Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

UESB Governo do Estado da Bahia

Publicação de artigo científico

Publicado em 28 de setembro de 2023

Título: “Annual isotopic diet (δ13C, δ18O) of Notiomastodon platensis in the Brazilian Intertropical region during the Last Glacial Maximum”
Publicado na Journal of South American Earth Sciences

Autores: Gisele Aparecida dos Santos Neves , Aline Marcele Ghilardi, Francisco Tibério Felismino de Araújo, Alexander Cherkinsky, Mário André Trindade Dantas

*texto informado pela autora e discente Gisele Neves

“Este estudo foi realizado em parceria com autores de outras instituições brasileiras (Aline Ghilardi – UFRN- e Francisco Tibério Araújo – IFPB) e com Alexander Cherkinsky da Universidade de Georgia (USA).”

“O artigo trata da análise da dieta isotópica anual através de fragmentos de presa de mastodonte que foram encontrados em Sousa, na Paraíba, além da datação por radiocarbono (14C). Esta análise é realizada nos anéis de crescimento das presas de proboscídeos, onde é possível inferir a dieta de alguns anos de vida de um indivíduo (os anos correspondem à quantidade de anéis de crescimento).”

“Para este estudo, a datação por radiocarbono sugere que o indivíduo viveu na idade do Último Máximo Glacial (24.190–24.567 anos cal AP).”

Reconstrução do mastodonte                           Valores de δ13C (triângulos, quadrados e círculos verdes) e
                                                             δ18O (linhas vermelhas) de Notiomastodon platensis do RIB
                                                             durante o final do Pleistoceno.
                                                             (a) indivíduo de Coronel João Sá/BA com 12.000 cal kyr BP (seis anos),
                                                             (b) indivíduo de Vitória da Conquista/BA com 22.400 kyr BP (seis anos) e