Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Gênero e Relações étnico-raciais
Coordenador: Prof. Benedito Eugenio
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Gênero e Relações étnico-raciais tem por objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos à pesquisa, através da articulação das três temáticas do grupo para alunos de graduação e pós-graduação e professores de instituições de ensino superior e da educação básica que interessem-se por esta área de pesquisa. Congrega pesquisadores numa perspectiva interdisciplinar. Tem como metas de trabalho: Formar pesquisadores que tenham como foco de estudos as discussões curriculares ; Mapear e dar visibilidade à produção no campo da pesquisa e do ensino de linguagens e humanidades nas políticas e práticas curriculares na educação básica, especialmente no Estado da Bahia; Realizar estudos sobre as relações de gênero e étnico-raciais e suas repercussões/ representações no espaço cotidiano das escolas de educação básica ; Realizar pesquisas sobre ensino, formação docente e diversidades em escolas do campo e de comunidades quilombolas.
Linhas de pesquisa
Currículo e educação escolar quilombola: desenvolve pesquisas sobre ensino e currículo na educação escolar quilombola valendo-se dos estudos decoloniais, da pedagogia/didática intercultural e da ecologia de saberes.
Currículo: políticas e práticas: o foco são pesquisas sobre as políticas e práticas curriculares, avaliação, emprego do livro didático e ao ensino de linguagens e humanidades voltadas à educação básica.
Currículo e formação docente: pesquisa as políticas de formação docente para a educação básica e sua articulação com o currículo. São utilizados o método do ciclo de política e a teoria da atuação.
Grupo de pesquisa em Etnicidades, Relações raciais e educação
Coordenador: Prof. José Valdir J. de Santana
Pretende-se, como esse Grupo, produzir e reunir pesquisas na interface entre Etnicidades, Relações Raciais e Educação, em diferentes contextos, a exemplo dos povos indígenas, especialmente dos localizados no Estado da Bahia, comunidades quilombolas, coletivos negros, como também nos espaços de educação formal e não formal, a partir de diferentes perspectivas teórico/metodológicas, a exemplo das perspectivas pós-coloniais e decoloniais. Buscamos, ademais, refletir acerca de modos e formas de representação construídos acerca desses coletivos tanto por parte do Estado quanto de grupos com os quais mantêm contatos, como também das representações que tais coletivos produzem sobre si, a partir de suas demandas. Contemporaneamente, as questões sobre etnicidades, relações raciais e educação têm produzido grandes tensões e debates, tanto no espaço acadêmico quanto na sociedade de modo geral.
Linhas de pesquisa
Educação e relações étnico-raciais na educação básica
Etnicidades, relações raciais e educação: perspectivas pós-coloniais e decoloniais
Interculturalidades e educação
Relações étnico-raciais, a Sociologia da Infância e a Antropologia da Criança
Rede de Pesquisa Discursos, representações e violência na escola
Coordenadora: profa. Maria de Fátima de A. Ferreira
A Rede de Formação de Pesquisa sobre Discursos, Representações e Violência na Escola foi criada em 2014, edital RED0015/2014, de articulação e formação de rede de pesquisa e desde esse período vem desenvolvendo pesquisa em articulações com pesquisadores de outras instituições de ensino, professores e alunos da UESC, subprojetos com alunos de iniciação científica, monitoria da disciplina optativa do curso de graduação, licenciatura, em Pedagogia, especialização e mestrado acadêmico da UESB, também é responsável pela organização do evento sobre violência e diversidade, na sua 5ª edição, em 2017 foi organizada e realizada a 4ª edição intitulada “IV Seminário Violência na Escola: Direitos Humanos, Diversidade e Paz nas Escolas; II Encontro Educação em Direitos Humanos e a Diversidade na Escola e I Seminário Gênero, Raça e Etnicidade, além de publicação de livros e artigos para revista especializada, apresentação de trabalho em eventos com e sem publicação, dentre outras atividades.
Linhas de pesquisa
Educação, direitos humanos e violência urbana e na escola
Educação, gênero, diversidade e movimentos sociais
Gênero, etnicidades e educação
Políticas públicas, gestão em educação e violência na escola
Relações étnico-raciais, gênero e escolarização
Núcleo de investigações neuropsicológicas da infância e adolescência
Coordenadora: Profa. Patrícia M. Freitas
O grupo desenvolve estudos e pesquisas relacionados à educação especial.
Linhas de pesquisa:
Cognição matemática
Neurogenética dos transtornos do desenvolvimento
Neuropsicologia do desenvolvimento e da aprendizagem
Jornalismo, Cidade e patrimônio cultural
Coordenadora: Profa. Mary Weinstein
O grupo dedica-se à educação, à memória e à cidade, tendo como objetivo final a educação patrimonial, especialmente por meio do envolvimento de estudantes na produção de reflexões sobre os registros de memória com vistas à conservação de valores associados à própria história e ao local. Esta formulação se verifica de forma associada à divulgação de resultados de iniciativas pedagógicas, ou não, que abrem caminhos para o conhecimento e reconhecimento da importância das histórias e narrativas, com pesquisas sobre a natureza do que se pretende valorizar.
Linhas de pesquisa
Ensino, linguagens e diversidades
Jornalismo, cidade e patrimônio cultural
Escravidão e Mestiçagens: poderes, povos, lugares e trânsitos culturais no Novo Mundo
Coordenadora: Profa. Isnara P. Ivo
O grupo desenvolve pesquisas sobre a escravidão e as mestiçagens e o ensino de História.
Linhas de pesquisa:
História da escravidão e das mestiçagens
História da escravidão e dos sertões
Grupo Colabor(ação): estudos e pesquisas em educação de pessoas jovens, adultas e idosas
Coordenador: Prof. José Jackson R. dos Santos
O grupo desenvolve pesquisas sobre as políticas e práticas educativas na educação de pessoas jovens, adultas e idosas.
Linhas de pesquisa
Aprendizagens de pessoas jovens, adultas e idosas em diferentes contextos educacionais
Currículos e práticas educacionais na perspectiva da educação popular
Histórias e Políticas Públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas
Saberes experienciais e formação colaborativa
Grupo de Estudos e pesquisas em política e gestão da educação básica
Coordenadora: Profa. Sandra Márcia C. Pereira
O grupo desenvolve estudos e pesquisas sobre as políticas públicas de educação básica, especificamente as voltadas para a educação infantil e as práticas de gestão e do planejamento educacional.
Linhas de pesquisa:
Estudos sobre infância e educação infantil
Política, planejamento e gestão educacional
Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM)
Coordenadora: Prof. Tania Cristina Gusmão
Agrega as áreas de Ciências Experimentais (Química e Física) e Matemática. Tem como premissa básica a pesquisa na área educativa que permita a sua articulação com as práticas docentes, bem como suas relações entre a Educação Básica e os Estudos Superiores. A pesquisa no GDICEM vem gerando a produção de novas abordagens na área do conhecimento em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática e articulando as questões teórico-práticas que permeiam o cotidiano escolar.
No que diz respeito à Matemática, o grupo vem atuando em duas linhas:
1) Metodologia e Didática no Ensino e Aprendizagem das Ciências Naturais e na Educação Matemática. Contempla processos de ensino aprendizagem e pesquisas sobre a execução curricular, a sala de aula, o seu uso como laboratório e espaço de formação, a utilização e impacto de sequências didáticas, materiais e de ferramentas teórico/metodológicas bem como os fundamentos cognitivos e científicos que os justificam como espaço de formação. Estuda a formação, desenvolvimento e modelagem de conceitos e de problemas no domínio das Ciências Naturais e da Matemática.
2) Processos Cognitivos, Afetivos, Metacognitivos e Resolução de Problemas. Esta linha de pesquisa estuda as Teorias e Modelos Instrucionais da Educação Matemática que integram o Marco Cognitivo e Epistemológico e que investigam os processos Metacognitivos, Afetivos e de Resolução de Problemas com vistas a uma melhor compreensão da problemática didática associada ao significado e natureza dos objetos matemáticos.
Grupo de Pesquisa Estratégias Ativas para o Ensino de Ciências e Saúde
Coordenadora: Profa. Gabriele Marisco
Objetivos: visa desenvolver estudos, pesquisas e produção de conhecimentos relacionados a educação em saúde, ensino de ciências, educação da infância (educação infantil e ensino fundamental), ludicidade (cultura lúdica, jogos, brinquedos e brincadeiras) e práticas de ensino e aprendizagem das instituições educativas.
GEEM-Grupo de Estudos em Educação Matemática (site: http://geem.mat.br)
Coordenador: Prof. Claudinei Camargo
O grupo foi criado em 2004, desenvolve ações e parcerias na forma do Programa de extensão – Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE) – que são apresentadas sob a forma de pesquisas, cursos, oficinas para estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio, propiciado um espaço para a ampliação do debate, da reflexão e da pesquisa em torno da prática pedagógica, possuímos também uma Revista Eletrônica intitulada “Com a Palavra, o Professor”, um periódico que se destina à publicação eletrônica de Práticas de Sala de Aula e produção científica de professores da Educação Básica, Superior, Graduandos e Pós-graduandos, promovendo a divulgação de artigos inéditos de professores dos diversos níveis, link: http://geem.ojs.galoa.com.br
Linha de pesquisa: Ensino Matemática, História do Ensino de Matemática, Educação Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Objetivo da Linha: Contribuir com os debates, discussões, reflexões e construções teórico- metodológicas na área da Educação e Educação Matemática utilizando com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, História do Ensino de Matemática e Formação de Professores.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Conhecimento Científico
Coordenação: Prof. Renato P. Figueiredo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Conhecimento Científico é ligado ao Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, campus de Vitória da Conquista. Mantém intercâmbio com o Grupo de Estudos da Complexidade-GRECOM, da UFRN, e desenvolve pesquisas voltados para a Formação de Professores da Educação Básica, notadamente a relação desses professores com o ensino das ciências e a teoria da Complexidade de Edgar Morin. Seu foco principal é o professor licenciado da Educação Básica, bem como os alunos dos cursos de licenciatura.
Linha de pesquisa
Linha de pesquisa: Cultura Humanística, Complexidade e Ensino das Ciências
Objetivo da Linha: Tomando por base a Teoria do Pensamento Complexo (Edgar Morin), a linha tem por objetivo promover a aproximação entre cultura científica e cultura humanística; problematizar o conhecimento científico predominantemente ancorado nos princípios da neutralidade e das evidências experimentais e propor tanto o uso de linguagens diversificadas (literatura, cinema, histórias em quadrinhos, metáforas, etc) quanto o de estratégias diversificadas de pesquisa, visando favorecer o autoconhecimento e a articulação dos conteúdos curriculares ligados ao ensino das ciências em uma perspectiva dialógica.
Neurociências e educação
Coordenadora: Profa. Elce Cristina Cortes
O grupo desenvolve estudos e pesquisas relacionados ao ensino de ciências, especificamente o ensino de histologia e anatomia.
Linha de pesquisa
Neurociências e educação.
Líderes: Prof. Dr. Silvano da Conceição e Prof. Dr. José Ricardo Marques dos Santos
Linha de Pesquisa 1 – Currículos, Diáspora e Reconhecimento
Objetivos:
– Analisar os impactos da Lei 10.639/2003, que alterou o artigo 26-A e 79-B da LDB/1996, em algumas escolas da rede pública de ensino (municipal e/ou estadual) e nas licenciaturas das universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais.
– Desenvolver pesquisas que problematizem as lutas sociais por reconhecimento e direitos.
Linha de Pesquisa 2: Educação do Campo e suas Aporias
Objetivo: contemplar discussões sobre a diversidade socioterritorial e sociocultural dos povos campesinos, assim como o estudo da legislação pertinente ao tema que, aliada à luta dos movimentos sociais campesinos pela terra e pela ampliação das políticas públicas (de garantia de direitos) , colocam a Educação do Campo e os seus paradoxos como um campo de produção de conhecimento fundamental para se pensar uma sociedade atual.
Linha de Pesquisa 3: Raça, Biopoder e processos de invenção de subjetividades
Objetivo: investigar processos de invenção/inscrição de sujeitos por meio de legislações (educacionais ou não), literatura menor, práticas pedagógicas ou outras formas simbólicas semelhantes que surjam como meio de se contrapor ao Biopoder instituído a partir da modernidade, sobretudo a partir da década de 1930, no Brasil.