Chamada para submissão de trabalhos

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no XIV COLÓQUIO NACIONAL/VII INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO/UESB e o XII SEMINÁRIO NACIONAL e II INTERNACIONAL DO HISTEDBR/UNICAMP intitulados: “CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E LUTAS DE CLASSES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE RESISTÊNCIA”.

As inscrições para comunicação científica podem ser feitas aqui (formulário para submissão), até o dia 29 de abril. Os trabalhos submetidos devem seguir as normas determinadas pela organização dos Eventos.

Os eventos pretendem colocar na ordem do dia a discussão de como sociedades com grande capacidade de produção material (científica, biotecnológica, etc.) – ou não – foram expostas a uma pandemia sem precedentes. O intuito é debater de forma clara e visível a vulnerabilidade econômica, científica e educacional que afeta a humanidade em seus diversos contextos econômicos, políticos, geográficos e culturais, colocando no centro do debate a mundialização da crise econômica, política e humanitária que assola a sociedade contemporânea, cuja produção e circulação mercantil de amplo alcance tecnológico não para de crescer, contrastando com a miséria consolidada e profundas desigualdades sociais nos mais diversos rincões do planeta.

Para mais informações sobre os Colóquios acesse a página do evento aqui ou entre em contato pelo telefone (77) 3421-3894 ou pelo e-mail coloquiomuseupedagogico@gmail.com.

 

 

 

Prezado/a

O período de inscrição de trabalhos no XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/UESB foi prorrogado até o dia 15/07/24.

Observação: para enviar o seu trabalho é importante estar com a inscrição quitada.

Cordialmente,

Comissão Organizadora do Evento

 

Prorrogação da inscrições

 

 

Prezado/a

O período de inscrição de trabalhos no XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/UESB foi prorrogado até o dia 15/07/24.

Observação: para enviar o seu trabalho é importante estar com a inscrição quitada.

Cordialmente,

Comissão Organizadora do Evento

COLÓQUIOS TEMÁTICOS – 2024

CT 01 – Etnicidades, relações raciais e de gênero

Coordenadores:  José Valdir de Jesus Santana (UESB) e Maria de Fátima de Andrade Ferreira (UESB)

Resumo: Este Colóquio Temático pretende reunir estudos e pesquisas que tratam dos processos de etnicidade, das relações raciais e de gênero em distintos coletivos, a exemplo dos povos indígenas, comunidades quilombolas, movimentos sociais, como também nos espaços de educação formal e não formal, na perspectiva da interseccionalidade. Buscamos, ademais, refletir acerca dos modos e formas de representação construídos sobre esses coletivos, tanto por parte do Estado quanto de grupos com os quais mantêm contatos, como também das representações que tais coletivos produzem sobre si, a partir de suas demandas. Contemporaneamente, as questões sobre gênero, raça, etnicidades têm produzido grandes tensões e debates, tanto no espaço acadêmico quanto na sociedade de modo geral. Esperamos, portanto, reunir pesquisas e pesquisadores(as) que têm se debruçado sobre essas questões, no sentido de contribuir com o debate político/acadêmico em torno das demandas que esses coletivos apresentam à sociedade.

CT 02 – Memória, capitalismo e educação: atuais configurações do mundo do trabalho

Coodenadores: Fábio Mansano de Mello (UESB), Carlos Alberto Lucena (UFU) e Maria de Lurdes Almeida e Silva Lucena (ESAMC)

Resumo: Este colóquio temático tem por objetivo socializar e discutir os resultados de pesquisas cujo foco seja os estudos no campo trabalho-educação, bem como análise das transformações do processo de trabalho na contemporaneidade.
À luz das contradições imanentes do metabolismo capitalista, pretende-se problematizar conceitos como acumulação flexível, mercantilização da educação, uberização e precarização do trabalho, com ênfase nas metamorfoses ocorridas no âmbito do trabalho docente. Compreendemos que os estudos da memória social trazem importantes reflexões sobre temas como a proletarização docente, o produtivismo acadêmico e a expansão do ensino superior no Brasil, pautas atuais que demandam amplos debates.

 

CT 03 – BAKHTIN E O CÍRCULO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Coordenadores: MÁRCIA HELENA DE MELO PEREIRA (UESB) e ANNE CAROLLINE DIAS ROCHA PRADO (UESB)

Resumo:  O presente simpósio abre espaço para agregar trabalhos que investiguem gêneros discursivos digitais pelas lentes de Bakhtin e seu Círculo, seja em ações de ensino-aprendizagem, seja em espaços de reflexões teórico-práticas diversas, como, por exemplo, a respeito da temática dos caminhos que a humanidade tem traçado diante da ameaça de sua extinção, dada a importância de estudos ancorados pelos pesquisadores do Círculo para atender às demandas educacionais da sociedade contemporânea. Afinal, o ser humano e sua consciência só se constituem como tal no fluxo da interação verbal de um em relação ao outro em um determinado momento sócio-historicamente situado, marcado temporalmente como um evento único e irrepetível. Além disso, abrimos espaço também para trabalhos cuja temática incorpore os (multi) letramentos em associação com as teorias do texto/discurso/enunciado concreto aplicadas ao ensino-aprendizagem, em um processo de compreensão, interpretação e transformação dos mais diversos usos situados da linguagem.

 

CT 04 – Expressões territoriais das contradições do trabalho e das práticas tradicionais

Coordenadores: Sônia de Souza Mendonça Menezes (UFS) e  Miriam Cléa Coelho Almeida (UESB)

Resumo: O objetivo do colóquio temático é dar continuidade ao aprofundamento as reflexões sobre as expressões territoriais das contradições do trabalho e problematizar o processo educativo inerente às diversas formas de resistências e (re)existências aliadas as lutas de classes na contemporaneidade. As propostas deverão contemplar discussões vinculadas a precariedade no mundo do trabalho e suas expressões no território; a subordinação e exploração do trabalho de homens e mulheres; as políticas de governo e de Estado no enfrentamento da fome no Brasil; discussões das (re)existências no campo e na cidade vinculadas as práticas culturais atreladas a transmissão de saberes e fazeres na produção e comercialização de alimentos nos circuitos curtos; avanço das organizações e movimentos sociais como perspectivas de resistência; a subordinação da memória e do trabalho ao capital em uma sociedade de classes e os processos de luta e de (re)existência na cidade e no campo.

 

CT 05 – COLÓQUIO TEMÁTICO INFÂNCIAS, CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Coordenadores: Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB) e Dijnane Vedovatto (UFSCar)

Resumo: O Colóquio Temático Infâncias, Criança e Educação Infantil tem por objetivo aprofundar o debate sobre as infâncias, a criança e a educação infantil, principalmente, sobre as políticas públicas para a infância no Brasil. Nos últimos anos, presenciamos profundas mudanças no cenário político, econômico e climático que tem provocado sérias mudanças nos diferentes setores da vida da população. Estudos recentes indicam para a extinção da humanidade, bem como a urgência de ações e políticas públicas que possam reverter esse cenário crítico de destruição acelerada do nosso ecossistema. Uma destruição provocada pelo capitalismo que visa o lucro e enriquecimento de uma
minoria em detrimento do alargamento das desigualdades sociais e empobrecimento da maioria da população mundial. E que vivências as diferentes crianças vêm construindo nesse contexto? Quais as perspectivas futuras? Que ações e políticas têm sido elaboradas no Brasil para melhorar as condições de vida da classe trabalhadora e das crianças brasileiras?

 

CT 06 – Tejiendo Puentes para el fortalecimiento de la Educación STEM

Coordenadores:  Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB)HÉCTOR SANTIAGO ODETTI (UNL – Argentina), Mahira González (CENUR  Noreste, Universidad de la Republica

Resumo: En el marco del XV Colóquio Nacional y VIII Internacional del Museo Pedagógico, bajo el titulo
“À beira do abismo: os caminhos da humanidade diante da ameaça de sua extinção”, presentamos el Colóquio Temático “Tejiendo Puentes para el fortalecimiento de la Educación STEM”. Este espacio busca no sólo explorar y debatir las prácticas y estrategias de articulación entre la educación secundaria y universitaria en las disciplinas STEM, sino también la deserción estudiantil en todos los campos de conocimientos y carreras universitárias. Se abordarán temáticas críticas como la irrupción de la Inteligencia Artificial en el ámbito educativo, las dificultades actuales de la formación docente tanto inicial como continua y la importancia de construir puentes efectivos entrelazando horizontes académicos coherentes y enriquecedores a través de un enfoque comparativo entre Argentina, Brasil, Uruguay y otros países de la región.
Analizaremos estrategias implementadas, compartiremos experiencias de formación y delinearemos propuestas para reformular políticas educativas que promuevan una mejor articulación de niveles y, con ello, un avance hacia la continuidad y el éxito en los estudios
superiores. Invitamos a la comunidad educativa a sumarse a este diálogo esencial para forjar futuros docentes capaces de enfrentar los retos de nuestro tiempo.

 

CT 07 – LITERATURA, MEMÓRIA E SOCIEDADE

Coordenadores: Marcello Moreira (UESB), Flávio Antonio Fernandes Reis (UESB), Halysson F. Dias Santos (UESB)

Resumo: O XV Colóquio Nacional e VII Internacional do Museu Pedagógico convida a reflexões acerca dos desafios da humanidade “à beira do abismo”, em vista de sua extinção. Se a metáfora “abismo” assusta, o termo “extinção” tem uma literariedade preocupante, dados os eventos políticos e ecológicos atuais. Com isso, um modo de resistência é a promoção da cultura e, sobretudo, das letras, com seu legado milenar. Foi em face a ameaças de extinção que E. Robert Curtius escreveu o clássico Literatura Europeia e Idade Média Latina. Também, em situação limite semelhante, Erich Auerbach compôs outro clássicos dos Estudos Literários, o Mímesis.
Com isso, o Colóquio Temático – Literatura, Memória e Sociedade acolhe os estudos das letras produzidas entre os séculos XVI e XVIII, cujos fundamentos se estabelecem em convenções discursivas, conceituais e sociais específicas, próprias de um outro tempo e que nos interessa como alteridade cultural e como monumentos abertos a investigações que nos ensinam sobre o passado e o presente.

 

CT 08 – Psicologia, Educação e Direitos Humanos: práticas políticas para a vida

Coordenadores: Carmen Virginia Moraes da Silva (UESB), Odilza Lines de Almeida (UESB), Pablo Mateus dos Santos Jacinto (UESB)

Resumo: A presente proposta se origina no Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicologia da UESB (NUPEP) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos (NEPP), sediados no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. O NUPEP está voltado para a produção de conhecimentos e intervenções em diferentes perspectivas teórico-metodológicas, a partir da diversidade dos(as) pesquisadores(as) envolvendo as linhas 1. Avaliação Psicológica, Formação em Psicologia, Sociedade e Saúde; 2. Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde; 3. Psicologia, Saúde e a Clínica Transdisciplinar. O NEPP desenvolve pesquisa e extensão nas seguintes linhas: 1. Drogas, transtorno mental e violência hetero e autoinfligida; 2. Estudos Prisionais, criminalidade, segurança pública e direitos humanos; 3. Psicanálise, Direito e Sociedade; 4. Violências étnica, de gênero e religiosa. Dessa forma, a proposta deste Colóquio Temático é recepcionar produções diversas que envolvem investigações e práticas oriundas dos diversos campos de conhecimento que integrem as linhas apresentadas.

 

CT 09 – Caminhos possíveis na linguagem: Intervenção e estimulação de fala

Coordenadores: NIRVANA FERRAZ SANTOS SAMPAIO (UESB), CARLA SALATI ALMEIDA GHIRELLO-PIRES (UESB), MARIA DE FÁTIMA DE ALMEIDA BAIA (UESB)

Resumo: O objetivo deste colóquio temático é discutir resultados de pesquisas que, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas, provenientes da Psicolinguística, da Neurolinguística, da Musicoterapia e da teoria histórico-cultural, aprofundam-se em estudos que abrangem o ser humano à beira do abismo no que abarca a patologização e a medicalização na educação, o desenvolvimento da linguagem (a)típica, o enfrentamento do desenvolvimento da linguagem nas síndromes, como a de Down, e em condições como quadros de afasia, doença de Parkinson e doença de Alzheimer e, também, abarca questões que envolvem a relação entre a linguagem e outros processos mentais superiores, tais como memória e atenção. Agrupam-se, ainda neste CT, estudos direcionados por abordagens linguísticas que tratam da orientação e intervenção e do papel dos meios de estimulação de fala diante da ameaça de extinção da humanidade.

 

CT 10 – O passado da humanidade é o caminho para o seu futuro e a língua o veiculo

Coordenadores: Cristiane Namiuti (UESB), Jorge Viana (UESB), Adilson Ventura (UESB)

Resumo: Preservar a memória materializada nos documentos históricos e contemporâneos é condição necessária para que a
humanidade se mantenha no caminho para um futuro distante da extinção. Entendemos que conhecer a língua e seu
funcionamento é uma das maneiras de preservação da humanidade, na medida em que preserva a memória histórica e
social. Assim esse simpósio está aberto a trabalhos que investigam questões de linguagem nas áreas da Semântica,
Sintaxe, Morfologia, Linguística Histórica, Filologia e trabalhos voltados a construção de corpora de língua.

 

CT 11 – A Pedagogia Histórico-Crítica contra a barbárie

Coordenadores: Marta Loula Dourado Viana (UESB), Paulino José Orso (UNIOESTE), Cláudio Eduardo Felix dos Santos (UESB)

Resumo: A barbárie é um dos componentes da sociedade de classes. Contudo, tem se agudizado com o modo de produção capitalista, especialmente em sua atual fase de desenvolvimento imperialista e ultraliberal, suscitando novos estudos, discussões, debates, articulações e enfrentamentos. A luta contra a barbárie se impõe de forma ainda mais urgente nessa fase imperialista de agonia do capitalismo. A pedagogia histórico-crítica se coloca nessa trincheira de resistência e contraofensiva à desumanizaço ao defender a formação humana dos indivíduos em suas máximas possibilidades, o que passa pela defesa da escola pública, da apropriação do patrimônio cultural humano, visando a uma prática social profundamente transformadora da sociabilidade do capital. Nesse sentido, nosso colóquio acolhe pesquisas e estudos fundamentados na Pedagogia Histórico-Crítica, seja no campo dos fundamentos da educação, práticas de ensino, política
educacional, educação e diversidade, educação especial, movimentos de lutas sociais, marxismo e educação, e outras áreas afins, em diálogo com a educação.

 

CT 12 – Discurso e Memória: efeitos de ameça de extinção da humanidade

Coordenadores: Edvania Gomes da Silva (UESB), Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes (UESB), Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB)

Resumo: Este Colóquio Temático objetiva discutir o funcionamento dos discursos e da memória considerando-se as condições de produção e de circulação das discursividades, inscritas em distintas materialidades significantes; buscamos investigar a produção de sentidos, sob o jogo de forças da memória, a partir das relações dos sujeitos com a(s)ideologia(s) e/ou com as redes de saber/poder. Dessa forma, serão acolhidos trabalhos que, sob perspectivas teórico-metodológicas da análise do discurso, tematizem de: i) memória e discurso sob as tensões dos já ditos e deslocamentos; ii) processos de significação e efeitos discursivos., considerando a historicidade e o movimento dos sentidos e sujeitos, entre o silenciamento e a resistência. Esses dois eixos temáticos serão abordados, considerando-se o atravessamento de questões que ameçam de extinção da humanidade.

 

CT 13 – A hipermilitarização da sociedade brasileira e a educação sob ataque

Coordenadores: Catarina de Almeida Santos (UNB), Luciana Canário Mendes (INFMG), Alexandre Ricardo Lobo de Sousa (IFRS)

Resumo: Este colóquio objetiva problematizar e debater a hipermilitarização do Estado Brasileiro, com ênfase nos espaços e processos educativos, compreendendo que tais processos ameaçam a democracia, assim como a garantia do direito à educação. Nesse sentido, o colóquio propõe apresentar resultados de pesquisas acerca da militarização da sociedade, das instituições brasileiras, sobretudo da educação pública e de suas escolas, além e outros entes democráticos que lhes dão sustentação (conselhos, instituições, associações, assessorias). A intenção é problematizar a militarização da sociedade e da educação brasileira no contexto histórico, assim como os movimentos de resistência social e política em defesa da escola pública e de outras instituições a ela correlatas.

 

CT 14 – Educação e Religião no Brasil: olhares sobre a sociedade colonial, imperial e republicana

Coordenadores: Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro (UESB), Ruy Hermann Araújo Medeiros (UESB), Edileusa Santos Oliveira (IFBA)

Resumo: O colóquio temático propõe discutir e analisar a história e a memória da educação brasileira em sua amplitude institucional e sociopolítica do século XVI até a contemporaneidade, em seus aspectos legislativos, políticos e religiosos. Na leitura do processo histórico, tal proposta pretende considerar as abordagens relacionadas aos processos de configuração e contradições da educação na América Latina e no
Brasil, bem como a atuação da Igreja Católica em contextos de formalizam das tendências negativas do passado e do presente, originando conflitos em tempos de (des) caminhos da humanidade.

 

CT 15 – CAPITALISMO, MOVIMENTOS SOCIAIS E CRISE SOCIOAMBIENTAL

Coordenadores: José Alves Dias (UESB), Manuel Loff (Universidade do Porto), Daniel Valério Martins (UESB)

Resumo: A proposta central é abordar temas relacionados à atuação e aos processos de mobilização das minorias étnicas, dos movimentos sociais e ambientais na nova fase histórica do sistema capitalista a que habitualmente se designa por globalização. Serão admitidas, principalmente, propostas oriundas dos Estudos Culturais, da Filosofia, do Direito, da Geografia, da História e da Antropologia. A partir do escopo geral pretende-se estabelecer os debates tanto no campo teórico quanto no empírico, envolvendo conceitos e experiências no passado e no presente. Propõe-se, também, abordagens relativas às ditaduras, às transições democráticas e à deriva neofascista em consonância com os eixos propostos.

 

CT 16 – MEMÓRIA E FOTOGRAFIA: trabalho-educação e as lutas contra o esquecimento

Coordenadores: MARIA CIAVATTA (UFF), Maria Augusta Martiarena (IFRS)

Resumo: O que é a fotografia, essa escrita de luz que tem tanta importância no mundo de hoje, nas nossas formas de ver e interpretar o mundo, as pessoas, os acontecimentos? O que é a fotografia reproduzida ao infinito, enfeitada, manipulada para contestar verdades aceitas ou inventar não verdades? Entender o objeto fotográfico como documento para a compreensão dos acontecimentos com suas particularidades históricas, é um objetivo deste Colóquio. A fotografia é um instrumento importante na preservação da memória, das lutas contra o esquecimento e a dominação no trabalho e na educação, contra o poder nos regimes autoritários e em todas as formas de dominação, para a sobrevivência das culturas e da espécie humana.

 

CT 17 – Alfabetização inovadora e eficaz: rumo à “salvação”

Coordenadores: Vera Pacheco (UESB), MARIAN DOS SANTOS OLIVEIRA (UESB),  Virgínia Maria Ferreira Silveira Baldow (UESB)

Resumo: O avanço tecnológico alcançado pela humanidade trouxe consequências positivas e negativas. Se por um lado, dominamos eficazmente os recursos naturais do planeta, garantindo a nossa sobrevivência; por outro, essa mesma habilidade tem trazido trágicas consequências: destruição do planeta; perseguição às minorias; segregação, etc; caminhos que têm nos conduzido à beira da extinção. A reversão desse quadro pode estar na base de tudo: na educação e, especificamente, na educação crítica. Nesse cenário, estratégias que nos forneçam uma alfabetização sólida, para um letramento que resulta na formação de um cidadão comprometido com a salvação do planeta e da espécie devem ser pensadas. Assim, partindo do pressuposto de que estratégias que gerem uma alfabetização alternativa podem ser um caminho importante para a formação de cidadãos conscientes quanto à necessidade de manutenção da nossa espécie, este colóquio temático aceita proposta de trabalhos que discutam formas inovadoras e eficazes de alfabetização.

 

CT 18 – Sociedade e educação à beira do abismo? Memória, ditadura e redemocratização

Coordenadores: Lívia Diana Rocha Magalhães (UESB), Gilneide de Oliveira Padre Lima (UESB), Ary Albuquerque Cavalcanti Junior (UFMT)

Resumo: Este Colóquio Temático (CT) pretende reunir resultados de pesquisas que problematizem questões relativas às Politicas de Estado e trajetórias sociais em contextos autoritários, ditatoriais e de redemocratização, com ênfase em abordagens sobre memória e história de reformas educacionais, instituições, movimentos e lutas sociais, mortos e desaparecidos políticos, negacionismos e revisionismos ideológicos.

 

CT 19 – MEMÓRIA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, GÊNERO E DROGAS

Coordenadores: SILVIA REGINA MARQUES JARDIM (UESB), LUCI MARA BERTONI (UESB)

Resumo: A realização do Colóquio Temático “Memória, Representações Sociais, Políticas, Gênero e Drogas” visa acompanhar, divulgar e socializar resultados de pesquisas que envolvam as temáticas desenvolvidas no GePAD, bem como estender para a colaboração e trocas de
experiências com estudiosos(as) de outros espaços acadêmicos. O diálogo entre pesquisadores(as) e discentes que se dedicam a estudar questões que envolvam memórias, representações sociais, gênero e o uso/abuso de drogas, por exemplo, pode ampliar o olhar para objetos de pesquisa nas Ciências Humanas e, em especial na Educação, uma vez que são temas que permitem trazer questionamentos sobre formas de poder e desigualdades que são socialmente produzidas. Esperamos, assim, que a realização deste Colóquio Temático possa ser uma estratégia para discutir formas de superação de desigualdades sociais presentes na sociedade. O debate abrange reflexões sobre preconceitos, práticas de exclusão, violências e direitos humanos.

 

CT 20 – DIÁLOGOS CONEXOS: CULTURA E ARTE ADIAM O FIM DO MUNDO?

Coordenadores: RICARDO MARTINS VALLE (UESB), MARÍLIA FLORES SEIXAS DE OLIVEIRA (UESB), ORLANDO JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA (UESB)

Resumo: Que caminhos a diversidade da experiência humana pode indicar em momentos limites, como agora? Quando a hegemonia capitalista atingir as últimas fronteiras territoriais do planeta, a pluralidade das experiências culturais e artísticas ainda poderá apontar alternativas? A História é mestra da vida (Cícero), mas o ser humano não aprende com ela (Brecht), por isso encadeamos eventos onde o anjo da História só vê uma catástrofe em ruínas acumuladas (Benjamin). O vento irresistível do progresso permitirá à História acordar seus mortos e reunir seus pedaços? A História talvez ensine, mas quem é capaz de aprender? História não é passado: é discurso do presente para o presente, luta vã com palavras, indicando possibilidades para o futuro. Este colóquio temático apresenta resultados de investigações com diversas abordagens teórico-metodológicas, tematizando a cultura e a arte em perspectiva crítica, política e transformadora, vinculadas aos encargos da humanidade com a Terra e as futuras gerações.

 

CT 21 – Mullheres em campo: territórios da arte e da diversidade

Coordenadores: Larissa Lacerda Menendez (UFMA), Rose-France de Farias Panet (UEMA)

Resumo: O presente colóquio tem como objetivo geral refletir sobre a contribuição das mulheres na produção de conhecimento, tanto no campo da ciência como nas artes, concebendo estas contribuições como modos de resistência à crise da nossa civilização. Visa investigar o fazer antropológico e etnográfico produzido por mulheres, assim como as produções de artistas indígenas e afrobrasileiras. O colóquio terá como objetivo específico debater trabalhos acadêmicos que abordem pesquisas de campo, preferencialmente produzidas por mulheres, com abordagem interdisciplinar. Priorizará as pesquisas feitas por mulheres e/ou que investigam as produções de artistas indígenas
e afro-brasileiras e assuntos relacionados a gênero, sexualidade e interseccionalidade. O colóquio propõe ser um espaço de troca onde serão debatidas pesquisas em curso, como as de iniciação científica, monografia, mestrado, doutorado e outras já concluídas.

 

CT 22 – Cinema, audiovisual e memória: entre resistência e sobrevivência.

Coordenadores: Milene de Cássia Silveira Gusmão (UESB), Maria Laura Souza Alves Bezerra Lindner (UFRB),  Rogério Luiz Silva de Oliveira (UESB)

Resumo: O Colóquio Temático objetiva reunir estudos sobre a relação entre cinema, audiovisual e memória. A intenção é promover um espaço de debate e reflexões sobre a potencialidade de obras audiovisuais, de práticas e/ou trajetórias em cinema, enquanto objetos de atravessamento de tempos. Nesse sentido, espera-se que as proposições submetidas mobilizem teorias e metodologias que evidenciem a natureza mnemônica e/ou memorialística do cinema e do audiovisual, seja por meio de estudos que tratem da forma como este fazer artístico oferece um recurso de resistência aos imperativos (culturais, políticos, sociais, históricos e estéticos) ameaçadores da humanidade, seja mediante à maneira como produções audiovisuais funcionam como suporte de experiências que sobrevivem no decurso do tempo. Visa a reunião de pesquisadores(a)s, mestrando(a)s, e doutorando(a)s e estudantes de iniciação científica com interesse em aprofundar nos estudos tanto sobre experiências de formação e difusão, quanto sobre processos de criação em cinema e audiovisual.

 

CT 23 – CIÊNCIAS DA VIDA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE.

Coordenadores:  Renato Pereira de Figueiredo (UESB), Márcia de Oliveira Menezes (UESB),  Pyerre Ramos Fernandes (UESB)

Resumo: Vivemos tempos estranhos. Tempos de perspectivas confusas quanto a possíveis soluções para os problemas mundiais que se acumulam – desigualdades sociais, poluição, envenenamento por agrotóxicos, esgotamento das fontes, etc. O caráter intrinsecamente “insustentável” desse desenvolvimento, que alguns anunciavam hádécadas, tornou-se agora um saber comum. Diante desse cenário, que caminhos tomar? Autores como Humberto Maturana, Paulo Freire, Edgar Morin, dentre outros, apelam, em muitas de suas obras, para uma recivilização da humanidade. Talvez seja também necessário resistir “à tentação de uma oposição brutal entre as ciências e os saberes chamados de “não científicos”, cuja articulação será necessária se tivermos de aprender como responder ao que já começou (STENGERS, 2015). Neste Colóquio, discutiremos através de pesquisas concluídas ou em andamento, caminhos de articulação entre as ciências naturais e
matemáticas com outros saberes, que se aproximem dos aspectos acima destacados.

 

CT 24 – Trabalho-Educação, Cultura e produção de saberes

Coordenadores: Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA), Marisa Oliveira Santos (UESB), William Kennedy do Amaral Souza (IFRO)

Resumo: O Colóquio Trabalho-Educação, Cultura e produção de Saberes, tem por objetivo oportunizar momentos de reflexão e socialização acerca de pesquisas centradas em estudos no campo trabalho-educação, que reflitam sobre experiências de práticas culturais e econômicas, que abarcam diferentes empirias: comunidades ribeirinhas, quilombolas, pescadores artesanais, pequenos produtores rurais, além de grupos de economia popular solidária, economia doméstica, de fábricas, moradias, MST e outros movimentos sociais populares. Substanciados na concepção materialista da história, nos estudos de memória social, da educação e produção de conhecimento, nas suas inter-relações entre economia e cultura, que se constituem em modos de vida nos territórios, pretende-se ampliar e problematizar também estudos históricos acerca da formação da classe trabalhadora.

 

CT 25 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO: alternativas possíveis ao abismo social?

Coordenadores: Leila Pio Mororó (UESB), Zizelda Lima Fernandes (UESB), Luciana Cristina Salvatti Coutinho (UFSCar)

Resumo: No momento atual, em que se acelera a implementação de políticas que visam garantir o avanço das margens de lucro do capital em detrimento da própria existência humana, a Educação tem sido tratada como um dos pilares centrais tanto para a implementação dessas políticas quanto para a garantia de coesão ás classes sociais a elas vinculadas. Esse contexto incide diretamente na formação de professores, acentuando propostas de cursos com foco em perspectivas cientificistas que reduzem a formação à aquisição de modelos pedagógicos distanciados da compreensão das bases teóricas e ideológicas que lhes dão sustentação. O Colóquio Temático Formação de Professores tem como objetivo reunir trabalhos resultantes de pesquisas acadêmicas que problematizam a formação de professores e os aspectos a ela relacionados. A finalidade é construir linhas de discussão que contribuam para a reflexão/problematização sobre como a
Educação (e, por extenção, a Formação de Professores) pode se constituir como alternativa possível ao abismo social em que vivemos hoje.


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A natureza dinâmica da curva garante que não haja dois games iguais, acrescentando alguma camada extra para emoção ao game. Uma característica marcante da oferta do Pin-up Casino é a rica seleção de máquinas caça-níqueis e jogos sobre caça-níqueis disponíveis afin de os jogadores. Atendendo an um amplo espectro de gostos e preferências, u cassino garante que quaisquer jogadores possam encontrar algo la cual se adapte ao seu estilo de jogo. Quer sony ericsson pruebe caça-níqueis clássicos, de vídeo et progressivos, o Pin-up Casino é 1 verdadeiro centro para os entusiastas de caça-níqueis. Parapostar possuindo dinheiro real, um usuário precisa fazer o depósito utilizando um cartão bancário, carteira eletrônica systems serviço online. O site já está” “disponível não só em português, mas também em inglês, russo, turco e espanhol.

  • Os programas não têm defeitos e são perfeitamente adaptados à sua user interface de usuário.
  • Na primeira, vários menus drop-down tem a possibilidade de te levar afin de” “um evento perfeito numa questão de poucos cliques.
  • A pin-up bet sony ericsson destaca por oferecer varias promoções afin de os jogadores regulares.

Mesmo afin de jogos de futebol impopulares, o bajo de apostas possui mais de a hundred pontos. Na secção Viva, a margem média é para 8%, enquanto no Prematch, é para cerca de 6-7%. Acessando an aba de promoções, vemos dezenas de bônus diferentes no site, alguns deles pra jogadores frequentes, como promoções de cashback e de depósito. A interface de uma Pin-Up é bem intuitiva, pelo la cual não terá problemas atualmente de realizar apostas, quer sejam pré-partidas ou ao vivo.

Apostas Pin Up Brasil

Existem cerca para 100 posições em linha para operating system jogos mais conocidos, e não é muitas vezes possível apostar em estatísticas. Para além 2 desportos clássicos, Flag Up Bet também oferece apostas na eventos na política, diplomacia, cultura, electronic até nos Jogos Olímpicos. Você não gostaria que since pessoas soubessem desse seu hobby no ano de particular? Sim, um cassino é scrupoloso quanto ao fornecimento de dados pessoais por parte de” “usuários, exigindo apenas informações precisas.

  • Esses games são provenientes de vários fornecedores para software de primeira linha, garantindo alguma jogabilidade de alta qualidade.
  • Você pode jogar nele mesmo que não tenha concluído um procedimento de registro.
  • Isso accede que os usuários façam apostas electronic gerenciem suas conta de forma provvidenziale, de qualquer espaço e a qualquer momento.
  • Procurando um site pra apostar em esportes com todos os recursos que 1 operador de 1ª linha precisa conseguir?
  • Durante este tempo, Pin Up Casino conseguiu ganhar a new confiança dos compradores e se cambiar um dos líderes no planeta do jogo.

Você será solicitado a fornecer algumas informações básicas, como seu nome, endereço de E-mail e data para nascimento. Depois de concluir o trâmite de registro, você poderá começar a new jogar na plataforma. Você pode jogar nele mesmo que não tenha concluído u procedimento de inspección.

Como Fazer Uma Aposta Vencedora No Pin Upwards Bet?

No entanto, mesmo que an empresa tenha apenas alguns transtornos, eles ainda são visíveis. Por vários motivos, mas sua confiabilidade aliada” “à experiência do usuário e suas promoções são os mais importantes fatores. Basta realizar seu primeiro depósito no site at the seguir os termos e condições da promoção, como rollover, aposta mínima, at the coisas do modelo.

  • Além destas categorias de esportes convencionais, você poderá apostar em dezenas de campeonatos de eSportes.
  • Por tudo isso, o cassino ao vivo da Pin-Up Casino é o verdadeiro salto num cassino real, com autenticidade, luxo electronic glamour dos cassinos terrestres.
  • Quase 30 esportes diferentes, incluindo operating-system pouco comuns asi como a bola sobre chão e um futebol gaélico, são cobertos por apostas esportivas Pin Upwards Sports.
  • As probabilidades são atualizadas em speed hábil, as transmissões não congelam.
  • Em termos de compatibilidade, u aplicativo do Pin-up Casino foi projetado para funcionar total em dispositivos Android os quanto iOS.

A maioria dos jogos é apresentada para falantes de inglês at the de” “russo, mas italiano, otomano, português ou alemão são outras dasjenige opções possíveis. Quando estiver conectado à sua conta, vá para a seção “Caixa” e selecione “Depósito”. Escolha u método de deposito de sua preferência, digite o canon do depósito e siga as instruções para concluir a new transação. Um dos aspectos mais destacados do Pin-up Online casino é o seu compromisso com a segurança dos jogadores e através do game justo. A licença de jogo la cual recebeu atesta tua dedicação em fazer um ambiente regulamentado onde os jogadores podem desfrutar para suas experiências sobre jogo com tranquilidade. Os campeonatos de mais de forty países estão representados no futebol.

Design Do Site Estatal Do Cassino

Abra sua conta e selecione teu método favorito, a partir de cartões de crédito a carteiras” “virtuais. Sem dúvida, você vai encontrar uman opção perfeita pra as suas necessidades e preferências. Mas claro que mesmo clientes antigos de uma casa também têm várias vantagens pra apostar.

Portanto, apenas games e softwares licenciados estão disponíveis lá. Deve-se notar que nesta seção é impossível experimentar jogos gratuitamente, não há modo demo. Enquanto isso, você pode participar de games de roleta, pôquer, bacará em espanhol ou inglês. Além disso, no reunión oficial do on line casino no Telegram, é realizada uma votação semanal, na qual você pode selecionar quais novos” “slot machine games serão adicionados ao site na próxima atualização. Para cadastrar um novo cupom na PinUp País e do mundo, é preciso produzir login no site oficial e, na seguida, selecionar a modalidade esportiva at the a partida para interesse. Em seguida, especifique o canon da aposta, bem como seu tipo (acumulador, regular).

Como Ganhar Zero Pin-up Casino?

Isso simplifica a navegação pelos vários esportes, a” “verificação das probabilidades, a new realização de apostas e até mesmo o acompanhamento sobre eventos ao vivo. O aplicativo foi projetado para otorgar um processo de apostas suave electronic eficiente, tornando-o propício tanto para iniciantes quanto para apostadores experientes. O aplicativo é compatível com dispositivos iOS electronic Android, tornando-o acessível an uma ampla gama de usuários.

  • Para além 2 desportos clássicos, Pin number Up Bet também oferece apostas em eventos na política, diplomacia, cultura, electronic até nos Jogos Olímpicos.
  • Uma das características para destaque do aplicativo Pin-up Casino é a sua user interface amigável.
  • É importante observar que os mouvement de saque podem variar dependendo do método escolhido.
  • Uma grande vantagem do Pin Upward Bet Brasil é que ele oferece dezenas de opções de pagamento para depósitos e saques.
  • A casa é segura e confiável, traz boas chances esportivas, variedade nos métodos de pagamento e muito mais.

A margem da casa de apostas é de até 9%, para as partidas mais populares pode ser reduzida em até 1, 5%. Você pode jogar no casino electronic fazer apostas zero Pin Up País e do mundo não só simply no site, mas também através do aplicativo para celular. Agora está disponível particularmente para a trampolín Android (smartphones e tablets).

Como Faço Para Criar Uma Conta? Regras Sobre Registro De Cassino

Os usuários têm alguma grande seleção para slots, jogos sobre casino e virtuais. Aqui também são realizadas promoções, nas quais os jogadores podem ganhar rodadas grátis e vários bônus. Pin-up. gamble é operador experiente que tem tudo o que o cliente pode quiser.” “[newline]Você não só tem a possibilidade de escolher entre vários jogos de on line casino e prognósticos na muitas disciplinas esportivas, mas também desfrutar de bônus diferentes para os iniciantes e clientes regulares.

  • As apostas ao palpitante Live no Pin-up Bet são uma grande oportunidade de se entreter assistindo o game e ao mesmo tempo ganhando algum dinheiro de verdade.
  • Abra sua conta e selecione teu método favorito, a partir de cartões de crédito a carteiras” “virtuais.
  • É por isso que é extremamente importante indicar informações confiáveis ​​sobre você.
  • Ao contarse na Plataforma On-line do Pin-up, teu design parecerá acquainted e há alguma explicação para isso.
  • Além do bônus de boas-vindas, a Pin number Up oferece muito mais ofertas aos seus clientes.

No entanto, existem alguns países onde u jogo online é proibido e operating system residentes desses países podem não arrumar acessar an organizacion. É importante repasar as leis do seu país antes de se inscrever em uma conta na Pin-Up. Sim, é perfeitamente possível utilizar um app móvel da Pin Up para fazer apostas esportivas, além de ser possível também jogar no” “site usando o seu navegador móvel. Em um dispositivo móvel, o design do site é distinto da versão primary. Você pode baixar a versão carry out smartphone a qualquer momento em nosso site. Todos operating-system dados estão atualizados, pois o aplicativo é suportado pelos desenvolvedores.

Métodos E Limites De Depósito

Dessa forma, não é necesario gastar tempo e memória fazendo download de um aplicativo Pin-up. bet application que pode servir baixado no rodapé do site estatal. Isso porque é só acessar o site do seu smart phone ou tablet que tudo que the versão do desktop oferece para os apostadores estará em palma da tua mão. Sim, the Pin-Up Bet oferece apostas esportivas ao vivo, permitindo la cual os usuários façam apostas em jogos em andamento em tempo real.

Aqui vamos dar olhada a disciplinas esportivas que oferece a new Pin-up no seu site. Cada cliente receberá uma ‘prenda’ em seu aniversario, é só ativar an ocasion dentro do silueta e você obterá até 30 reais. O único condición – realizar prognóstico dentro de 72 horas apos conseguir la cual promoção. O jogador poderá receber de 5% a 10% do montante apostado durante a hebdómada nas segundas-feiras. A porcentagem deste bônus depende da quantia das perdas totais na semana informe.

Apostas Em Esportes No Pin-up

Concluindo, o Pin-up sony ericsson destaca como o farol de excelência no setor para jogos e apostas on-line. Sua notável combinação de muitas opções de jogos, transações seguras electronic convenientes e atendimento superior ao cliente estabelece um alto padrão para outras plataformas. Seja em emocionantes jogos para cassino, na emoção estratégica do jogo Aviator ou em competitivas oportunidades para apostas esportivas, u Pin-up oferece alguma coisa para cada formato de jogador. Seu compromisso com a new segurança como também a satisfação do usuário, juntamente com a conveniência dos jogos móveis, faz dela uma plataforma confiável e agradável. O aplicativo também apresenta uma interface intuitiva at the fácil de navegar.

Na descrição do web site, vemos que u objetivo principal da casa de apostas é proporcionar 1 ambiente perfeito afin de os jogadores realizarem suas apostas apresentando segurança. O agente de Pin Up apostas online levou o assunto dieses transferências de recurso financeiro muito a sério e passou a?ares trabalhando cuidadosamente em opções de saque e depósito afin de seus usuários. Como resultado, há inúmeras maneiras de operating system apostadores enviarem teus ganhos, que foram comprovadas ao longo do tempo at the pelos algoritmos de última geração do site. Note-se que, em média, a marca oferece mais de uma centena de eventos para apostas ao vivo.

“Pin Up Casino

O Pin-up Casino é alguma plataforma líder sobre jogos on-line o qual ganhou um reconhecimento considerável, especialmente simply no mercado brasileiro. A ampla seleção de jogos é alguma das características mais atraentes do cassino. Ele oferece alguma ampla seleção para caça-níqueis de vários fornecedores de application de renome, proporcionando uma variedade sobre temas e gêneros para atender às preferências de cada jogador. Os eventos do pré-jogo cairão na linha, além disso, com opções de apostas muito profundas.

O Pin-up Online casino oferece uma grande variedade de jogos, incluindo caça-níqueis, jogos de mesa como black jack e roleta, jogos de cassino ao vivo e 1 jogo exclusivo chamado “Aviator”. Esses games são provenientes sobre vários fornecedores para software de 1ª linha, garantindo uma jogabilidade de entrada qualidade. A Pin-up se orgulha de oferecer suporte ao cliente de primeira classe para fiar que todos os jogadores aproveitem o jogo. A equipe de suporte dedicada tem a possibilidade de ser contatada através de meio de vários canais, facilitando aos jogadores an obtenção da ajuda para que precisam the qualquer momento. Uma das características para destaque do aplicativo Pin-up Casino é a sua software amigável. Ela foi projetada para fiar que tanto operating system novatos quanto operating system jogadores experientes possam navegar facilmente através do aplicativo.

Escolha Seu Jogo Ou Faça Sua Aposta

Muitos eventos esportivos proporcionam acompanhar online o que está acontecendo no campo. Alguns jogos apresentam transmissões ao vivo pra este fim, enquanto outros exibem estatísticas em tempo actual e informações detalhadas. Características adicionais pra apostas ao festón incluem acesso a great estatísticas, histórico sobre jogos e encontros privados. No terme conseillé Pin Up, os jogadores podem fazer Pin-Up Bet apostas ordinários, expressos e guias.

  • A linha é bastante boa, são atribuídas cerca de one thousand posições para u evento popular do futebol, mas nem sempre é possível apostar nas estatísticas.
  • E, ultimamente, an instituição também oferece serviços sobre casas de apostas, oferecendo aos jogadores an oportunidade sobre apostar em partidas esportivas.
  • Mesmo para jogos de futebol impopulares, o bajío de apostas apresenta mais de 100 pontos.

Se for um jogador menor, não tente enganar” “a great administração e não forneça informações falsas. A cobertura pre-match é quase tão excelente quanto because opções de game apara sport bet Pin Up. Além disso, em jogos de futebol você pode encontrar infográficos atraentes online para retratar o avanzamento da partida. Links para transmissões de vídeo de eventos esportivos também são fornecidos no web site do Pin Up Sportsbet.

Como Começar An Apostar Em Esportes Na Flag Up Bet?

Para se deliberar numa conta Pin-Up Bet, visite o site oficial at the clique no botão “Registrar”. Você precisará preencher os pontos necessários, como teu endereço de e-mail, senha e moeda preferida. Após aceitar os termos at the condições, você poderá concluir o trâmite de registro. Um e-mail de confirmação poderá ser emisario para verificar tua conta. É 1 fato bem famoso e indiscutível para usuários regulares sobre plataformas de apostas – o dinheiro deve ser tão fácil de sacar quanto depositar.

A criptografia SSL é u padrão da indústria para todas because transações online. Pin Up também united states um gerador para números aleatórios excluido (RNG) para todos os iGames. Ele possui certificados oficiais e an auditoria de apostas terceirizada é feita regularmente para garantir justiça e segurança aos usuários do Pin Up Bet. A organizacion é licenciada e regulamentada pelo governo de Curaçao, um que garante o qual ela opere sobre maneira justa electronic transparente.

O Cassino Pin-up E Suas Ofertas

A cada ano, because apostas em esportes virtuais estão se tornando mais populares e os usuários podem encontrar esta seção no Pin-Up Bet clicando na opção “V-Sport”. O site está no ano de constante aprimoramento electronic apresenta aos usuários tecnologias modernas at the novos recursos. A marca Pin-Up está em constante evolução, tentando tornar since apostas e the jogabilidade mais interessantes e lucrativas. Todos os membros la cual desejem fazer apostas desportivas devem criar uma conta. Todos os utilizadores têm direito a jogar desde que tenham pelo menos 18 anos de idade.

  • Na aba de promoções, você poderá visitar todas as ofertas de apostas esportivas e cassinos.
  • Para because apostas múltiplas deverá ir escolhendo suceso (até ao máximo de 30) at the no final clicar sobre “Gerar Aposta”.
  • No canto direito, estão as diferentes promoções que os jogadores podem resgatar.
  • A empresa tem uma licença global para descuidarse serviços no domínio do jogo e das apostas.

Tradicionalmente, um maior número de torneios estão disponíveis no futebol, hóquei e tênis. Assistir transmissões ao palpitante na plataforma carry out Pin Up apostas no Brasil é uma opção disponível para todos operating-system eventos apresentados. O Cassino Pin-up tem um visual que você relaciona automaticamente ao mundo dos cassinos e apostas.

CHAMADA PARA INSCRIÇÃO OUVINTES – MODALIDADE PRESENCIAL E VIRTUAL

Estão abertas as inscrições para ouvintes do XIV COLÓQUIO NACIONAL/VII INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO/UESB e o XII SEMINÁRIO NACIONAL e II INTERNACIONAL DO HISTEDBR/UNICAMP. Os interessados poderão se inscrever na modalidade presencial ou virtual.

INSCRIÇÃO OUVINTE – MODALIDADE VIRTUAL

Taxas modalidade virtual:

Discente de Graduação – R$ 15,00
Discente Pós-Graduação – R$ 40,00
Professor da Educação Básica – R$ 40,00
Professor do Ensino Superior – R$ 50,00
Outros profissionais – R$ 50,00

Prazo para os inscritos pagarem a inscrição: até dez (10) dias após a inscrição.

INSCRIÇÃO OUVINTE – MODALIDADE PRESENCIAL

Taxas modalidade presencial:

Discente de Graduação – R$ 10,00
Discente Pós-Graduação – R$ 25,00
Professor da Educação Básica – R$ 25,00
Professor do Ensino Superior – R$ 35,00
Outros profissionais – R$ 35,00

A inscrição deverá ser realizada no Museu Pedagógico/Casa Padre Palmeira (Bairro Cruzeiro) ou no CEDOC (UESB), de Segunda à Sexta, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h até o dia 24 de outubro de 2022 ; ou ainda, no dia do credenciamento, 25 de outubro de 2022, no Teatro Glauber Rocha (UESB).

Observações importantes:

  1. Receberá certificado o inscrito que efetuar o pagamento da taxa de inscrição e que obtiver frequência mínima de 75% nas atividades do evento.
  2. As conferências de abertura, mesas temáticas simultâneas e mesa de encerramento serão transmitidas pelo canal do Museu Pedagógico, no Youtube, sendo livre a participação dos não inscritos (sem direito a certificado).

Maiores informações poderão ser obtidas por meio dos contatos: telefone (77) 3421-3894 ou e-mail: coloquiomuseupedagogico@gmail.com.

I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”

No dia 27 de abril deste ano, às doze horas, acontecerá o I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”, com transmissão aberta pela internet.

Os estudos acerca dos passados traumáticos recentes, fundados na História e na memória social, se expandiram nas últimas duas décadas, marcadamente aqueles voltados para as experiências do terrorismo de Estado na América Latina, mais diretamente os concentrados nas operações das ditaduras militares dos anos 1960-1980. Contudo, esse passado traumático não é uma exclusividade das sociedades latino-americanas e, em seu cenário traumático, também continua exigindo revisitas contemporâneas, resultado de processos de recuperação, transmissão e interpretações de um passado carregado de traumas sociais e políticos provocados pelo Estado capitalista, portanto também resultado da permanência das relações sociais do mesmo tipo. A rede do “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes” pretende estar presente na resistência contra o esquecimento, entendendo que a luta pela memória não oficial desse passado é parte da luta mais geral contra a dominação de classe.

A rede foi criada no ano de 2019 e envolve o Museu Pedagógico da Uesb (Brasil), a FedIcária (Federación Icária, Espanha), a Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), o CESIL (Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, Argentina) e a Universidad de Valparaiso (Chile) e tem por objetivo teórico-prático fazer um levantamento histórico-historiográfico dos passados considerados “traumáticos” e, conjuntamente, discutir, debater e sistematizar, a partir das perspectivas teóricas apresentadas, os resultados de seus trabalhos. Este I Seminário vem nesse sentido, mas outras formas de socialização dos resultados do projeto também se darão através de publicações parciais em meios de comunicação como a Revista Binacional Brasil-Argentina (RBBA), Con-ciencia Social (CS) e Contenciosa como também por meio da organização de números de caráter monográfico das produções envolvidas no Projeto.

O intuito desse I Seminário é iniciar uma dinâmica de conversação sobre os problemas e desafios compartilhados pelas realidades históricas dos povos-nações envolvidos, numa perspectiva analítico-comparativa dos processos autoritários, violências políticas e ditaduras militares no passado recente e suas permanências no presente histórico do Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Espanha e versará sobre:

– Passados traumáticos no Brasil: história e historiografia, memória e ideologia – concisas inferências;

– La dictadura de Franco como tema sensible en la sociedade, la política y las aulas españolas del siglo XXI;

– Cartografía del conflicto armado colombiano: tendencias interpretativas;

– Historia reciente en Chile. Disputas narrativas de un pasado presente: entre los límites políticos, historiográficos y educativos y las aperturas de memorialización social;

– Luchas por la memoria, investigación histórica y desarrollos educativos em el caso argentino: um estado de situación.

 

O evento será transmitido pelos canais de comunicação dos anfitriões. No caso para o Brasil, pelo canal do YouTube do Museu Pedagógico da Uesb:

Sinta-se convidado!

Contrarreforma do Ensino Médio é tema de palestra

No dia 5 de julho, o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira e o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade irão  promover uma palestra, que abordará o tema “Contrarreforma do Ensino Médio: reiteração da educação negada”. O evento será ministrado pela professora Marise Ramos, da Universidade Federal Fluminense (UFF/Fiocruz).

A palestra acontecerá às 14h30 no próprio Museu Pedagógico, localizado na Praça Sá Barreto, no bairro Cruzeiro, em Vitória da Conquista. Para mais informações, entre em contato com o Museu pelo telefone (77) 3421 3894.