CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO, A. M. P.; CACHAPUZ, A.F.; GIL-PÉREZ, D. O ensino de ciências como compromisso social: os caminhos que percorremos. SãoPaulo/SP: Cortez, 2012.
CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. SãoPaulO/SP: Cengage Learning, 2013.
CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1997.
CONTRERAS, J. Autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, no. 9, maio, 1999.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática. Campinas: Autores Associados, 2009.
FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. O livro didático de ciências no Brasil. Campinas/SP: Editora Komedi, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2017.
FREITAS, D.; VILLANI, A. Formação de professores de Ciências: um desafio sem limites. Investigaçes em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 215-230, 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci.
GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2006.
LOUREIRO, C. F. B.; TORRES, J. R. Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.
LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo de Ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004.
LOPES, A. R. C. Contribuicóes de gaston bachelard ao ensino de ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n.3, 1993, p. 324-330. Disponível em: http://www.raco.cat/
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.
MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, no. 1., p. 20-39, 1996.
NARDI, R. (Org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.
VALENTE, W.R.(Org.). Euclides Roxo e a modernização do ensino de Matemática no Brasil. Brasília/DF: Ed. UnB, 2004.
VILLANI, A. Filosofia da Ciência e ensino de Ciência: uma analogia. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 169-181, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br