Quadro Docente

Apresentação do quadro:

Docentes / Lattes

E-mail

Prof. Dr. Adilson Ventura da Silva

adilson.ventura@gmail.com

Prof. Dr. Halysson Frankleynyelly Dias Santos

halyssondias@gmail.com

Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva

adavgvstvm@gmail.com

Profª. Drª. Maria Aparecida Pacheco Gusmão

prof.cida2011@gmail.com

Profª. Drª. Marian dos Santos Oliveira

mdossoliveira@gmail.com

Profª. Drª. Valdira Meira Cardoso de Souza

wal.uesb.2006@hotmail.com

Profª. Drª. Valéria Viana Sousa

valeriavianasousa@gmail.com

Profª. Drª. Vera Pacheco

vera.pacheco@gmail.com

Projeto de Pesquisa dos Professores:

Título do projeto:
CULTURA ESCRITA: LEITURA, LITERATURA E ENSINO
Orientador:
Prof. Dr. Halysson F. Dias Santos

O projeto de pesquisa “Cultura Escrita: leitura, literatura e ensino” evidencia a especificidade e a importância das leituras literárias mediadas pela escola frente às variadas possibilidades de experiência de leitura, entretenimento e fruição estética atualmente disponíveis, viabilizando a formação de professores preparados para o letramento literário no mundo contemporâneo. Tem-se em vista, pois, o estudo das práticas de leitura e os diferentes modos de acesso a obras literárias no ambiente escolar, seja por meio de livros impressos, seja por intermédio de suportes digitais. Ao articular pressupostos teórico-metodológicos de diferentes perspectivas dos estudos literários e culturais (história do livro, história da leitura, estética da recepção, etc.), pesquisas sobre história da educação e sobre a interação entre escrita, oralidade e memória, bem como propostas de formação de leitores, objetiva, por um lado, inter-relacionando as transformações do livro e dos hábitos de leitura no Ocidente, o processo de emergência histórica do conceito moderno de literatura e a história da educação literária, estudar práticas de apropriação didática do texto literário na contemporaneidade e, por outro, identificar os desafios, impasses e limites do ensino de literatura na escola, propondo, desse modo, possíveis caminhos para a formação de leitores proficientes e críticos.


Título do projeto:
PORTUGUÊS POPULAR DO BRASIL: DA PRÁTICA DA PESQUISA AO ENSINO DA NORMA PADRÃO
Orientador:
Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva

A história social de um povo precisa também ser contada por meio do viés linguístico, já que a língua é palco de conflitos e a prova cabal de preservação de valores atávicos e de indicativos de tendências de mudança. Nesse sentido, ensejamos que nossas pesquisas tratem do papel dos agentes formadores das comunidades de falas, apresentando estruturas linguísticas (no léxico e na gramática) que espelhem a realidade linguístico-social do Português Popular do Brasil. A história social e a história linguística, certamente, dão conta da situação em que uma sociedade em mudança precisa conhecer os rumos, os vetores e as condições em que tais mudanças ocorrem a fim de amenizar ou reduzir as assimetrias sociais que caracterizam as normas linguísticas do Português do Brasil Assim, discutiremos, dentro dos pressupostos da Sociolinguística e da Sócio-história, elementos linguísticos (concordância verbal e nominal; o uso e o desuso de formas pronominais e de formas verbais, a ampliação do léxico e do vocabulário, bem como a prática de produção de texto, tais como os aforismas populares e os cordéis) e extralinguísticos, envolvendo práticas linguísticas e sociais de unidades escolares situadas em (1) comunidades remanescentes de quilombos, (2) em comunidades rurais em processo de urbanização, (3) em comunidades rurbanas e (4) em comunidades urbanas periféricas, caracterizando, portanto, vertentes diferenciadas do Português Popular do Brasil.  


Título do projeto:
PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA NO ENSINO BÁSICO: ESTUDS BAKHTINIANOS, VYGOTSKYANOS E DO LETRAMENTO
Orientadora:
Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Pacheco Gusmão

Pesquisa com enfoque no ensino e aprendizagem da leitura, produção textual e reescrita no ensino básico nas abordagens interacionista, enunciativo-discursiva, mediadora e do letramento. O objetivo geral é possibilitar interlocução e reflexões com professores sobre o processo ensino-aprendizagem da leitura, produção, reescrita textual com ênfase nos postulados bakhtinianos, vygotskyanos e do letramento, evidenciando novas ações didático-pedagógicas interventivas. A referência teórica são os estudos de Bakhtin (2003;2004), Vygotsky (19891998), Soares (1998; 2003), Kleiman (1995), Tfouni (1993), Leite (2001), Ribeiro (2003), Rojo (2009; 2015) e outros autores que defendem o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa nessas perspectivas, bem como as orientações dos documentos oficiais que estabelecem metas, diretrizes e estratégias para a educação básica brasileira. Enfoque qualitativo na modalidade pesquisa-ação crítico colaborativa em interlocução com professores de escolas de Vitória da Conquista e Região. Análises de fotografias, filmagens de aulas e produção dos textos espontâneos de alunos, através da atuação do professor agindo como interventor/mediador do conhecimento. Realização de encontros pedagógicos e oficinas com Sequências Didáticas (SD) de gêneros discursivos diversos, inclusive os multimodais, objetivando um redimensionamento no ensino da linguagem.


Título do Projeto:
ASPECTOS SOBRE LEITURA E ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Equipe Responsável:
Prof.ª Dr.ª Vera Pacheco e Prof.ª Dr.ª Marian Oliveira

Este projeto contempla pesquisas que tenham como objeto de investigação a materialidade escrita de pessoas em fase de alfabetização e aquisição da escrita e/ou questões relacionadas ao processo de leitura e descrição de fenômenos relacionados à leitura e escrita no contexto escolar tanto de sujeitos típicos e atípicos. Assim, este projeto também contempla questões relacionadas à educação especial e à inclusão. Investiga-se a aquisição de leitura e de escrita através das noções de erro e de formas divergentes. O previsto e o imprevisível na leitura e escrita de estudantes com ou sem necessidades educacionais especiais. É fato que durante os processos de alfabetização e letramento, os alunos encontram, com frequência, barreiras na automatização do sistema de escrita. Formas escritas divergentes (tanto em nível da ortografia quanto em nível da pontuação) são abundantemente encontradas na produção textual desses discentes, bem como uma leitura baseada somente na decodificação é frequentemente verificada nessa fase. Dessa forma, propõe-se avaliar essas questões de escrita e de leitura, partindo do pressuposto de que a alfabetização (escrita e leitura) parte do processamento fonológico e pode ser estudada com base nos processos fonológicos encontrados na língua. A discussão, a análise e a intervenção serão realizadas com base em propostas teóricas da Fonética e da Fonologia, da Psicolinguística e Teorias de Aquisição.  


Título do Projeto:
A LITERATURA FANTÁSTICA NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE MACHADO DE ASSIS
Orientadora:
Prof.ª Dr.ª Valdira Meira

Muitos estudos têm sido realizados acerca da produção literária de Machado de Assis. No que concerne ao estudo da narrativa fantástica, porém, a bibliografia é escassa e carece de estudos que contribuam para elucidar o caráter fantástico dos textos machadianos. Para tanto, pretendemos desenvolver uma pesquisa que revele as relações intertextuais em narrativas do gênero fantástico na produção literária de Machado de Assis e, da mesma forma, a releitura que ele efetuou de textos de outros autores, uma vez que o referido escritor apresenta ecos do conto fantástico francês (século XIX) dos autores Viliers de L’iers Adam, Guy de Maupassant, Jean Lorrain, Alphonses Grandet, Gérard de Nerval, entre outros. Destacamos a releitura que Machado de Assis realizou de “Der Sandmann” (“o Homem da areia”), o conto mais famoso do escritor alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, em “O capitão Mendonça”. Machado de Assis também estabeleceu um diálogo com Edgard Allan Poe, uma das figuras centrais da vertente norte-americana da literatura fantástica. O escritor fluminense revela interesse pelo gênero fantástico, linha que percorrerá vários de seus textos, a saber: “O país das quimeras” (1862 no Futuro), “Uma excursão milagrosa” (1866), reaproveitada de “O país das quimeras”; “Um esqueleto”, (Jornal das Famílias, 1875), “Sem olhos” (1876), “A chinela turca” (Papéis avulsos, 1882), “A igreja do diabo” (1883) “Entre santos” (1886), “Idéias do canário” (Páginas Recolhidas 1899), "O anjo Rafael", "O capitão Mendonça" (Jornal das Famílias, 1870), "A vida eterna", "Ruy de Leão" (1872), "Decadência de dois grandes homens", "Os óculos de Pedro Antão", "A mulher pálida", "O imortal" (1882), "A segunda vida" (Histórias sem data), "As academias de Sião" (As Academias de Sião), "Um sonho e outro sonho". Para desenvolvimento desta proposta, partiremos do pressuposto de que o elemento fantástico na narrativa machadiana constitui um elemento de intertextualidade entre vários textos do autor, bem como entre seus textos e autores diversos. Assim, serão necessários estudos e reflexões acerca da intertextualidade literária e do estudo do gênero fantástico na literatura. O aparato teórico (básico) referente à intertextualidade na literatura será constituído dos estudos desenvolvidos por Julia Kriseva, Gérard Genette, Mikail Bakhtin, Tiphaine Samoyault, Ingedore Koch, Laurent Jenny, José Luiz Fiorin, entre outros. Referente à literatura fantástica utilizaremos os estudos teóricos realizados por Tzvetan Todorov, Irène Bèssiere, H. P. Lovecraft, Alejo Carpentier, P. G. Castex, Irlemar Chiampi, Filipe Furtado, David Roas, Remo Ceserani, entre outros.


Título do projeto:
ESTUDO DE ITEM(NS) LINGUÍSTICO(S) NA PERSPECTIVA (SÓCIO)FUNCIONALISTA
Orientadora:
Prof.ª Dr.ª Valéria Viana Sousa

Neste projeto temático, ancorados em pressupostos da Sociolinguística Laboviana e do (Sócio)Funcionalismo Norte Americano, objetivamos identificar itens linguísticos presentes em situações reais de uso do Português Brasileiro e analisá-los na perspectiva pancrônica. Assim, diacronicamente, observaremos a origem etimológica e o uso prescrito nos compêndios gramaticais de um determinado item linguístico; e, sincronicamente, descreveremos o comportamento desse item linguístico e, consequentemente, identificaremos o processo de gramaticalização que vem sofrendo do ponto de vista morfossintático, semântico-pragmático e/ou discursivo. Para a realização desse estudo, a pesquisa utilizará como corpus, na modalidade oral, o vernáculo do Português Popular e/ou Português Culto de uma determinada comunidade de fala e/ou , na modalidade escrita, produções textuais.


Título do Projeto:
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS
Orientador:
Prof. Dr. Adilson Ventura da Silva

Este projeto temático agrega projetos de pesquisa que se interessam em investigar questões relacionadas à construção de sentidos em textos, ou seja, interessa-nos fenômenos linguísticos presentes na leitura, interpretação e escrita de textos. Assim, a partir de teorias relacionadas aos estudos do sentido, a Semântica, em algumas de suas vertentes e a Análise de Discurso Francesa, observaremos alguns fenômenos, tais quais os efeitos de sentido e de memória presente na interpretação textual; como o uso de conjunções apresentam a argumentatividade em alguns textos; a relação entre a Enunciação e a Textualidade; procedimentos enunciativos para a descrição e a interpretação textual; o Interdiscurso e a Temporalidade; o Espaço de Enunciação e o Político na Língua. Como corpus de nossas pesquisas, observaremos textos produzidos por alunos e também textos utilizados por professores como material didático em um espaço de enunciação específico, que é a sala de aula.