Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 26 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

PPGGBC de portas abertas para o ensino básico

Publicado em 29 de março de 2019

Visando à divulgação das pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC) bem como a importância da ciência voltada para o estudos da Biodiversidade regional, o PPGGBC abre as portas para receber estudantes e professores do ensino médio, institutos técnicos e afins, oferecendo visitas monitoradas por docentes e discentes do PPGGBC aos seus respectivos laboratórios. Durante essas visitas, são apresentadas as linhas de pesquisa do programa, alguns resultados dos projetos desenvolvidos e é promovida a interação dos visitantes com o material biológico das coleções e com a natureza do trabalho científico. Do mesmo modo, a coordenação do PPGGBC também se disponibiliza a ir até as escolas para palestras e divulgação do curso.

Para qualquer uma dessas atividades, basta que o professor, coordenador pedagógico ou diretor das instituições entre em contato com a secretaria do PPGGBC via email (ppggbc@uesb.edu.br).

Em 2019, os laboratórios do PPGGBC já contaram com a recepção de estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio Mota Bitencourt (Barra do Rocha – BA) sob supervisão do coordenador pedagógico Leonardo Rezende e do Colégio Estadual Luísa Mahim (Jequié – BA) sob a responsabilidade das docentes Lilian Nery, Sonia Silva, Luciana Gomes e Marinalva Santos.

Visita dos estudantes do Colégio Estadual Antonio Mota Bitencourt no dia 20 de março de 2019. (FOTO: Acervo Pessoal)

Visita dos estudantes do Colégio Estadual Antonio Mota Bitencourt. (FOTO: Acervo Pessoal)

Estudante concluinte do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio Mota Bitencourt (FOTO: Acervo Pessoal)

Essa troca de experiências tem sido particularmente enriquecedora e importante para a inserção regional do PPGGBC, despertando o interesse dos estudantes para as pesquisas sobre a biodiversidade regional e relevância da ciência para catalogar e identificar os riscos à extinção de espécies, comunidades e ecossistemas.  De  acordo com o depoimento da aluna Ana Carolina Souza Sampaio, 17 anos, do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Luísa Mahim (Jequié – BA), a experiência de conhecer os laboratórios vinculados ao PPGGBC foi “simplesmente mágica” e que os estudos no campo da biologia deveriam ter mais reconhecimento.

Visita realizada no dia 28 de março de 2019 pelos estudantes do Colégio Estadual Luísa Mahim (FOTO: Acervo Pessoal)

BUSCA

Endereço:

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC)
Avenida José Moreira Sobrinho, s/n. Jequiezinho
CEP 45.206-190         Jequié – BA

E-mail: ppggbc@uesb.edu.br
Instagram: @ppggbc
Fone: (73) 3528-9725 (whatsapp)

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.