CURRÍCULO, GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenação: Prof. Dr. Benedito Eugenio
Descrição: O projeto objetiva aprofundar a compreensão do currículo e das políticas curriculares em articulação com as discussões de gênero e relações étnico-raciais na escola de educação básica. Para isso, recorremos aos estudos de currículo (Bernstein, Apple, Ball) e aproximações com a teoria do discurso de Laclau, assim como os estudos de gênero e étnico-raciais numa perspectiva pós-colonial. São priorizadas as políticas e práticas curriculares desenvolvidas na educação básica, em escolas urbanas e quilombolas baianas. Como material empírico são priorizados documentos municipais /estaduais (do Estado da Bahia) e nacionais, livro didático, projeto pedagógico, além de observações em sala de aula e entrevistas, por meio dos quais são investigadas as relações étnico-raciais e de gênero. A metodologia prioriza a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e técnicas como entrevista narrativa, grupo focal, análise documental. Vinculado ao projeto estão os seguintes subprojetos: a) Relações de raça e gênero na sala de aula na educação básica; b) Propostas e políticas curriculares para a educação básica no Estado da Bahia; c) Educação em comunidades quilombolas: currículo e diversidade étnico-racial; d) O livro didático, a avaliação, o currículo e as relações étnico-raciais e de gênero.
IMPACTO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 95/16 NA MATERIALIZAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
Coordenação: Profa. Dra. Sandra Marcia C. Pereira
Descrição: A questão educacional no Brasil é sempre pauta atual nos discursos políticos, científicos, dos organismos internacionais, dos profissionais da educação, do senso comum, sendo uma área que permeia diferentes concepções de homem, sociedade e educação. Nessa seara de interesses, várias disputas são travadas, refletindo nas políticas públicas. Neste trabalho nosso foco são os 24 Planos Municipais de Educação (PMEs) do território de identidade do Sudoeste Baiano, aprovados após 2014. Como a Emenda Constitucional (EC) 95/16 impactou a materialização dos PMEs do território de identidade do Sudoeste Baiano? Essa é nossa questão de pesquisa. Como objetivo geral pretende analisar como a Emenda Constitucional (EC) 95/16 impactou a materialização dos PMEs do território de identidade do Sudoeste Bahiano. Os objetivos específicos são: Historicizar processo de elaboração dos PMEs do território de identidade do Sudoeste Baiano; analisar se os PMEs do território de identidade do Sudoeste Baiano se constituem como política educacional para os municípios que o compõe; analisar os desafios de cada município do território de identidade do Sudoeste Baiano para implementar as metas de seus PMEs. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa. O método utilizado é a abordagem do ciclo de políticas baseada em Stephen Ball e Richard Bowe. Para analisar os dados da pesquisa trabalhamos com teorizações e postulados foucaultianos.
ESCRAVIDÃO, COMÉRCIO E TRÂNSITOS CULTURAIS: POVOS, LUGARES E CULTURAS. SÉCULOS XVIII E XIX
Coordenação: Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo
Descrição: As mediações e os trânsitos culturais inerentes aos movimentos de pessoas e de produtos, entre os sertões em análise, são compreendidos como resultantes do processo de mundialização cultural e econômica iniciada pelas coroas católicas no início do século XV. Povos, lugares e culturas são as categorias de análise privilegiadas na pesquisa. Objetiva-se compreender as formas de trabalho nos interiores do Brasil analisando o impacto da presença dos índios, europeus, africanos, e seus descendentes livres, cativos ou forros nas formas de construção da vida social e econômica dessas localidades. Identificar os fenótipos e as categorias de mestiçagens aplicadas aos povos compõe a presente proposta de análise das mestiçagens culturais e biológicas, processadas desde as primeiras conquistas do interior. As trocas e mestiçagens culturais que conformaram as sociedades ibero-americanas, suas permanências e suas continuidades inserem-se no corpus da pesquisa. Práticas sociais em seus aspectos religiosos, políticos e econômicos são analisados a partir das diálogos históricos analisados em suas historicidades e nas práticas da História ensinada.
PAULO FREIRE E AS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Coordenação: Prof. Dr. José Jackson Reis
Descrição: O projeto de pesquisa em questão inscreve-se no contexto de estudos sobre o legado de Paulo Freire, enfatizando suas experiências em diferentes países, especialmente, no contexto brasileiro, chileno e africano. Objetiva-se analisar as contribuições teórico-práticas, na obra de Paulo Freire, para o contexto da educação básica brasileira. A primeira fase da pesquisa busca desenvolver um levantamento bibliográfico sobre o pensamento teórico-prático e político do educador Paulo Freire. Na segunda etapa, pretende-se desenvolver entrevistas de natureza (auto)biográfica com diferentes sujeitos com quem Paulo Freire conviveu e desenvolveu experiências educacionais. A organização e a análise dos dados, numa perspectiva histórica, social e crítica, busca dialogar com conceitos e/ou categoriais como: educação libertadora, transformação social, situações-limite, inéditos viáveis, descodificação, conscientização, Ser Mais. Pretende-se contribuir, portanto, para a materialidade e reinvenção da teoria educacional de Freire, no contexto da educação básica, aliado a outros pensadores fundamentais para contexto brasileiro e mundial na contemporaneidade.
PESQUISAR COLABORATIVAMENTE NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Coordenação: Prof. José Jackson R. Santos
Descrição: O projeto em questão busca analisar os desafios e as potencialidades de pesquisas colaborativas desenvolvidas com docentes da educação básica no contexto da EPJAI. Os dados (dissertações e teses) serão selecionados nos sites de Programas de Pós-graduação em Educação e/ou Ensino do Estado da Bahia, defendidas no período de 2010 a 2018. De natureza qualitativa, a pesquisa busca trabalhar com documentos secundários e buscará desenvolver um estudo histórico-crítico sobre os dados selecionados para fins de análise.
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: influência da formação docente e da língua falada pelo professor na realização do ensino e da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Iza P. A. Leite
Descrição: Em pesquisa concluída em 2014 e publicada em 2015, verificamos a influência, na prática docente, da formação precária dos professores e da língua (dialeto) por ele falada. A defasagem da formação docente, no que se refere aos processos de planejamento e avaliação da aprendizagem, aliada a uma precária aprendizagem no que se refere à norma culta da língua portuguesa interferiram significativamente no desempenho das atividades dos docentes que participaram daquela pesquisa. Essa constatação nos inquietou o suficiente para querer investigar a influência da formação docente e da linguagem falada pelo professor na realização do ensino e da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, essa pesquisa busca analisar a trajetória de dez mestrandos voluntários do PPGEn no que se refere à sua formação docente e à sua prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental