Campus de Jequié, 05 de abril de 2025
Projetos Integradores
1) Educação e Relações Étnicas
O projeto integrador Educação e Relações Étnicas é o projeto original que deu origem às primeiras pesquisas que culminaram com a criação do PPGREC e do ODEERE. Docentes das duas linhas de pesquisa integram esse projeto. Sabe-se que devido ao racismo estrutural, ambiental e religioso; o genocídio da população negra; as altas taxas de feminicídio, especialmente entre mulheres negras; a violência contra as populações indígenas quilombolas e ciganas, uma das formas de lidar com as questões de violência que estruturam a sociedade brasileira é via processos educacionais. Nesse sentido esse projeto integrador visa produzir pesquisas que versem sobre uma série de temáticas, que vão desde a produção de etnicidades das mais diversas, em diálogo com a produção de mecanismos de resistências e subjetividades plurais até a produção e implementação de leis educacionais, como as leis 10639/03 e 11645/08, as políticas de ação afirmativa, que obrigam as instituições educacionais privadas e públicas a abordarem histórias e culturas afrobrasileiras e indígenas. Em termos de delimitação geográfica, o lócus de pesquisa se refere ao estado da Bahia, com ênfase no contexto da região sudoeste. A metodologia da pesquisa pode variar de acordo com o contexto de investigação e seu recorte, podendo ser usados métodos quantitativos, mas principalmente, metodologias qualitativas, como a etnografia (etnobiografia e autoetnografia) e observação participante; a pesquisa-ação; a história oral; as entrevistas estruturadas e semiestruturadas; as pesquisas bibliográficas e documentais; a análise de conteúdo e do discurso; o estudo de caso; a análise de narrativas; a hermenêutica e a fenomenologia. Com esse projeto se pretende produzir uma diversidade de pesquisa que tenham o potencial de subsidiar políticas públicas e compreender com profundidade as relações étnicas produzidas especialmente na região sudoeste da Bahia.
Coordenadora: Profa. Dra. Marise de Santana
Integrantes: docentes, discentes e egressos, em especial da Linha 1 – Relações Étnicas, Memória e Educação
2) Núcleo de Estudos em Diversidade de Gênero e Sexual
O projeto integrador Núcleo de Estudos em Diversidade de Gênero e Sexual é o projeto que integra a Linha 2. Ele tem o propósito de promover ações de ensino, pesquisa e extensão para o enfrentamento ao preconceito e à discriminação por gênero e orientação sexual a fim de reduzir os índices de violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTQIAPN+), tendo como interlocutores a sociedade civil organizada. Os principais subtemas de discussão do núcleo são: direitos humanos; saúde integral da população LGBTQIAPN+; crimes homofóbicos; direitos das minorias sexuais; homofobia nas escolas; família e diversidade sexual; religião e homossexualidade e ações institucionais contra homofobia. O núcleo tem como princípios metodológicos o diálogo com o público-alvo e a reflexão sobre as práticas cotidianas e como ações: os cursos de formação profissional na área de gênero e sexualidade; oficinas para a comunidade em geral; campanhas de sensibilização para o reconhecimento dos direitos humanos das minorias sexuais e realização de diagnósticos sobre a violência contra LGBTQIAPN+ na região do Território Médio Rio de Contas. Espera-se com este núcleo ampliar os espaços formativos no tocante ao reconhecimento das diferenças e fortalecer os trabalhos de investigação na área.
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza
Integrantes: docentes, discentes e egressos, em especial da Linha 2 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual
Projetos Temáticos
3) PETI Direitos Humanos
O objetivo geral é promover uma integração entre os estudantes indígenas e não indígenas, possibilitando a realização de um suporte orientado pelos próprios discentes, de forma horizontal. Com a integração desses estudantes teremos como desdobramentos uma maior visibilidade indígena no campus, melhor entendimento dos regramentos acadêmicos, incentivo importante para a Permanência, melhoria na comunicação da universidade com as comunidades indígenas e promoção de pesquisa e extensão mais integrada com a realidade mais imediata do segmento indígena universitário. A metodologia consistirá em encontros quinzenais com discussão de textos e vídeos sobre a temática indígena, especialmente relacionados a participação indígena na universidade, além do fomento de pesquisa e extensão sobre a temática.
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Carolina Fialho de Abreu
Integrantes: Prof. Dr. Danilo César Souza Pinto, Prof. Dr. Daniel Valério Martins, discentes e egressos da Linha 1 – Relações Étnicas, Memória e Educação.
4) Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras
O Grupo está vinculado a Rede Latino-Americana e Caribenha de pesquisas sobre Feminismos de Terreiros – RELFET . A Rede nasce do amadurecimento das pesquisas realizadas por distintas pesquisadoras brasileiras ao longo de suas trajetórias em distintos campos disciplinares.
Coordenadora: Profa. Dra. Nubia Regina Moreira
Integrantes: Profa. Dra. Francislene Cerqueira de Jesus, discentes e egressos, em especial da Linha 2 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual
Projeto Interinstitucional
5) CIÊNCIA NA COMUNIDADE: uma ação extensionista multidisciplinar integrada dos PPGs da UESB com o povoado de Duas Irmãs/Manoel Vitorino (BA)
O projeto CIÊNCIA NA COMUNIDADE: uma ação extensionista multidisciplinar integrada dos PPGs da UESB com o povoado de Duas Irmãs/Manoel Vitorino-BA faz parte do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG) do Ministério da Educação (MEC), por sua Secretaria de Educação Superior (SESu) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), regulamentado pela Portaria Conjunta Capes/Sesu n. 1, de 8 de novembro de 2023 e n. 2 de 10 de novembro de 2023. Conforme o Artigo 2°, o PROEXT-PG tem o objetivo de estimular e fortalecer as ações de extensão no contexto da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O Projeto Ciência na Comunidade: uma ação extensionista multidisciplinar integrada dos PPGs da UESB com o povoado de Duas Irmãs/Manoel Vitorino-BA é coordenado pelo Prof. Dr. Robério Rodrigues Silva e tem como coordenador adjunto o Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza. Docentes e discentes de vinte e dois Programas de Pós-Graduação da UESB participam da proposta.
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza
Integrantes: docentes do PPGREC e de outros PPGs da UESB
(73) 3528-9932
Rua João Rosa, s/n, Pau Ferro, Jequié - BA.
Referência:
Antigo Colégio Dom Climério de Andrade.