Notícias recentes

Agosto 2022 – Relatório Técnico

Mai. 2022. Atividade FORMACAMPO

Abr. 2022. Relatório Técnico Formacampo

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Este Relatório Técnico compõe as ações do Programa de Formação de Educadores do Campo (Formacampo), realizado no ano de 2021 como atividade de extensão da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), se constituindo como atividade no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEd/UESB e no Departamento de Ciências da Educação (DCHEL)

Mar. 2022. VI JURA

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) é um movimento que ocorre anualmente em diversos institutos e universidades do Brasil com objetivo de debater a importância da reforma agrária popular, bem como sua relação com a universidade. Compõe-se de reflexões científicas atuais e a defesa da luta dos movimentos sociais pela democracia e por políticas públicas de enfrentamento às desigualdades sociais. Em 2022, a UESB novamente fará em parceria com a UESC cuja interlocução interinstitucional está sob a reponsabilidade do Gepemdecc/UESB. Clique na imagem e veja a apresentação do evento por alguns dos organizadores e participantes. (vídeo 1) (vídeo 2).

Para mais informações sobre a JURA 2022, acesse o site do evento (clicando aqui).

 

 

Jan. 2022 – Jornada Pedagógica do município de Serra do Ramalho

A Profa. Dra. Arlete Ramos dos Santos (GEPEMDECC) participou como convidada do evento e traz o relato de sua experiência junto à comunidade:

“Tive o prazer de fazer uma palestra na Jornada Pedagógica do município de Serra do Ramalho. Agradeço o convite da Secretaria Municipal de Educação. Discuti as ações da educação pública para esse novo tempo em que a escola tem uma nova realidade depois do ensino remoto. Quais ações devemos fazer para receber os alunos quando for possível? como deve ser a formação de professores nesse novo contexto? como devemos inserir as tecnologias e novas metodologias nesse novo tempo educacional? São algumas das questões sobre as quais refletimos…”

08 dez 2021 – Sobre nosso projeto FORMACAMPO:

2° Encontro Territorial de Formação de Professores na Educação do Campo

Clique na imagem para ampliar

Para conhecer o Projeto FORMACAMPO (Clique aqui)

06 set 2021 – Novo canal de comunicação

O blog “Educação do Campo e Popular como Política Pública” é parte das atividades na disciplina de mesmo nome, ministrada pelas Prof.as Dr.as Arlete Ramos dos Santos e Tatyanne Gomes Marques.
Acessem, comentem, prestigiem o trabalho coletivo que será alimentado a cada semana pelo grupo de alunas e alunos, alguns dos quais são membros do GEPEMDECC. A disciplina é parte do currículo do curso de Mestrado do PPGED-UESB.

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20 fev. 2021 – Publicação de membros do grupo

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Tema: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: Cenários e Dilemas em Municípios Baianos

Adenilson Souza Cunha Júnior,
Kergileda Ambrósio de Oliveira Mateus,
Marileide Moutinho Pomponet Lima,
Mônica Clementino de Menezes,
Solange Balisa Costa

Resumo: No intento de analisar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da pandemia de Covid-19, este artigo reúne algumas reflexões sobre o funcionamento desta modalidade de ensino em três municípios localizados no Estado da Bahia: Bom Jesus da Lapa, Itapetinga e Porto Seguro. A partir da análise de documentos, correlacionados com outras fontes, apresentamos inicialmente algumas concepções sobre a EJA e em seguida as ações que vem sendo desenvolvidas nesta área da educação no período da crise sanitária. O texto evidencia, a partir da análise dos três municípios que mencionamos, que as condições para o funcionamento da EJA encontra-se comprometida por questões políticas e pedagógicas. A suspensão das aulas presenciais se apresenta, portanto, como um grande desafio para esta área da educação, uma vez que além da ausência uma proposta sistematizada e efetiva por parte dos municípios, limitações de outras naturezas incidem diretamente sobre os sujeitos da modalidade.

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17 fev. 2021 – Publicação de membros do grupo

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Capítulo:
EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA BAHIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM TEMPOS DA COVID-19
Autoria:
Antônio Domingos Moreira
Jamile de Souza Soares
Arlete Ramos dos Santos
Queziane Martins da Cruz

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13 fev. 2021 – Publicação de membros do grupo

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13 fev. 2021 – Resumo: Este trabalho buscou discutir e problematizar os desafios e as possibilidades que, no contexto de quarentena e da pandemia, se apresentam à escola do campo/roça, ao(à) educador(a) do campo/roça e, consequentemente, às famílias para garantirem o processo educativo escolar dos(as) estudantes. A investigação foi realizada com profissionais da educação no município de Riacho de Santana-Bahia. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que se baseou em relatos de experiências da equipe pedagógica e de gestores(as) de escolas do campo/roça. A análise tomou por base as dimensões contidas no roteiro que nortearam o relato. De forma específica, ficou evidenciado que os desafios postos às escolas do campo/roça não são apenas tecnológicos; são, principalmente, políticos. De forma mais geral, as problematizações suscitadas no momento atual exigirão reflexões sobre o lugar das TIC’s no projeto educativo escolar do campo/roça e na Educação do Campo como direito.

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11 fev. 2021 – Publicação de membros do grupo

Artigo de membros do grupo na revista REED

Clique na imagem para ser direcionado ao artigo completo na página da revista REED!Resumo: O artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Estadual de Santa Cruz, objetiva discutir as relações entre as políticas de avaliação e a questão da Distorção Idade-Série (DIS) no contexto atual da Educação do Campo do município de Nazaré-Ba. A problemática se dá, sobretudo, pela influência da taxa de Aprovação/Reprovação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para análise dos dados utilizamos o suporte do materialismo histórico-dialético numa abordagem quanti-qualitativa. Ressaltamos dos resultados o caráter generalista e distante dos valores preconizados na Educação do campo por parte das políticas de avaliação, conquanto que pode até ser possível a diminuição dos índices de DIS, temporariamente, mas não necessariamente, isso significa um aumento na aprendizagem e na estrutura escolar como um todo (formação de professores, estrutura física das escolas, recursos pedagógicos, acesso e permanência escolar),  sendo necessário da parte dos educadores uma análise crítica dessas políticas e uma ressignificação na prática da escola.

(Resumo extraído da própria obra)