Campus de Vitória da Conquista
22 de dezembro de 2024
O PROFLETRAS está constituído de uma única área de concentração: Linguagens e letramentos. A essa área de concentração se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino; Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.
Área de concentração: Linguagens e letramentos
Descrição: Na formação do professor que atua no Ensino Fundamental é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para a linguagem, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo. É com essa visão que a única área de Concentração do PROFLETRAS “Linguagens e Letramentos” dá conta de uma proposta que se quer ampla o suficiente para reunir linhas de pesquisa, e a elas associadas disciplinas, que articulam as modalidades oral e escrita, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais.
Teorias da Linguagem e Ensino
Descrição: Esta linha de pesquisa visa a retomar as noções de língua e linguagem, bem como a distinguir as linguagens naturais das artificiais. Ademais, tem o intuito de consolidar estudos sumariados na sequência: (a) descrição e normatização das linguagens; (b) avaliação de processos fonológicos que interferem na aquisição da leitura e da escrita; (c) domínios textuais e semântico-discursivos; (d) produção e efeitos de sentido nas linguagens naturais e não naturais; (e) identidades e construções antropo-culturais e literárias; (f) dialogicidade entre comunidades discursivas e produções literárias e demais manifestações culturais; (g) formação do leitor.
Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes
Descrição: Esta linha de pesquisa tem como foco estudos que se voltem para: (a) ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual; (b) panorama crítico do ensino da Língua Portuguesa e/ou da Literatura; (c) práticas de letramento e multimodalidade; (d) Educação Inclusiva e habilidades escolares de leitura e escrita; (e) transtornos de linguagem e de aprendizagem; (f) interculturalidade e multilinguismo; (f) produção de material didático inovador.