Esta página está em constante atualização!
Notícias mais recentes
RELATÓRIO TÉCNICO 1
(Clique na imagem para abrir o relatório)
RELATÓRIO TÉCNICO 2
(Clique na imagem para abrir o relatório)
RELATÓRIO TÉCNICO 3
(Clique na imagem para abrir o relatório)
Relatório Técnico – Sudoeste Baiano
Relatório técnico Formacampo
Publicações 2021
ROTEIROS DE APRENDIZAGENS: PROPOSTAS PARA ESTUDOS EM CASA
Organização de Livro: Janille da Costa Pinto e outros
Autoria: Igor Santos Góes, Janille Costa Pinto, Verônica Bastos Nascimento, Cátia Regina Conceição dos Santos
CULTURA CORPORAL LUTAS: DA UNIVERSIDADE À EDUCAÇÃO BÁSICA
Autoria: Deise Bastos de Araújo
A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO REMOTO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO INTERNACIONAL AO LOCAL
Autoria: Igor Tairone Ramos dos Santos, Geysa Novais Viana Matias, Arlete Ramos dos Santos
O USO DAS TIC’S NA EFETIVAÇÃO DO ENSINO REMOTO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA
Autoria: Janille da Costa Pinto, Rosilene Vila Nova Cavalcante, Adenilson Souza Cunha Júnior, André Luiz Barbosa Ramos
Autoria: Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Catiana Nogueira dos Santos, Arlete Ramos dos Santos
EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE MACAÚBAS-BAHIA
Autoria: Maísa Dias Brandão Souza
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Autoria: Ana Débora Costa do Nascimento Mascarenhas, Arlete Ramos dos Santos, Hete Teixeira Leal e Geysa Novais Viana Matias.
A EDUCAÇÃO EM ILHÉUS (BA) DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19 – AÇÕES E DESAFIOS
Autoria: Janille Pinto, Adenilson Souza Cunha Júnior, Luciane Cunha da Costa
Educação do campo e políticas públicas na Bahia: Desafios e perspectivas em tempos de COVID-19
Autoria: Antônio Domingos Moreira, Jamile de Souza Soares, Arlete Ramos dos Santos, Queziane Martins da Cruz
Publicações anteriores – 2020
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO (A) PROFESSOR (A) EM MEIO A PANDEMIA DO COVID 19
Autoria: Janille da Costa Pinto, Cristiane Venturin, Luciane Cunha Costa
Autoria: Janille Costa Pinto e Daniela de Jesus Lima
A PRINCESINHA DO SUL DA BAHIA: Ilhéus e sua relação com o 02 de Julho
Autoria: Janille da Costa Pinto
REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA
Autoria: Janille Da Costa Pinto, Cláudia Celeste Lima Costa Menezes e Luciane Cunha Da Costa
Autoria: Janille da Costa Pinto
Autoria: Janille da Costa Pinto, Arlete Ramos dos Santos, Adenilson Souza Cunha Júnior, Cátia Regina Conceição dos Santos, Jussara de Lima Clement Ferreira, Cristiane de Leal Venturin
Autoria: Cátia Regina Conceição dos Santos
A COVID-19 e os desafios da educação do campo no município de Riacho de Santana/BA
Relação entre a distorção idade-série nas escolas do campo e as politicas de avaliação.
Educação e a formação humana: Um estudo sobre a concepção de emancipação nos espaços educacionais.
Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia
La educación escolar Quilombola desde la perspectiva del hombre del campo: el Campesino Quilombola
O Pronera como política pública educacional na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Por uma educação do Campo emancipatória: a Distorção idade-série em pauta
Reformas educativas y redes globales para la educación latinoamericana
Educação do Campo como categoria temática em revistas (2015-2020)
Organizações Internacionais e a Soberania Alimentar: o protagonismo da Via Campesina
Internacionalização da pesquisa e produção do conhecimento sobre educação do campo da área da educação na região Nordeste (2013-2020)
Relação entre a distorção idade-série nas escolas do campo e as políticas de avaliação
Publicações anteriores
FORMAÇÃO CONTINUADA DO (A) PROFESSOR (A): PANORAMA CRÍTICO SOBRE AS AÇÕES DO PNAIC NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS
Autoria: Janille da Costa Pinto, Lisandra Oliveira Matos Raad, Luciane Cunha da Costa
RETROSPECTIVA DAS AÇÕES DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS
Autoria: Janille Costa Pinto
A noção de Diversidade Cultural nas pesquisas sobre formação de professores.
A formação continuada dos professores do campo em Vitória da Conquista/ba: encontros e desencontros.
A visão crítica da formação docente: uma análise na perspectiva da Educação do Campo.
A trajetória ocupacional das mulheres negras quilombolas da Lagoa de Maria Clemência.
Educar para a vida: espaços de formação humana e emancipação, um desafio constante.
O processo de fechamento das escolas no campo.
Educação do Campo e Educação Popular: por uma educação emancipadora e um novo conceito de pensar.
A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Educação do Campo.
Educação do Campo: perspectivas quanto as concepções, práticas e políticas.
A criança e seu caminho da escrita: níveis conceituais.
A formação de professor no contexto do Brasil Colônia e do Brasil Império: avanços e desafios.
A ludicidade e a tecnologia no ensino de idioma a partir da BNCC.
A Gestão Escolar e o Bolsa Família: uma política de assistência estudantil.
Implantação da educação em tempo integral em uma Escola do Campo no município de Itapetinga – Bahia.
O processo formativo do educador de jovens e adultos no Brasil: trajetória e realidade.
Educação do Campo e Meio Ambiente: possibilidades, caminhos e interatividade.
Trabalho e Alienação: a categoria docente e a perda do sentido do trabalho.
Conflitos e demarcações territoriais na dimensão do campo.
Trabalho docente e formação continuada na modalidade da EJA-campo em Itabuna-BA.
A política do Agronegócio e seus reflexos antagônicos para a educação e as escolas do campo.
O planejamento como ferramenta da prática educativa.
Educação do Campo e Políticas Públicas: contextos e contradições.
Didática no Ensino Superior: uma abordagem sobre ensino nos cursos de licenciatura.
A Educação do Campo na perspectiva da Educação Popular e suas inter-relações.
A Educação de Jovens e Adultos na Educação do Campo: Campesinato X Movimentos Sociais.
O Plano de Ações Articuladas (PAR) em Escolas do Campo na Bahia?
Reformulação de cursos de licenciatura na Bahia: interesses e desafios subjacentes
O Pronera como política pública educacional do campo: contextos e contradições
Literatura de cordel e Educação de Jovens e Adultos: de repente juntos no processo de letramento
O público e o privado na educação brasileira: um estudo de parcerias realizadas na Bahia
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a prática pedagógica em Ibirataia-BA
A prática pedagógica dos professores que lecionam a EJA no município de Ibirataia/BA
Gestão escolar democrática: um olhar sobre as escolas do campo do município de Itabuna – BA
Formação, currículo e prática pedagógica: desafios na contemporaneidade
Os impactos do PAR na educação infantil do campo: um estudo exploratório
A racionalidade coletiva como paradigma organizativo do MST
O MST e a Reforma Agrária do Consenso
Os impactos do PAR nos municípios de Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna (2013/2017)
Os movimentos sociais do campo e a Reforma Agrária do Consenso
Aliança inédita e decadência ideológica no campo: a reforma agrária do consenso
Políticas públicas educativas en Latinoamérica: el contexto brasileño y el venezolano
Educação do Campo e agronegócio: território de disputa
Formação docente na perspectiva da educação do campo e em confronto com a educação rural
Um estudo das relações entre a EJA e a educação do campo