Sobre o GEPEMDECC

Em sua gênese, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC está ligado ao Centro de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Humanas – CEPECH, que foi fundado em 2012, dentro da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, vinculado ao Departamento de Ciências da Educação – DCIE. Contudo, o GEPEMDECC iniciou suas atividades formativas no ano de 2014, no município de Iramaia, na regional da Chapada Diamantina-BA.

Atualmente o GEPEMDECC está vinculado a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Desenvolve diversas atividades ancoradas no tripé do compromisso social das universidades públicas: O ensino, a pesquisa e a extensão. Desde sua criação em julho de 2012, o grupo vem realizando encontros de estudos, publicando trabalhos resultados das pesquisas realizadas, bem como desenvolvendo projetos de extensão na comunidade.

Nesse contexto, dentro das diversas atividades desenvolvidas pelo grupo, cabe destacar o projeto de extensão para formação continuada de professores, intitulado: Formação continuada de educadores e educadoras na perspectiva da Educação do Campo, que surgiu a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo, com registro na PROPP/UESC, nº 00220. 1200. 1145. Ao constatar as necessidades e anseios dos educadores e educadoras do campo no que diz respeito aos conhecimentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que respeite as singularidades dos sujeitos campesinos, o grupo começou a desenvolver o projeto.