Banco de Dissertações

TURMA 01

Discente

Tema

Elisângela Santos de Andrade Oliveira

OS SINAIS DE PONTUAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO DE ASPECTOS PROSÓDICOS NA ESCRITA E NA LEITURA DE ALUNOS DO NONO ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL

Silvanei Rocha Oliveira

LEITURA: DA MEDIAÇÃO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Alan José Alcântara de Figueiredo

O SEMEADOR DE LETRAS: UM ALFABETIZADOR BRASILEIRO ESQUECIDO

Maria Cristina Barbosa Lima

ANÁLISE DAS FORMAS DIVERGENTES DA ESCRITA DOS ALUNOS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO À LUZ DA FONÉTICA/FONOLOGIA

Leiliane Pereira da Silva

OS PROCESSOS FONOLÓGICOS SUBJACENTES ÀS FORMAS DIVERGENTES DE ESCRITA EM TEXTOS DE ALUNOS NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO

Daniela Azevedo Mangabeira

ANGLICISMO: ISNTRUMENTO DE RENOVAÇÃO LEXICAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Simone Silva Nogueira

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS”

Jerffson Santos de Andrade

LETRAMENTO E PRODUÇÃO DE TEXTOS POR ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Elenita Alves Barbosa

UMA RELAÇÃO DE INTIMIDADE OU UM FOSSO PROFUNDO ENTRE SUJEITO E VERBO: ESTUDO DA CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3a PESSOA DO PLURAL NO 9o ANO

Renné da Glória Andrade Marques Batista

OS LAÇOS DA CONCORDÂNCIA VERBAL: PERFIL DA VARIAÇÃO NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosângela dos Santos Marques

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DO IMPERATIVO EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E DISCURSIVA

Cristiane Nogueira de Araújo

ESTUDO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMEROS EM TEXTOS ESCRITOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Leila Cristina Bartilote Fonseca

CONCORDÂNCIA VERBAL NO CONTEXTO ESCOLAR: VARIAÇÃO NA TERCEIRA PESSOA DO PLURAL EM TEXTOS DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Zélia Alves Nogueira

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PALMAS DE MONTE ALTO: ANÁLISE DA CONCORDÂNCIA VERBAL NA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sônia Souza Carvalho

O JOGO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA

Edivanda Trindade Damasceno

UM ESTUDO SOCIOINTERACIONAL SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM UMA TURMA DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Christian Pinheiro Porto Placha

REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS A PARTIRDE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL LIONS CLUBE

Nelma Teixeira da Silva

O PROTÓTIPO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Dagmar Nascimento Santos Cotinguiba

BLOG EDUCATIVO: MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Laila Monique Silva Ferreira Sacheto

CARTAS PESSOAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TURMA 02

Discente

Tema

Amenaide Fernandes Dos Santos

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO NA COMPREENSÃO LEITORA

Doralice Leite Ribeiro Alves

LEITURA E ESCRITA: O PAPEL DOS MARCADORES PROSÓDICOS NA COMPREENSÃO

Jaciara Marinho de Andrade

A LINGUÍSTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO VOLTADAS PARA QUESTÕES DE ORTOGRAFIA NA ESCOLA

Jucenilton Alves dos Santos

LEITURA E PRODUÇÃO DO GÊNERO PARÓDIA: RELAÇÕES INTERTEXTUAIS

Luciano Ferreira Bittencourt

O UNIVERSO LINGUÍSTICO DO FUTEBOL: UM ESTUDO DA METÁFORA E DA METONÍMIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Anísia Villas-Boas Tourinho Vidal

ENTRE CONTOS E MINICONTOS: LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS INSTIGANTES DO BAIRRO CURRAL NOVO

Maria Anita Carvalho Magalhães Ribeiro

A ESCRITA DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA COM TEXTOS DE OPINIÃO

Maria Pereira Rodrigues

OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DO LEITOR: ENFOQUE NAS HABILIDADES DE LEITURA DA PROVA BRASIL

Regiane Barbosa Rocha

DIALOGISMO E INTERTEXTUALIDADE NO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O GÊNERO CONTO

Viviane Bispo Caló

A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE ORTOGRAFIA

Andréa Macário de Oliveira

NÓS E A GENTE: UMA ANÁLISE DESSA VARIAÇÃO NAS PRODUÇÕES ESTUDANTIS EUNAPOLITANA

Marcelle Teixeira Silva

O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM ONDE EM TEXTOS ESCRITOS FORMAIS DOS ALUNOS DO 9O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS

Raquel Aparecida Viana Pereira

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DIACRÔNICA, DAS DÉCADAS DE 40, 80, 90, 2000 E 2010

Ana Virgínia Rodrigues de Freitas Santos

UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO LÉXICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL TEREZA BORGES DE CERQUEIRA

Eliane Gonçalves da Silva de Azevedo

A CONCORDÂNCIA VERBAL DE 3ª PESSOA DO PLURAL NA ESCRITA DE ALUNOS DO 8º ANO

Josiane Vieira de Almeida Saraiva

VARIAÇÃO E USO DE NÓS E A GENTE EM TEXTOS ESCRITOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE MARACÁS

Gislene Sousa de Oliveira de Camargo

ESTUDO DE DESDOBRAMENTOS DO VALOR SEMÂNTICO DE ITENS LEXICAIS EM LETRAS DE FUNK: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA COGNITIVA

Dayse Magno Silva Spínola

O HIPERTEXTO DIGITAL NA PERSPECTIVA DO GÊNERO NOTÍCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE MULTIMODALIDADE COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TURMA 03

Discente

Tema

Ana Paula Ferraz Cabral de Aguiar

(RE) VISITANDO O PASSADO: UMA PROPOSTA DE AUTORIA MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Ana Paula Soares da Silva

ENCANTANDO PELO SOBRENATURAL: CONTOS FANTÁSTICOS E CAUSOS DE RIO DE CONTAS

Celianai Silva Assis Del Sarto

O ENSINO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL

Juliana Nascimento Muniz

PASSAR A MÃO NA FLOR DO MARACUJÁ': CRÔNICAS DE CENAS E FATOS COTIDIANOS DE ALUNOS DA VILA DE ITAQUARAÍ

Maiara de Souza Macêdo

LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA DE RÓTULOS E PANFLETOS EM ALAGADIÇO, SEABRA-BA

Maria D’Ajuda Santos Teles Queiroz

A ORTOGRAFIA NA ESCOLA: OBJETIVOS E FUNCIONALIDADE

Geisa Gomes Vieira Araújo

IMPLICAÇÕES DO ENSINO SISTEMÁTICO DA VÍRGULA ASSOCIADO AO ENSINO DA SINTAXE

Silene Fernandes Pereira de Araújo

ENSINO DA ESCRITA COM BASE NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZ COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Adriana da Cruz Silva

ESTRUTURA DA SÍLABA E ACENTO FONOLÓGICO: NOVOS CAMINHOS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Nádma Fernandes Silveira Oliveira

O USO DE ELEMENTOS COESIVOS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gina Lúcia Gomes da Silva e Silva

MARCADORES PROSÓDICOS, LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE

Daniel Fernandes Lima

PROJETO JORNAL VOZES E ECOS: AS METÁFORAS NOSSAS DE CADA DIA

Ramilda Viana Gomes da Silva

GRAMATICALIZAÇÃO E VARIAÇÃO NA ESCOLA: A REALIZAÇÃO DO TEMPO VERBAL FUTURO DO PRESENTE, NAS MODALIDADES ORAL E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Julival Novaes dos Santos

A GÍRIA COMUM NA ESCOLA: AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Maria da Glória Reis da Silva

USO DE CONJUNÇÕES E O(S) SENTIDO(S) NO TEXTO: MECANISMOS ESSENCIAIS À PRODUÇÃO DE UMA ESCRITA CONSISTENTE

Cristina Marques Cardoso Louzada

LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE FÁBULAS: MONTEIRO LOBATO NA SALA DE AULA

Danilo Pereira Santos

LITERATURA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DE “ANGÉLICA” DE LYGIA BOJUNGA

Magna Silva Pires Santana

REESCRITA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DA ESCRITA DE ALUNOS DO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eliane Soares Cunha

AFRICANISMOS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA PARA O ENSINO DO LÉXICO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Gláucia Araújo de Medeiros Sousa

ENSINO DA LEITURA: A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL DE PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS

JULIVAL NOVAES DOS SANTOS

HETEROGENEIDADE DE USOS LINGUÍSTICOS NA ESCOLA A GÍRIA COMUM NO VERNÁCULO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

TURMA 04

Discente

Tema

Judite Maria de Souza Azevedo Correia Pereira

PARÁFRASE: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA AMPLIAÇÃO VOCABULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Heloísa Sousa de Jesus

OPERADORES ARGUMENTATIVOS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM ARTIGO DE OPINIÃO

Isabel dos Santos Magalhães Gomes

DA SÓCIO-HISTÓRIA À CONTEMPORANEIDADE DA PREPOSIÇÃO PARA: SUA ANÁLISE NA ESCRITA DE ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA RURBANA

Patrícia Mota do Amaral Lima

A TRANSITIVIDADE VERBAL SOB A PERSPECTIVA FUNCIONALISTA: DA TEORIA À PRÁTICA DA SALA DE AULA

Soleane Rodrigues Lustosa Lima

A DINÂMICA DA TRANSITIVIDADE VERBAL NO FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO

ANDRÉA CRISTINA BARBOSA DE SOUZA MACHADO

FORMAS DIVERGENTES DA ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II-UM ESTUDO DOS PROCESSO FONÉTICO-FONOLÓGICOS

JACIRA ALVES COSTA PINHEIRO

O ''OUTRO'' NA PRODUÇÃO TEXTUAL-UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO CARTA ARGUMENTATIVA

ROSENI DA SILVA SANTOS

AUTOBIOGRAFIA COMO LUGAR DE MEMÓRIAS- Enunciação, discurso e atitude responsiva

VALÉRIA NUNES VIEIRA VIANA

ENSINANDO ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM ÊNFASE NA AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO