ATIVIDADES COLABORATIVAS E COOPERATIVAS NA ESCOLA
Coordenação: Prof. Dr. Claudinei C. Santana
Descrição: A busca da melhoria do fazer pedagógico nas atividades em sala de aula conduzem, frequentemente a novos questionamentos e novas possibilidades deste fazer. A construção de tais possibilidades, baseando-se na reflexão da prática é o foco do desenvolvimento da presente pesquisa, qual seja, o desenvolvimento reflexivo dos professores do ensino fundamental e médio, bem como o desenvolvimento do grupo cooperativo e colaborativo de trabalho, utilizando-se para tanto as tendências de ensino da Matemática. A realização da pesquisa ocorrerá junto a escolas da rede pública da região de Vitória da Conquista, estado da Bahia. Pretendemos então abordar principalmente as seguintes perguntas: Quais as implicações da constituição e desenvolvimento de um grupo cooperativo de professores? Quais resultados podemos ter com o desenvolvimento de atividades de formação continuada?
METODOLOGIAS INOVADORAS E MUDANÇAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Coordenação: Prof. Dra. Gabriele Marisco
Descrição: Repensar a prática docente tornou-se uma necessidade de discussão e entendimento do papel do professor no processo de ensino e construção do saber. O desenvolvimento de atividades propostas pelo docente pautados em metodologias inovadoras e ativas vem possibilitando o desenvolvimento de diversas competências no processo reconstrutivo. Permitindo assim, estabelecer diferentes tipos de relações docente-aluno que desencadeiam ressignificações e contribuam para a reconstrução do conhecimento. Contudo, há um grande desafio crescente de mudanças da metodologia tradicional para metodologias inovadoras. Diante desse contexto, esta proposta tem como objetivo investigar a contribuição das metodologias inovadoras nos diferentes níveis de ensino de Ciências e biologia. Nessa direção, o grupo de pesquisa Estratégias ativas para o ensino de ciências e saúde, vinculado ao Programa de pós-graduação de ensino (PPGEn) pretende gerar dados científicos e contribuir na formação de professores, com a participação de discentes da graduação em licenciatura de ciências biológicas e de alunos do PPGEn, através de aplicação de questionários, e pesquisa no desenvolvimento de atividades didáticos-pedagógicas na perspectiva de metodologias inovadoras, associado as potencialidades das atividades experimentais-práticas pelos docentes..
INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Coordenação: Profa. Dra. Maria Deusa F. Silva
Descrição: O projeto visa, dentre outras:Ø Melhorar a formação dos professores de Matemática; Ø Inserir os alunos da Licenciatura em Matemática na pesquisa em educação matemática no âmbito da UESB; Ø Apoiar a participação de alunos e professores em eventos científicos da área; Ø Favorecer a troca de experiências com outros grupos de pesquisa do Estado da Bahia. Ø Dar seguimento a pesquisa em Educação Matemática, em especial, investigação matemática na sala de aula usando a escola pública como ambiente de pesquisa; Ø Atuar na Formação Inicial dos Alunos de Matemática com relação à sua futura ação docente na escola pública.
CIÊNCIA EM QUESTÃO: SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO?
Coordenação: Prof. Dr. Renato P. Figueiredo
Descrição: A partir dos pressupostos de que tanto uma imagem deformada do trabalho científico (LATOUR, 2000; GIL-PÉREZ et al, 2001), quanto uma concepção equivocada sobre a Natureza da Ciência por parte de professores da Educação Básica, tem repercussões na forma de ensinar conteúdos científicos (SCHEID; FERRARI; DELIZOICOV, 2011; MACHADO, RAZERA, GUIMARÃES, 2017; MORAIS et all, 2018), bem como baseado nas pesquisas realizadas com estudantes de licenciatura em Biologia e Física da UESB de Vitória da Conquista – BA (FIGUEIREDO, et all, 2014; MENEZES, FIGUEIREDO, 2020), a pesquisa tem como foco promover a aproximação entre cultura científica (identificada o conhecimento científico predominantemente ancorado nos princípios da neutralidade e das evidências experimentais) e a cultura humanística. Utilizando tanto linguagens diversificadas (literatura, cinema, histórias em quadrinhos, metáforas, etc) quanto estratégias diversificadas de pesquisa, busca-se, com isto, favorecer o autoconhecimento e a articulação dos conteúdos curriculares ligados ao ensino das ciências (Físicas, Químicas, Matemáticas e Biológicas) em uma perspectiva dialógica.
PROFESSORES DA UNIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO BÁSICA COLABORANDO COM O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA
Coordenação: Profa. Dra. Roberta M. Bortoloti
Descrição: Melhorar a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem em matemática é o foco deste projeto de pesquisa. Para garantir tal qualidade nos pautamos em dois princípios: 1) Universidade e Escolas trabalhando juntas; 2) Trabalho em regime de colaboração. Partindo destes dois princípios dois grupos foram se constituindo colaborativamente em prol do ensino e da aprendizagem em matemática. 1º grupo – como aproximar alunos estagiários, professores regentes e conhecimento matemático por meios eficazes e que os coloquem como sujeitos co-produtores do conhecimento? Vimos no Lesson Study (LS) essa oportunidade. 2º grupo – como ensinar matemática a um aluno com discalculia e baixa visão. A proposta deste projeto é criar práticas colaborativas entre Universidade e Escolas da Educação Básica; Desenvolver estratégias para melhoria do ensino de matemática; Garantir espaços de estudos entre professores e alunos da Universidade e professores e alunos da Educação Básica e (Re)aprender a ensinar matemática. Todos esses objetivos são comuns aos dois grupos, pois promoverão práticas colaborativas, porém quando analisados separadamente responderão de forma singular, pois cada grupo criará suas estratégias para melhoria do ensino de matemática e como consequência (re)aprenderão a ensinar matemática. No 1º grupo ficará evidente quando estratégias outras forem planejadas por um coletivo a fim de responder a algo que inquieta os professores de matemática e no 2º grupo quando estratégias forem criadas tendo como objeto de estudo estudantes que apresentam dificuldades para aprender cálculos.
DESENHO DE TAREFAS, RECURSOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES/FUTUROS PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenação: Profa. Dra. Tania Cristina Gusmão
Descrição: Este projeto visa desenhar recursos, materiais e ferramentas teórico-metodológicas, como tarefas e sequências didáticas, baseadas nos fundamentos cognitivos e científicos que justificam o seu uso na sala de aula, validá-las, estudar os seus impactos, visando antecipar e superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica e assim difundi-las com o objeto de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da matemática, em especial na Educação Básica. Participam deste Projeto Pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, Universitat de Barcelona, Universidad Católica de Perú e Universidad Nacional del Litoral em Argentina. Este projeto engloba alguns subprojetos, quais sejam: Subprojeto 1: Desenho de tarefas para o desenvolvimento de competências matemáticas no futuro professor dos Anos Iniciais da Educação Básica. Este projeto visa a realização de um estudo teórico-metodológico sobre o desenho de tarefas e sequências didáticas que permitam melhorar a formação matemática de futuros professores dos Anos Iniciais e, portanto, contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais deste futuro professor. Subprojeto 2: Sequências didáticas para o aumento da cognição e metacognição matemática de estudantes do Ensino Básico. O objetivo é elaborar sequências didáticas, baseadas na investigação, validá-las e difundi-las com o objeto de melhorar a aprendizagem da matemática de estudantes. Pensamos que os resultados da análise das sequências gerarão conhecimentos de domínio específico sobre a didática de conteúdos da matemática nos distintos níveis educativos.