Campus de Jequié, 21 de novembro de 2024
O PPGREC integra o Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE (atualmente, órgão suplementar da UESB), que foi fundado em 2005, a partir de estudos de um grupo de pesquisa “Educação e Relações Étnicas: Saberes e práticas dos Legados Africanos, Indígenas e Quilombolas”, sob coordenação da Profa. Dra. Marise de Santana. Desde a fundação tem se tornado um espaço de produção do conhecimento acerca das relações étnicas e, posteriormente, também sobre gêneros e diversidade sexual. Destacam-se projetos de pesquisa dos(as) docentes vinculados ao Órgão e cursos de extensão, a exemplo de “Educação e culturas afro-brasileiras”, “Educação Indígena”, “Gênero, Raça e Diversidade Sexual”, “Educação Quilombola”, “Saúde da População Afro-brasileira”. A vocação extensionista do ODEERE e do PPGREC se evidencia por qualificar dezenas de pessoas da região, anualmente, com especial ênfase na formação de professores, que aderem às propostas e se engajam ativamente.
A proposta do PPGREC surgiu a partir dos trabalhos já desenvolvidos pelo ODEERE, que inclui um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo das questões étnico-raciais. A proposta foi elaborada por meio de uma comissão formada por três docentes da UESB, Profa. Dra. Marise de Santana (presidenta), Benedito Gonçalves Eugênio (vice-presidente) e Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza (membro) e um docente da UEFS, Prof. Dr. Edson Dias Ferreira (membro). No projeto foi considerado o percurso nas atividades de orientação em cursos de especialização e graduação além das ações de pesquisa e extensão já desenvolvidas. Em maio de 2014, a proposta do PPGREC foi aprovada pela CAPES e o curso iniciou em 1° de agosto de 2014.
Desde sua fundação, em 2005, o ODEERE, e o PPGREC a partir de 2014, realizam um grande evento anual intitulado Semana da Educação da Pertença Afro-Brasileira. Esse evento vem se fortalecendo a cada ano, movimentando a cidade de Jequié no mês de novembro. Exemplo desse fortalecimento pode ser observado na aglutinação de outros títulos e outros públicos, especialmente a partir de 2018, com o Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas, o Encontro de Religiões de Matriz Africana, o Fórum de Educação: Leis 10639/03 e 11645/08, Gênero e Diversidade Sexual e o Encontro Estadual da Educação das Relações Étnicas.
Outro evento que também tem grande impacto local/regional é o Seminário do Dia Mundial de Combate à Discriminação Étnica, realizado anualmente, no mês de março, desde 2006. Foi incorporado a esse evento o Seminário do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, onde egressos(as) e discentes se dedicam a apresentar seus trabalhos, além da realização de mesas temáticas relacionadas às linhas de pesquisa e avaliação do Programa. Esse evento constitui a abertura do ano letivo, tanto para os cursos de extensão como para a pós-graduação.
Ressaltamos ainda que, desde o ano de 2016, o Programa publica o periódico denominado ODEERE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (ISSN 2525-4715), revista quadrimestral da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que tem divulgado trabalhos inéditos e originais desenvolvidos em torno das discussões sobre etnicidade, relações étnicas, gênero e diversidade sexual, em diferentes tempos e espaços, e abordando diferentes grupos sociais, tais como indígenas, negros, africanos, ciganos etc. Essa revista atingiu a classificação Qualis B1 na última avaliação e apresenta grande potencial de crescimento, representando um avanço nas interlocuções do programa com outras redes de pesquisa, especialmente via publicação de dossiês.
Na última avaliação quadrienal (2017-2020), o PPGREC obteve a nota 4 com resultados expressivos nos três itens de avaliação: Programa (Muito bom), Formação (Bom) e Impacto Social (Muito bom). Na ficha de avaliação foi apresentada uma apreciação geral do PPGREC, indicando uma articulação e aderência muito boa das áreas de concentração com as linhas de pesquisa e os projetos desenvolvidos pelo corpo docente, uma infraestrutura adequada para a realização das atividades do programa, uma qualidade expressiva da produção intelectual de docentes, discentes e egressos(as) e o alto impacto social e cultural das pesquisas com inovação e complexidade média.
A escassez de pesquisadores(as) e docentes qualificados(as) para o ensino e pesquisa das relações étnicas, gênero e sociedade, na Região Sudoeste da Bahia, assim como em outras regiões do estado, é uma demanda que o PPGREC tem tentado suprir. A área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade é Relações Étnicas, Gênero e Sociedade, tem por foco a temática das relações étnicas e, quando pertinente, sua interface com gênero e sexualidades em diferentes espaços-tempo e utilizando-se também de múltiplos campos teórico-metodológicos, o que reitera nossa característica enquanto programa interdisciplinar. Nesta área de concentração, o PPGREC apresenta duas linhas de pesquisa e o corpo docente do programa tem experiência em pesquisas com temáticas vinculadas a uma das seguintes linhas: 1) Etncidade, Memória e Educação; 2) Etnias, Gênero e Diversidade Sexual.
Os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade são:
I- Formar pesquisadores/as capazes de questionar e refletir sobre questões teórico-práticas do campo das Relações Étnicas e suas interfaces, produzindo conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento micro e macrorregional e, em longo prazo, nacional;
II- Qualificar profissionais de várias áreas do conhecimento para a pesquisa interdisciplinar em Relações Étnicas a fim de atuarem na docência do ensino superior tanto em instituições públicas quanto privadas;
III- Estimular pesquisas e estudos de caráter interdisciplinar em Relações Étnicas e das suas interfaces com educação, memória, religiosidade, gênero, sexualidades, saúde, famílias, entre outros;
IV- Analisar as políticas públicas voltadas para os diferentes grupos étnicos (em especial populações negras, quilombolas, indígenas e ciganas) implementadas, sobretudo, no Estado da Bahia e na Região Nordeste;
V- Garantir a aquisição de um corpo de conhecimentos amplo, substancial das Relações Étnicas articulado às linhas de pesquisa do Programa e dos métodos teórico-metodológicos de investigação relevantes para esse campo de estudo nos diferentes contextos sociais.
VI- Propiciar ao(à) pós-graduando(a) o domínio crítico da produção de conhecimento na área de concentração do curso (Relações Étnicas, Gênero e Sociedade), assim como o investimento em sua prática e formação acadêmica e profissional.
Assim, o PPGREC vem se constituindo como um programa que preza pela excelência acadêmica, ampliando e fortalecendo as pesquisas em prol da melhoria da produção do conhecimento científico na área interdisciplinar, da formação de novos/as pesquisadores/as nas temáticas de relações étnicas e suas interfaces, sem desconsiderar a relevância social dessas questões e viabilizando as relações tanto com o ensino de graduação como com a Educação Básica. É visível o papel exercido pelo Programa na região, seu impacto social e vocação extensionista no que se refere à qualificação de pessoas para o tratamento das questões étnico-raciais.
(73) 3526-2669
Rua João Rosa, s/n, Pau Ferro,
Jequié - BA
Referência:
Antigo Colégio Dom Climério de Andrade