Campus de Vitória da Conquista 22 de dezembro de 2024
TURMA 01
Discente
Tema
Elisângela Santos de Andrade Oliveira
OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO DE ASPECTOS PROSÓDICOS NA ESCRITA E NA LEITURA DE ALUNOS DO NONO ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL
Silvanei Rocha Oliveira
LEITURA: DA MEDIAÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Alan José Alcântara de Figueiredo
O SEMEADOR DE LETRAS: UM ALFABETIZADOR BRASILEIRO ESQUECIDO
Maria Cristina Barbosa Lima
ANÁLISE DAS FORMAS DIVERGENTES DA ESCRITA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO À LUZ DA FONÉTICA/FONOLOGIA
Leiliane Pereira da Silva
OS PROCESSOS FONOLÓGICOS SUBJACENTES ÀS FORMAS DIVERGENTES DE ESCRITA EM TEXTOS DE ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Daniela Azevedo Mangabeira
ANGLICISMO: ISNTRUMENTO DE RENOVAÇÃO LEXICAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Simone Silva Nogueira
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS”
Jerffson Santos de Andrade
LETRAMENTO E PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
Elenita Alves Barbosa
UMA RELAÇÃO DE INTIMIDADE OU UM FOSSO PROFUNDO ENTRE SUJEITO E VERBO: ESTUDO DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3a PESSOA DO PLURAL NO 9o ANO
Renné da Glória Andrade Marques Batista
OS LAÇOS DA CONCORDÂNCIA VERBAL: PERFIL DA VARIAÇÃO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosângela dos Santos Marques
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO IMPERATIVO EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E DISCURSIVA
Cristiane Nogueira de Araújo
ESTUDO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMEROS EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Leila Cristina Bartilote Fonseca
CONCORDÂNCIA VERBAL NO CONTEXTO ESCOLAR: VARIAÇÃO NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Zélia Alves Nogueira
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PALMAS DE MONTE ALTO: ANÁLISE DA CONCORDÂNCIA VERBAL NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sônia Souza Carvalho
O JOGO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA
Edivanda Trindade Damasceno
UM ESTUDO SOCIOINTERACIONAL SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM UMA TURMA DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Christian Pinheiro Porto Placha
REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS A PARTIRDE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL LIONS CLUBE
Nelma Teixeira da Silva
O PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dagmar Nascimento Santos Cotinguiba
BLOG EDUCATIVO: MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Laila Monique Silva Ferreira Sacheto
CARTAS PESSOAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TURMA 02
Amenaide Fernandes Dos Santos
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO NA COMPREENSÃO LEITORA
Doralice Leite Ribeiro Alves
LEITURA E ESCRITA: O PAPEL DOS MARCADORES PROSÓDICOS NA COMPREENSÃO
Jaciara Marinho de Andrade
A LINGUÍSTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO VOLTADAS PARA QUESTÕES DE ORTOGRAFIA NA ESCOLA
Jucenilton Alves dos Santos
LEITURA E PRODUÇÃO DO GÊNERO PARÓDIA: RELAÇÕES INTERTEXTUAIS
Luciano Ferreira Bittencourt
O UNIVERSO LINGUÍSTICO DO FUTEBOL: UM ESTUDO DA METÁFORA E DA METONÍMIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria Anísia Villas-Boas Tourinho Vidal
ENTRE CONTOS E MINICONTOS: LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS INSTIGANTES DO BAIRRO CURRAL NOVO
Maria Anita Carvalho Magalhães Ribeiro
A ESCRITA DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA COM TEXTOS DE OPINIÃO
Maria Pereira Rodrigues
OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DO LEITOR: ENFOQUE NAS HABILIDADES DE LEITURA DA PROVA BRASIL
Regiane Barbosa Rocha
DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE NO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O GÊNERO CONTO
Viviane Bispo Caló
A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE ORTOGRAFIA
Andréa Macário de Oliveira
NÓS E A GENTE: UMA ANÁLISE DESSA VARIAÇÃO NAS PRODUÇÕES ESTUDANTIS EUNAPOLITANA
Marcelle Teixeira Silva
O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM ONDE EM TEXTOS ESCRITOS FORMAIS DOS ALUNOS DO 9O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS
Raquel Aparecida Viana Pereira
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DIACRÔNICA, DAS DÉCADAS DE 40, 80, 90, 2000 E 2010
Ana Virgínia Rodrigues de Freitas Santos
UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL TEREZA BORGES DE CERQUEIRA
Eliane Gonçalves da Silva de Azevedo
A CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO
Josiane Vieira de Almeida Saraiva
VARIAÇÃO E USO DE NÓS E A GENTE EM TEXTOS ESCRITOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MARACÁS
Gislene Sousa de Oliveira de Camargo
ESTUDO DE DESDOBRAMENTOS DO VALOR SEMÂNTICO DE ITENS LEXICAIS EM LETRAS DE FUNK: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
Dayse Magno Silva Spínola
O HIPERTEXTO DIGITAL NA PERSPECTIVA DO GÊNERO NOTÍCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE MULTIMODALIDADE COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TURMA 03
Ana Paula Ferraz Cabral de Aguiar
(RE) VISITANDO O PASSADO: UMA PROPOSTA DE AUTORIA MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Ana Paula Soares da Silva
ENCANTANDO PELO SOBRENATURAL: CONTOS FANTÁSTICOS E CAUSOS DE RIO DE CONTAS
Celianai Silva Assis Del Sarto
O ENSINO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL
Juliana Nascimento Muniz
PASSAR A MÃO NA FLOR DO MARACUJÁ': CRÔNICAS DE CENAS E FATOS COTIDIANOS DE ALUNOS DA VILA DE ITAQUARAÍ
Maiara de Souza Macêdo
LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA DE RÓTULOS E PANFLETOS EM ALAGADIÇO, SEABRA-BA
Maria D’Ajuda Santos Teles Queiroz
A ORTOGRAFIA NA ESCOLA: OBJETIVOS E FUNCIONALIDADE
Geisa Gomes Vieira Araújo
IMPLICAÇÕES DO ENSINO SISTEMÁTICO DA VÍRGULA ASSOCIADO AO ENSINO DA SINTAXE
Silene Fernandes Pereira de Araújo
ENSINO DA ESCRITA COM BASE NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZ COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Adriana da Cruz Silva
ESTRUTURA DA SÍLABA E ACENTO FONOLÓGICO: NOVOS CAMINHOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Nádma Fernandes Silveira Oliveira
O USO DE ELEMENTOS COESIVOS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gina Lúcia Gomes da Silva e Silva
MARCADORES PROSÓDICOS, LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE
Daniel Fernandes Lima
PROJETO JORNAL VOZES E ECOS: AS METÁFORAS NOSSAS DE CADA DIA
Ramilda Viana Gomes da Silva
GRAMATICALIZAÇÃO E VARIAÇÃO NA ESCOLA: A REALIZAÇÃO DO TEMPO VERBAL FUTURO DO PRESENTE, NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Julival Novaes dos Santos
A GÍRIA COMUM NA ESCOLA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Maria da Glória Reis da Silva
USO DE CONJUNÇÕES E O(S) SENTIDO(S) NO TEXTO: MECANISMOS ESSENCIAIS À PRODUÇÃO DE UMA ESCRITA CONSISTENTE
Cristina Marques Cardoso Louzada
LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE FÁBULAS: MONTEIRO LOBATO NA SALA DE AULA
Danilo Pereira Santos
LITERATURA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DE “ANGÉLICA” DE LYGIA BOJUNGA
Magna Silva Pires Santana
REESCRITA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Eliane Soares Cunha
AFRICANISMOS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA PARA O ENSINO DO LÉXICO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Gláucia Araújo de Medeiros Sousa
ENSINO DA LEITURA: A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
JULIVAL NOVAES DOS SANTOS
HETEROGENEIDADE DE USOS LINGUÍSTICOS NA ESCOLA A GÍRIA COMUM NO VERNÁCULO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
TURMA 04
Judite Maria de Souza Azevedo Correia Pereira
PARÁFRASE: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AMPLIAÇÃO VOCABULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Heloísa Sousa de Jesus
OPERADORES ARGUMENTATIVOS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM ARTIGO DE OPINIÃO
Isabel dos Santos Magalhães Gomes
DA SÓCIO-HISTÓRIA À CONTEMPORANEIDADE DA PREPOSIÇÃO PARA: SUA ANÁLISE NA ESCRITA DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA RURBANA
Patrícia Mota do Amaral Lima
A TRANSITIVIDADE VERBAL SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: DA TEORIA À PRÁTICA DA SALA DE AULA
Soleane Rodrigues Lustosa Lima
A DINÂMICA DA TRANSITIVIDADE VERBAL NO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO
ANDRÉA CRISTINA BARBOSA DE SOUZA MACHADO
FORMAS DIVERGENTES DA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II-UM ESTUDO DOS PROCESSO FONÉTICO-FONOLÓGICOS
JACIRA ALVES COSTA PINHEIRO
O ''OUTRO'' NA PRODUÇÃO TEXTUAL-UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO CARTA ARGUMENTATIVA
ROSENI DA SILVA SANTOS
AUTOBIOGRAFIA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS- Enunciação, discurso e atitude responsiva
VALÉRIA NUNES VIEIRA VIANA
ENSINANDO ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM ÊNFASE NA AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO