Tejiendo Puentes para el fortalecimiento de la Educación STEM

Coordenadores:  Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB)HÉCTOR SANTIAGO ODETTI (UNL – Argentina), Mahira González (CENUR  Noreste, Universidad de la Republica

Resumo: En el marco del XV Colóquio Nacional y VIII Internacional del Museo Pedagógico, bajo el titulo
“À beira do abismo: os caminhos da humanidade diante da ameaça de sua extinção”, presentamos el Colóquio Temático “Tejiendo Puentes para el fortalecimiento de la Educación STEM”. Este espacio busca no sólo explorar y debatir las prácticas y estrategias de articulación entre la educación secundaria y universitaria en las disciplinas STEM, sino también la deserción estudiantil en todos los campos de conocimientos y carreras universitárias. Se abordarán temáticas críticas como la irrupción de la Inteligencia Artificial en el ámbito educativo, las dificultades actuales de la formación docente tanto inicial como continua y la importancia de construir puentes efectivos entrelazando horizontes académicos coherentes y enriquecedores a través de un enfoque comparativo entre Argentina, Brasil, Uruguay y otros países de la región.
Analizaremos estrategias implementadas, compartiremos experiencias de formación y delinearemos propuestas para reformular políticas educativas que promuevan una mejor articulación de niveles y, con ello, un avance hacia la continuidad y el éxito en los estudios
superiores. Invitamos a la comunidad educativa a sumarse a este diálogo esencial para forjar futuros docentes capaces de enfrentar los retos de nuestro tiempo.

 

CT 07 – LITERATURA, MEMÓRIA E SOCIEDADE

Coordenadores: Marcello Moreira (UESB), Flávio Antonio Fernandes Reis (UESB), Halysson F. Dias Santos (UESB)

Resumo: O XV Colóquio Nacional e VII Internacional do Museu Pedagógico convida a reflexões acerca dos desafios da humanidade “à beira do abismo”, em vista de sua extinção. Se a metáfora “abismo” assusta, o termo “extinção” tem uma literariedade preocupante, dados os eventos políticos e ecológicos atuais. Com isso, um modo de resistência é a promoção da cultura e, sobretudo, das letras, com seu legado milenar. Foi em face a ameaças de extinção que E. Robert Curtius escreveu o clássico Literatura Europeia e Idade Média Latina. Também, em situação limite semelhante, Erich Auerbach compôs outro clássicos dos Estudos Literários, o Mímesis.
Com isso, o Colóquio Temático – Literatura, Memória e Sociedade acolhe os estudos das letras produzidas entre os séculos XVI e XVIII, cujos fundamentos se estabelecem em convenções discursivas, conceituais e sociais específicas, próprias de um outro tempo e que nos interessa como alteridade cultural e como monumentos abertos a investigações que nos ensinam sobre o passado e o presente.

 

CT 08 – Psicologia, Educação e Direitos Humanos: práticas políticas para a vida

Coordenadores: Carmen Virginia Moraes da Silva (UESB), Odilza Lines de Almeida (UESB), Pablo Mateus dos Santos Jacinto (UESB)

Resumo: A presente proposta se origina no Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB (NUPEP) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos (NEPP), sediados no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. O NUPEP está voltado para a produção de conhecimentos e intervenções em diferentes perspectivas teórico-metodológicas, a partir da diversidade dos(as) pesquisadores(as) envolvendo as linhas 1. Avaliação Psicológica, Formação em Psicologia, Sociedade e Saúde; 2. Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde; 3. Psicologia, Saúde e a Clínica Transdisciplinar. O NEPP desenvolve pesquisa e extensão nas seguintes linhas: 1. Drogas, transtorno mental e violência hetero e autoinfligida; 2. Estudos Prisionais, criminalidade, segurança pública e direitos humanos; 3. Psicanálise, Direito e Sociedade; 4. Violências étnica, de gênero e religiosa. Dessa forma, a proposta deste Colóquio Temático é recepcionar produções diversas que envolvem investigações e práticas oriundas dos diversos campos de conhecimento que integrem as linhas apresentadas.

 

CT 09 – Caminhos possíveis na linguagem: Intervenção e estimulação de fala

Coordenadores: NIRVANA FERRAZ SANTOS SAMPAIO (UESB), CARLA SALATI ALMEIDA GHIRELLO-PIRES (UESB), MARIA DE FÁTIMA DE ALMEIDA BAIA (UESB)

Resumo: O objetivo deste colóquio temático é discutir resultados de pesquisas que, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas, provenientes da Psicolinguística, da Neurolinguística, da Musicoterapia e da teoria histórico-cultural, aprofundam-se em estudos que abrangem o ser humano à beira do abismo no que abarca a patologização e a medicalização na educação, o desenvolvimento da linguagem (a)típica, o enfrentamento do desenvolvimento da linguagem nas síndromes, como a de Down, e em condições como quadros de afasia, doença de Parkinson e doença de Alzheimer e, também, abarca questões que envolvem a relação entre a linguagem e outros processos mentais superiores, tais como memória e atenção. Agrupam-se, ainda neste CT, estudos direcionados por abordagens linguísticas que tratam da orientação e intervenção e do papel dos meios de estimulação de fala diante da ameaça de extinção da humanidade.

 

CT 10 – O passado da humanidade é o caminho para o seu futuro e a língua o veiculo

Coordenadores: Cristiane Namiuti (UESB), Jorge Viana (UESB), Adilson Ventura (UESB)

Resumo: Preservar a memória materializada nos documentos históricos e contemporâneos é condição necessária para que a
humanidade se mantenha no caminho para um futuro distante da extinção. Entendemos que conhecer a língua e seu
funcionamento é uma das maneiras de preservação da humanidade, na medida em que preserva a memória histórica e
social. Assim esse simpósio está aberto a trabalhos que investigam questões de linguagem nas áreas da Semântica,
Sintaxe, Morfologia, Linguística Histórica, Filologia e trabalhos voltados a construção de corpora de língua.

 

CT 11 – A Pedagogia Histórico-Crítica contra a barbárie

Coordenadores: Marta Loula Dourado Viana (UESB), Paulino José Orso (UNIOESTE), Cláudio Eduardo Felix dos Santos (UESB)

Resumo: A barbárie é um dos componentes da sociedade de classes. Contudo, tem se agudizado com o modo de produção capitalista, especialmente em sua atual fase de desenvolvimento imperialista e ultraliberal, suscitando novos estudos, discussões, debates, articulações e enfrentamentos. A luta contra a barbárie se impõe de forma ainda mais urgente nessa fase imperialista de agonia do capitalismo. A pedagogia histórico-crítica se coloca nessa trincheira de resistência e contraofensiva à desumanização ao defender a formação humana dos indivíduos em suas máximas possibilidades, o que passa pela defesa da escola pública, da apropriação do patrimônio cultural humano, visando a uma prática social profundamente transformadora da sociabilidade do capital. Nesse sentido, nosso colóquio acolhe pesquisas e estudos fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica, seja no campo dos fundamentos da educação, práticas de ensino, política
educacional, educação e diversidade, educação especial, movimentos de lutas sociais, marxismo e educação, e outras áreas afins, em diálogo com a educação.

 

CT 12 – Discurso e Memória: efeitos de ameça de extinção da humanidade

Coordenadores: Edvania Gomes da Silva (UESB), Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)

Resumo: Este Colóquio Temático objetiva discutir o funcionamento dos discursos e da memória considerando-se as condições de produção e de circulação das discursividades, inscritas em distintas materialidades significantes; buscamos investigar a produção de sentidos, sob o jogo de forças da memória, a partir das relações dos sujeitos com a(s)ideologia(s) e/ou com as redes de saber/poder. Dessa forma, serão acolhidos trabalhos que, sob perspectivas teórico-metodológicas da análise do discurso, tematizem de: i) memória e discurso sob as tensões dos já ditos e deslocamentos; ii) processos de significação e efeitos discursivos., considerando a historicidade e o movimento dos sentidos e sujeitos, entre o silenciamento e a resistência. Esses dois eixos temáticos serão abordados, considerando-se o atravessamento de questões que ameçam de extinção da humanidade.

 

CT 13 – A hipermilitarização da sociedade brasileira e a educação sob ataque

Coordenadores: Catarina de Almeida Santos (UNB), Luciana Canário Mendes (INFMG), Alexandre Ricardo Lobo de Sousa (IFRS)

Resumo: Este colóquio objetiva problematizar e debater a hipermilitarização do Estado Brasileiro, com ênfase nos espaços e processos educativos, compreendendo que tais processos ameaçam a democracia, assim como a garantia do direito à educação. Nesse sentido, o colóquio propõe apresentar resultados de pesquisas acerca da militarização da sociedade, das instituições brasileiras, sobretudo da educação pública e de suas escolas, além e outros entes democráticos que lhes dão sustentação (conselhos, instituições, associações, assessorias). A intenção é problematizar a militarização da sociedade e da educação brasileira no contexto histórico, assim como os movimentos de resistência social e política em defesa da escola pública e de outras instituições a ela correlatas.

 

CT 14 – Educação e Religião no Brasil: olhares sobre a sociedade colonial, imperial e republicana

Coordenadores: Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro (UESB), Ruy Hermann Araújo Medeiros (UESB), Edileusa Santos Oliveira (IFBA)

Resumo: O colóquio temático propõe discutir e analisar a história e a memória da educação brasileira em sua amplitude institucional e sociopolítica do século XVI até a contemporaneidade, em seus aspectos legislativos, políticos e religiosos. Na leitura do processo histórico, tal proposta pretende considerar as abordagens relacionadas aos processos de configuração e contradições da educação na América Latina e no
Brasil, bem como a atuação da Igreja Católica em contextos de formalizam das tendências negativas do passado e do presente, originando conflitos em tempos de (des) caminhos da humanidade.

 

CT 15 – CAPITALISMO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CRISE SOCIOAMBIENTAL

Coordenadores: José Alves Dias (UESB), Manuel Loff (Universidade do Porto), Daniel Valério Martins (UESB)

Resumo: A proposta central é abordar temas relacionados à atuação e aos processos de mobilização das minorias étnicas, dos movimentos sociais e ambientais na nova fase histórica do sistema capitalista a que habitualmente se designa por globalização. Serão admitidas, principalmente, propostas oriundas dos Estudos Culturais, da Filosofia, do Direito, da Geografia, da História e da Antropologia. A partir do escopo geral pretende-se estabelecer os debates tanto no campo teórico quanto no empírico, envolvendo conceitos e experiências no passado e no presente. Propõe-se, também, abordagens relativas às ditaduras, às transições democráticas e à deriva neofascista em consonância com os eixos propostos.

 

CT 16 – MEMÓRIA E FOTOGRAFIA: trabalho-educação e as lutas contra o esquecimento

Coordenadores: MARIA CIAVATTA (UFF), Maria Augusta Martiarena (IFRS)

Resumo: O que é a fotografia, essa escrita de luz que tem tanta importância no mundo de hoje, nas nossas formas de ver e interpretar o mundo, as pessoas, os acontecimentos? O que é a fotografia reproduzida ao infinito, enfeitada, manipulada para contestar verdades aceitas ou inventar não verdades? Entender o objeto fotográfico como documento para a compreensão dos acontecimentos com suas particularidades históricas, é um objetivo deste Colóquio. A fotografia é um instrumento importante na preservação da memória, das lutas contra o esquecimento e a dominação no trabalho e na educação, contra o poder nos regimes autoritários e em todas as formas de dominação, para a sobrevivência das culturas e da espécie humana.

 

CT 17 – Alfabetização inovadora e eficaz: rumo à “salvação”

Coordenadores: Vera Pacheco (UESB), MARIAN DOS SANTOS OLIVEIRA (UESB),  Virgínia Maria Ferreira Silveira Baldow (UESB)

Resumo: O avanço tecnológico alcançado pela humanidade trouxe consequências positivas e negativas. Se por um lado, dominamos eficazmente os recursos naturais do planeta, garantindo a nossa sobrevivência; por outro, essa mesma habilidade tem trazido trágicas consequências: destruição do planeta; perseguição às minorias; segregação, etc; caminhos que têm nos conduzido à beira da extinção. A reversão desse quadro pode estar na base de tudo: na educação e, especificamente, na educação crítica. Nesse cenário, estratégias que nos forneçam uma alfabetização sólida, para um letramento que resulta na formação de um cidadão comprometido com a salvação do planeta e da espécie devem ser pensadas. Assim, partindo do pressuposto de que estratégias que gerem uma alfabetização alternativa podem ser um caminho importante para a formação de cidadãos conscientes quanto à necessidade de manutenção da nossa espécie, este colóquio temático aceita proposta de trabalhos que discutam formas inovadoras e eficazes de alfabetização.

 

CT 18 – Sociedade e educação à beira do abismo? Memória, ditadura e redemocratização

Coordenadores: Lívia Diana Rocha Magalhães (UESB), Gilneide de Oliveira Padre Lima (UESB), Ary Albuquerque Cavalcanti Junior (UFMT)

Resumo: Este Colóquio Temático (CT) pretende reunir resultados de pesquisas que problematizem questões relativas às Politicas de Estado e trajetórias sociais em contextos autoritários, ditatoriais e de redemocratização, com ênfase em abordagens sobre memória e história de reformas educacionais, instituições, movimentos e lutas sociais, mortos e desaparecidos políticos, negacionismos e revisionismos ideológicos.

 

CT 19 – MEMÓRIA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, GÊNERO E DROGAS

Coordenadores: SILVIA REGINA MARQUES JARDIM (UESB), LUCI MARA BERTONI (UESB)

Resumo: A realização do Colóquio Temático “Memória, Representações Sociais, Políticas, Gênero e Drogas” visa acompanhar, divulgar e socializar resultados de pesquisas que envolvam as temáticas desenvolvidas no GePAD, bem como estender para a colaboração e trocas de
experiências com estudiosos(as) de outros espaços acadêmicos. O diálogo entre pesquisadores(as) e discentes que se dedicam a estudar questões que envolvam memórias, representações sociais, gênero e o uso/abuso de drogas, por exemplo, pode ampliar o olhar para objetos de pesquisa nas Ciências Humanas e, em especial na Educação, uma vez que são temas que permitem trazer questionamentos sobre formas de poder e desigualdades que são socialmente produzidas. Esperamos, assim, que a realização deste Colóquio Temático possa ser uma estratégia para discutir formas de superação de desigualdades sociais presentes na sociedade. O debate abrange reflexões sobre preconceitos, práticas de exclusão, violências e direitos humanos.

 

CT 20 – DIÁLOGOS CONEXOS: CULTURA E ARTE ADIAM O FIM DO MUNDO?

Coordenadores: RICARDO MARTINS VALLE (UESB), MARÍLIA FLORES SEIXAS DE OLIVEIRA (UESB), ORLANDO JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA (UESB)

Resumo: Que caminhos a diversidade da experiência humana pode indicar em momentos limites, como agora? Quando a hegemonia capitalista atingir as últimas fronteiras territoriais do planeta, a pluralidade das experiências culturais e artísticas ainda poderá apontar alternativas? A História é mestra da vida (Cícero), mas o ser humano não aprende com ela (Brecht), por isso encadeamos eventos onde o anjo da História só vê uma catástrofe em ruínas acumuladas (Benjamin). O vento irresistível do progresso permitirá à História acordar seus mortos e reunir seus pedaços? A História talvez ensine, mas quem é capaz de aprender? História não é passado: é discurso do presente para o presente, luta vã com palavras, indicando possibilidades para o futuro. Este colóquio temático apresenta resultados de investigações com diversas abordagens teórico-metodológicas, tematizando a cultura e a arte em perspectiva crítica, política e transformadora, vinculadas aos encargos da humanidade com a Terra e as futuras gerações.

 

CT 21 – Mullheres em campo: territórios da arte e da diversidade

Coordenadores: Larissa Lacerda Menendez (UFMA), Rose-France de Farias Panet (UFMA)

Resumo: O presente colóquio tem como objetivo geral refletir sobre a contribuição das mulheres na produção de conhecimento, tanto no campo da ciência como nas artes, concebendo estas contribuições como modos de resistência à crise da nossa civilização. Visa investigar o fazer antropológico e etnográfico produzido por mulheres, assim como as produções de artistas indígenas e afrobrasileiras. O colóquio terá como objetivo específico debater trabalhos acadêmicos que abordem pesquisas de campo, preferencialmente produzidas por mulheres, com abordagem interdisciplinar. Priorizará as pesquisas feitas por mulheres e/ou que investigam as produções de artistas indígenas
e afro-brasileiras e assuntos relacionados a gênero, sexualidade e interseccionalidade. O colóquio propõe ser um espaço de troca onde serão debatidas pesquisas em curso, como as de iniciação científica, monografia, mestrado, doutorado e outras já concluídas.

 

CT 22 – Cinema, audiovisual e memória: entre resistência e sobrevivência.

Coordenadores: Milene de Cássia Silveira Gusmão (UESB), Maria Laura Souza Alves Bezerra Lindner (UFRB),  Rogério Luiz Silva de Oliveira (UESB)

Resumo: O Colóquio Temático objetiva reunir estudos sobre a relação entre cinema, audiovisual e memória. A intenção é promover um espaço de debate e reflexões sobre a potencialidade de obras audiovisuais, de práticas e/ou trajetórias em cinema, enquanto objetos de atravessamento de tempos. Nesse sentido, espera-se que as proposições submetidas mobilizem teorias e metodologias que evidenciem a natureza mnemônica e/ou memorialística do cinema e do audiovisual, seja por meio de estudos que tratem da forma como este fazer artístico oferece um recurso de resistência aos imperativos (culturais, políticos, sociais, históricos e estéticos) ameaçadores da humanidade, seja mediante à maneira como produções audiovisuais funcionam como suporte de experiências que sobrevivem no decurso do tempo. Visa a reunião de pesquisadores(a)s, mestrando(a)s, e doutorando(a)s e estudantes de iniciação científica com interesse em aprofundar nos estudos tanto sobre experiências de formação e difusão, quanto sobre processos de criação em cinema e audiovisual.

 

CT 23 – CIÊNCIAS DA VIDA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE.

Coordenadores:  Renato Pereira de Figueiredo (UESB), Márcia de Oliveira Menezes (UESB),  Pyerre Ramos Fernandes (UESB)

Resumo: Vivemos tempos estranhos. Tempos de perspectivas confusas quanto a possíveis soluções para os problemas mundiais que se acumulam – desigualdades sociais, poluição, envenenamento por agrotóxicos, esgotamento das fontes, etc. O caráter intrinsecamente “insustentável” desse desenvolvimento, que alguns anunciavam hádécadas, tornou-se agora um saber comum. Diante desse cenário, que caminhos tomar? Autores como Humberto Maturana, Paulo Freire, Edgar Morin, dentre outros, apelam, em muitas de suas obras, para uma recivilização da humanidade. Talvez seja também necessário resistir “à tentação de uma oposição brutal entre as ciências e os saberes chamados de “não científicos”, cuja articulação será necessária se tivermos de aprender como responder ao que já começou (STENGERS, 2015). Neste Colóquio, discutiremos através de pesquisas concluídas ou em andamento, caminhos de articulação entre as ciências naturais e
matemáticas com outros saberes, que se aproximem dos aspectos acima destacados.

 

CT 24 – Trabalho-Educação, Cultura e produção de saberes

Coordenadores: Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA), Marisa Oliveira Santos (UESB), William Kennedy do Amaral Souza (IFRO)

Resumo: O Colóquio Trabalho-Educação, Cultura e produção de Saberes, tem por objetivo oportunizar momentos de reflexão e socialização acerca de pesquisas centradas em estudos no campo trabalho-educação, que reflitam sobre experiências de práticas culturais e econômicas, que abarcam diferentes empirias: comunidades ribeirinhas, quilombolas, pescadores artesanais, pequenos produtores rurais, além de grupos de economia popular solidária, economia doméstica, de fábricas, moradias, MST e outros movimentos sociais populares. Substanciados na concepção materialista da história, nos estudos de memória social, da educação e produção de conhecimento, nas suas inter-relações entre economia e cultura, que se constituem em modos de vida nos territórios, pretende-se ampliar e problematizar também estudos históricos acerca da formação da classe trabalhadora.

 

CT 25 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO: alternativas possíveis ao abismo social?

Coordenadores: Leila Pio Mororó (UESB), Zizelda Lima Fernandes (UESB), Luciana Cristina Salvatti Coutinho (UFSCar)

Resumo: No momento atual, em que se acelera a implementação de políticas que visam garantir o avanço das margens de lucro do capital em detrimento da própria existência humana, a Educação tem sido tratada como um dos pilares centrais tanto para a implementação dessas políticas quanto para a garantia de coesão ás classes sociais a elas vinculadas. Esse contexto incide diretamente na formação de professores, acentuando propostas de cursos com foco em perspectivas cientificistas que reduzem a formação à aquisição de modelos pedagógicos distanciados da compreensão das bases teóricas e ideológicas que lhes dão sustentação. O Colóquio Temático Formação de Professores tem como objetivo reunir trabalhos resultantes de pesquisas acadêmicas que problematizam a formação de professores e os aspectos a ela relacionados. A finalidade é construir linhas de discussão que contribuam para a reflexão/problematização sobre como a
Educação (e, por extenção, a Formação de Professores) pode se constituir como alternativa possível ao abismo social em que vivemos hoje.

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