Campus de Jequié, 22 de novembro de 2024
Coletânea: Tendências e Perspectivas nos Estudos Sobre as Relações Étnicas e suas Interfaces
Organização: Marcos Lopes de Souza e Maria de Fátima de Andrade Ferreira
Neste livro Tendências e perspectivas nos estudos sobre as relações étnicas e suas interfaces, os(as) autores(as), como um esforço coletivo de pesquisadores(as), professores(as), discentes e egressos(as) do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – PPGREC e, com o apoio do convênio Proap-Capes/Uesb, buscam delinear um retrato e algumas perspectivas da nossa sociedade e mundo de agora, estruturalmente marcado pelo colonialismo, racismo, LGBTTQIAPN+fobia, autoritarismos, misoginia, privilégios da branquitude, ideologias da brancura, branqueamento, que têm buscado contribuir com estudos teóricos e empíricos que se debruçam sobre o tema, utilizando diferentes recortes analíticos e objetos de investigação.
Pois, este não é apenas um livro que discute, nos seus vários capítulos, definições, conceitos, formas de relações étnicas. Há uma grande preocupação em todos os capítulos, e que vem a ser, precisamente, sobre as Tendências e perspectivas nos estudos sobre as relações étnicas e suas interfaces, destacando os desafios dos estudos étnicos, suas diferentes abordagens e resignificando os olhares para essas questões.
Nesse sentido, a obra apresenta 19 capítulos de autoria de docentes, discentes e egressas(os) do PPGREC e reúne contribuições e aproximações entre discussões que vêm marcando o campo dos estudos de relações étnicas e contemporaneidade, com diferentes abordagens metodológicas e em diferentes espaços de pesquisa, fortalecendo os estudos nesse campo do conhecimento.
Download do livro no link abaixo.
Coletânea: Tendências e perspectivas nos estudos sobre as relações étnicas e suas interfaces
Coletânea: Metodologias contracoloniais em relações étnicas, raciais e de gênero
Organização: Alexandre de Oliveira Fernandes, Marcos Lopes de Souza e Natalino Perovano Filho
SINOPSE
Metodologias contracoloniais em relações étnicas, raciais e de gênero se constitui como uma coletânea, que reúne textos de docentes, discentes e egressos(as) do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e tem o apoio financeiro do convênio Programa de Apoio à Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Proap-Capes). Esta coletânea problematiza metodologias de produção e/ou de análise de informações de pesquisas assentadas na geopolítica colonial, na colonialidade, no positivismo cartesiano, as quais, historicamente, têm sido determinantes para a circulação desigual de saberes, a hierarquização cognitiva e de corpos e a produção de subjetividades inferiorizadas. Com base em discursos historicamente tidos como abjetos, saberes subalternizados, periféricos, subterrâneos, tidos como “anormais” ou “monstruosidades”, a ideia geral é desafiar o pensamento dominante desde as margens, fornecendo estratégias metodológicas, técnicas e instrumentos de pesquisa que possibilitem a irrupção de formas outras de validação de saberes. Os textos investem em romper com a colonialidade do saber, construindo realidades e imaginações outras, reconfigurando a noção do que é pesquisar, do que é conhecimento, do que é metodologia de pesquisa. Essa emergência de outros saberes evoca metodologias dissidentes capazes de ressignificar nossos olhares, possibilitando outros modos de ser pesquisador(a).
Download do livro no link abaixo.
Metodologias contracoloniais em relações étnicas, raciais e de gênero
(73) 3526-2669
Rua João Rosa, s/n, Pau Ferro,
Jequié - BA
Referência:
Antigo Colégio Dom Climério de Andrade