Colóquio 2022
COLÓQUIOS TEMÁTICOS
Clique no Colóquio de sua inscrição.
CT 01 – A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS NA REPÚBLICA BRASILEIRA (atualizado com local)

Coordenadoras: Fernanda Barros (UFG),  Michelle Castro Lima (UFCat) e Talita Francieli Bordignon (UFG)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: A recente flexibilização das leis trabalhistas no Brasil configura-se como resultado do desenvolvimento capitalista no país, portanto, se faz necessário compreender de que forma as instituições educativas dos primeiros anos da República brasileira se colocaram diante da formação dos trabalhadores em seus diversos tipos de ensino. Os ensinos: primário, secundário, superior, comercial e industrial foram responsáveis pela preservação da divisão social, consolidando, a partir da formação escolar, a destinação pré-concebida à cada cidadão pela sua origem. Durante um longo período da história da educação brasileira o ensino em instituições oficiais ou não adotou como prática a formação para o trabalho, assim, cada instituição se dedicou a um grupo de pessoas divididas por sexo e classe social. Nesse sentido, a proposta desse colóquio é congregar pesquisadores que tenham como escopo a discussão de instituições educativas e suas finalidades de formação, podendo realizar um profícuo debate sob os auspícios da História da Educação.

CT 02 –  A LÍNGUA(GEM) COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS NA ATUALIDADE (atualizado com local)

Coordenadores: Elisângela Gonçalves da Silva (UESB) e Adilson Ventura da Silva (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Em meio ao contexto político, histórico, social, econômico que o mundo vem vivenciando na atualidade, que nos apresentam novos desafios, a língua(gem) exerce um importante papel na construção de estratégias de resistência. Nesse sentido, propomos, neste colóquio, fomentar discussões a respeito de três níveis específicos da linguagem, os níveis morfológicos, sintáticos e semânticos, em suas diferentes perspectivas, considerando, em especial, a sua historicidade e a sua relação com a sociedade.

CT 03 – AFRODIÁSPORAS: PEDAGOGIAS DESCOLONIZADORAS (atualizado com local)

Coordenadoras: Rosangela Malachias (UERJ) e Ellen Aniszewski (UFRRJ)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: O colóquio abre espaço para a difusão de pesquisas, concluídas ou em andamento, que focam o desempenho profissional de educadoras formais e não formais; a sua produção audiovisual, educomunicativa e intercultural, bem como ações de ativismo e advocacy, com ênfase nos direitos humanos das mulheres e jovens, cujas histórias de vida evidenciam o enfrentamento cotidiano das desigualdades, interseccionalidades inerentes à liderança feminina na educação formal e não formal, justiça social no enfrentamento da intolerância religiosa, violência contra mulheres e feminicídios, igualdade de gênero.

CT 04 – ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO COMO FORMAS DE RESISTÊNCIAS (atualizado com local)

Coordenadoras: Vera Pacheco( UESB) e Marian Oliveira (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Num país desigual como o Brasil, acesso à educação e domínio pleno dos saberes formais, tais como leitura e escrita, constituem-se como ferramentas de resistência aos desafios enfrentados pela sociedade, sobretudo pelos educandos provenientes das camadas populares, que têm a escola como possibilidade de acesso a conhecimentos que lhes garantirão atuação como sujeitos sociais. Neste Colóquio Temático, agregaremos trabalhos que reflitam sobre as formas dignas para a alfabetização de classes sociais menos favorecidas e/ou com déficit intelectual.

CT 05 – GÊNEROS DISCURSIVOS E (MULTI)LETRAMENTOS (atualizado com local)

Coordenadores: Márcia Helena De Melo Pereira (UESB), Filipe Santos Guerra (UESB) e Ana Claudia Oliveira Azevedo (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: O presente simpósio abre espaço para agregar trabalhos que investiguem os gêneros discursivos, notadamente os gêneros digitais, pelas lentes de Bakhtin e seu Círculo, seja em ações de ensino-aprendizagem, seja em espaços de reflexões teórico-práticas diversas, dada a importância de estudos ancorados pelos pesquisadores do Círculo para atender às demandas educacionais da sociedade contemporânea.  Afinal, o ser humano e sua consciência só se constituem como tal no fluxo da interação verbal de um em relação ao outro em um determinado momento sócio-historicamente situado, marcado temporalmente como um evento único e irrepetível. Além disso, abrimos espaço também para trabalhos cuja temática incorpore os (multi)letramentos em associação com as teorias do texto/discurso/enunciado concreto aplicadas ao ensino-aprendizagem, em um processo de compreensão, interpretação e transformação dos mais diversos usos situados da linguagem.

CT 06 – CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS, GÊNERO E DROGAS (atualizado com local)

Coordenadoras: Luci Mara Bertoni (UESB),  Silvia Regina Marques Jardim (UESB) e Zizelda Lima Fernandes (UESB)

Modalidade: PRESENCIAL e SEMIPRESENCIAL

Resumo: A realização deste Colóquio Temático é uma oportunidade de debate em torno de temáticas pertinentes à sociedade do século XXI. Trata-se de promover um momento de produção de saberes a fim de viabilizar o fortalecimento e aprofundamento de estudos visando contribuir para reflexões sobre preconceitos, práticas de exclusão, violências e direitos humanos. O diálogo entre pesquisadores e estudantes que se dedicam em estudar a categoria gênero e/ou questões que envolvam representações sociais e o uso/abuso de drogas, por exemplo, pode ampliar o olhar para objetos de pesquisa nas Ciências Humanas e, em especial na educação, uma vez que são temas que permitem trazer questionamentos sobre formas de poder e desigualdades que são socialmente produzidas.

CT 07 – CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE (atualizado com local)

Coordenadores: Cláudio Eduardo Felix Dos Santos (UESB) e Daniel Santos Mota (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Diante do atual cenário mundial, identifica-se um processo de crise estrutural ou sistêmica do capitalismo engendrando contradições de fundo com impactos brutais na vida das pessoas e na piora das condições de vida dos trabalhadores e trabalhadoras. A natureza também sofre com essa forma predatória de produção. A barbárie se avizinha de forma imponente a cada dia. Nesse contexto, nosso Colóquio Temático se propõe a refletir acerca da crise do capitalismo e seus impactos na humanidade acolhendo trabalhos que abordem: a) o conhecimento científico, artístico, filosófico – suas potencialidades e limites – na luta contra os processos de barbárie em curso; b) as experiências teóricas e práticas da classe trabalhadora na produção e reprodução do conhecimento em perspectiva crítica; c) A relação conhecimento e revolução social; d) Os dispositivos do capital para o esvaziamento da formação humana e da cultura; e) o obscurantismo contemporâneo e suas consequências teóricas e práticas na luta pela superação das relações sociais de exploração, dominação e opressão.

CT 08 – CIÊNCIAS DA VIDA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE (atualizado com local)

Coordenadores: Renato Pereira De Figueiredo (UESB), Pyerre Ramos Fernandes  (UESB)Márcia de Oliveira Menezes (UESB)

Modalidade: PRESENCIAL 

Resumo: Resistir significa também tentar religar o que a ciência moderna separou. Por isso, o ensino das Ciências deve estar inserido no contexto social, político, cultural e econômico. Para tanto, é preciso pensar na formação de professor voltada para uma ação dialógica que permita o desenvolvimento de um pensamento apto a ir do singular concreto à totalidade na qual se integra, e vice-versa. Assim, este Colóquio tem o propósito de discutir práticas de pesquisas sobre o ensino de ciências que relacionem o local e o global que sejam, simultaneamente, empíricas e reflexivas, panorâmicas e analíticas. 

CT 09 – A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) (atualizado com local)

Coordenadores: Silvar Ferreira Ribeiro (UNEB), Tania Regina Dantas (UNEB) e Juarez da Silva Paz (UNEB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Falar em Educação de Jovens e Adultos requer pensar em uma educação libertadora, conscientizadora que toma o educador Paulo Freire como referência e nos convida para o empoderamento de uma metodologia/pedagogia de ação que caracterize uma concepção de libertação dos oprimidos, para que o sujeito se torne ativo e capaz de decidir. Isto sugere uma reconstrução do ato educativo onde o sujeito (educando/a) aprenda a ler o mundo com outras perspectivas, a partir da sua própria cultura. Freire traz a Educação como prática da liberdade, afirmando que esta deve ser “desvestida da roupagem alienada e alienante”, sendo também “uma força de mudança e de libertação.” A EJA é um lugar de direito que tem muito a oferecer, é um espaço rico de experiências exitosas e também sofridas, de resistências e de lutas. Desse modo, este Colóquio tem a finalidade de discutir ensino e práticas sociopedagógicas que relacionem a construção do conhecimento à Educação de Jovens e Adultos. 

CT 10 – DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO À HISTÓRIA DE TRABALHO-EDUCAÇÃO: A FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PESQUISA (atualizado com local)

Coordenadores:  Maria Ciavatta (UFF), Marcelo Lima (UFES) Lisia Cariello (UFF)

Modalidade: PRESENCIAL e SEMIPRESENCIAL

Resumo: Neste colóquio temático, temos por objetivo discutir o uso da fotografia como fonte de pesquisa social e histórica. A pesquisa em História da Educação e em História de Trabalho-Educação tem sido objeto de muitos estudos nas últimas décadas. De maneira crescente, mas ainda lacunar, incluem-se as imagens fotográficas como fontes de pesquisa. Este colóquio é parte do trabalho de sua compreensão e valorização para o conhecimento histórico social. A visibilidade do mundo pela imagem traz consigo o complexo problema de compreensão da realidade, tanto dos fatos, pessoas e acontecimentos, como de sua interpretação como representação do real que se pretende verdadeira. Essência e aparência das imagens são partes da totalidade social que desafia os pesquisadores, assim como a localização e o acesso a acervos documentais com fotografias que permitam a preservação da memória e da história dos povos, grupos e classes sociais, da educação e da formação para o trabalho.

CT 11 – DESMONTE E MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA (atualizado com local)

Coordenadores: Maria Augusta Martiarena de Oliveira (IFRS/UFF)Luciana Canário Mendes (UESB) e Estácio Moreira da Silva (IFBA)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Este colóquio temático objetiva apresentar resultados de pesquisas acerca do desmonte e da militarização de instituições, prevalentemente da escola pública brasileira e de outros entes democráticos que lhes dão sustentação (conselhos, instituições, associações, assessorias). A intenção é discutir sobre o desmonte da educação pública brasileira, principalmente a partir do golpe institucional de 2016, da militarização e do armamentismo da sociedade brasileira, como também, os movimentos de resistência social e política em defesa inconteste da escola pública e de outras instituições a ela correlatas.

CT 12- DIÁLOGOS CONEXOS: ARTES, HUMANIDADES E ALTERIDADES (atualizado com local)

Coordenadores: Marília Flores Seixas de Oliveira (UESB), Ricardo Martins Valle (UESB) e Orlando José Ribeiro de Oliveira (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: A discussão sobre papel das Ciências Humanas e das diversas modalidades de usos da linguagem na vida humana favorece a compreensão das artes e da comunicação como dimensões simbólicas e discursivas que lastreiam a responsabilidade ética da pesquisa acadêmica para a reflexão crítica, o engajamento político e a transformação social, fortalecendo balizas éticas e educacionais ameaçadas pela recente ascensão da barbárie à esfera institucional no Brasil e no mundo. No colóquio temático aqui proposto poderão inscrever-se resultados de pesquisas com diferentes enfoques teórico-metodológicos abordando: (1) a arte e a comunicação numa perspectiva crítica, política e transformadora, (2) temáticas históricas/contemporâneas que discutam perspectivas éticas para a pesquisa em Ciências Humanas e Artes; (3) as responsabilidades da sociedade global com a Terra e as futuras gerações, entre outros temas/abordagens conexas, que articulem o potencial técnico-científico da pesquisa acadêmica à reconstrução dos princípios éticos e consensos civilizacionais demandados pela contemporaneidade.

CT 13 – DOCÊNCIA E PESQUISA: PRÁTICAS RESPONSIVAS DE RESISTÊNCIA E REEXISTÊNCIA  (atualizado com local)

Coordenadores: Pollyanne Bicalho Ribeiro (UFC), Fernanda de Castro Modl (UESB) e José Marcos Ernesto Santana de França (URCA)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Partindo do princípio de que o professor é um trabalhador com atividades específicas e que o poder de agir de nossa classe é, historicamente, marcado por lutas e(m) atravessamentos discursivos diversos, buscamos, neste Colóquio, acolher questões que (re)(des)velem tomadas de posição e, portanto, gestos de resistência e reexistência na e para a prática formativa vozeadas por professore(a)s em exercício, licenciando(a)s e pós-graduando(a)s. Neste âmbito, importa considerar pesquisas sob a perspectiva enunciativo-discursiva, priorizando-se fundamentações na abordagem da Teoria Dialógica do Discurso, a partir das contribuições do Círculo de Bakhtin, da Teoria das Representações Sociais e da Clínica da Atividade. 

CT 14 – EDUCACIÓN MATEMÁTICA Y CIENCIAS EXPERIMENTALES EN EL MUNDO POSPANDEMIA (atualizado com local)

Coordenadores: Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão (UESB) e Héctor Santiago Odetti (UNL-Argentina)

Modalidade: PRESENCIAL e SEMIPRESENCIAL

Resumo: Este Coloquio tiene como propósito repensar la Educación en Ciencias Experimentales y de Matemáticas en todos los niveles del Sistemas Educativo de Brasil, Argentina y otros países desde el Inicial, Secundaria, Formación Técnica Profesional, Formación de Profesores y Universidad a partir de lo ocurrido durante los años 2020 y 2021 con la Pandemia por Covid-19. Pretende dar  respuestas a cuestiones como: ¿por qué podemos afirmar más que nunca que el conocimiento es poder?, ¿por qué una adecuada formación y alfabetización científica contribuyen al sostenimiento de las democracias occidentales?, ¿cómo la matemática (estadística) puede ser una herramienta que configure la opinión pública hacia uno u otra sector?, ¿cuánto la ciencia contribuye a la solución de la pandemia?, ¿Por qué la Educación y Formación en las áreas referidas son una estrategia emancipadora en el mundo contemporâneo?, ¿qué hemos aprendidos de estos años respecto a la Educación em Ciencias Experimentales y Matemáticas?

CT 15 – ENSINO DE GEOGRAFIA E PRÁTICAS ESCOLARES: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS (atualizado com local)

Coordenadores: Andrecksa Viana Oliveira Sampaio (UESB), Vilomar Sandes Sampaio (UESB) e Luciana Amorim de Oliveira (UESB)

Modalidade: PRESENCIAL e SEMIPRESENCIAL

Resumo: O ensino de Geografia tem enfrentado muitos embates e resistências, no que diz respeito à formação inicial e continuada dos professores, a organização curricular das escolas, a remuneração e as condições de trabalho, a mediação do professor na relação dos alunos com os conteúdos escolares e o cotidiano, o raciocínio geográfico presente na Base Nacional Comum Curricular, o Novo Ensino Médio, os impactos das tecnologias de comunicação e informação, sobretudo no contexto pandêmico da COVID 19. Esses e outros temas são discutidos no Grupo de Pesquisa em Geografia (GRUPEG) e este colóquio tem como objetivo oportunizar a ampliação das análises sobre o Ensino de Geografia e as práticas socio-pedagógicas, com ênfase aos desafios impostos à Geografia Escolar em permanecer na escola, auxiliando na formação dos sujeitos, por meio da compreensão do espaço geográfico.

CT 16 – ENTRE ARMAS E TAMBORES: ASPECTOS HISTÓRICOS, ETNOGRÁFICOS E ARTÍSTICOS DOS CONFLITOS SOCIAIS NO BRASIL (atualizado com local)

Coordenadores: José Alves Dias (UESB), Ana Caroline Amorim Oliveira (UFMA) e Larissa Lacerda Menendez (UFMA)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Desde a colônia, multiplicaram-se os conflitos sociais que, por vários séculos, têm demonstrado a força repressiva do Estado e dos grupos orgânicos que o sustentam, por um lado, e a disposição de resistência e oposição dos excluídos, por outro. Se as armas representam a violência sistêmica do capitalismo, em suas mais variadas formas, os tambores simbolizam a luta contínua dos excluídos, negligenciados, ignorados e silenciados. Em vista do exposto, o colóquio temático tem por finalidade agregar estudos e pesquisas que tenham como escopo os aspectos históricos, etnográficos e artísticos de conflitos sociais originados a partir da luta de classes no Brasil.

CT 17 – EXPRESSÕES TERRITORIAIS DAS CONTRADIÇÕES DO TRABALHO E DAS PRÁTICAS TRADICIONAIS (atualizado com local)

Coordenadoras: Sônia de Souza Mendonça Menezes (UFS) e Miriam Cléa Coelho Almeida (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

ResumoO objetivo do colóquio temático é refletir sobre as expressões territoriais das contradições do trabalho e problematizar o processo educativo inerente às diversas formas de resistências e (re)existências aliada às lutas de classes na contemporaneidade. As propostas deverão contemplar discussões vinculadas a precariedade no mundo do trabalho e suas configurações territoriais; a subordinação e exploração do trabalho de homens e mulheres; a supressão de políticas de governo e de Estado e a expansão do território da fome no Brasil; discussões das (re)existências no campo e na cidade vinculadas as práticas culturais atreladas a transmissão de saberes e fazeres na produção e comercialização de alimentos nos circuitos curtos; avanço das organizações e movimentos sociais como perspectivas de resistência; a subordinação da memória e do trabalho ao capital em uma sociedade de classes e os processos de luta e de resistência na cidade e no campo.

CT 18 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ATUAIS E PERSPECTIVAS DE RESISTÊNCIA (atualizado com local)

Coordenadoras: Leila Pio Mororó (UESB), Maria Elizabete Souza Couto (UESC) e Amali D’angelis Mussi (UEFS)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Se até 2014 era possível perceber crescentes avanços em torno da formação dos professores e de sua valorização, com a crise política que se instalou no país nos últimos anos, tem-se testemunhado retrocessos significativos quanto à regulamentação a respeito de onde, como e com quais conteúdos deve-se formar os docentes da educação básica, bem como sobre o papel do professor na sociedade. Entretanto, esses retrocessos não tem acontecido sem fortes resistências vindas, principalmente, das universidades públicas e das organizações acadêmicas e sindicais. O CT Formação de Professores, então, tem como finalidade reunir resultados de pesquisas concluídas ou em andamento que problematizem a formação de professores e o trabalho docente demonstrando que, em um contexto de sucessivos ataques ao direito público da educação, pesquisar, por si só, pode também se constituir uma forma de resistência.

CT 19 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E IMPRENSA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE A LUTA DE CLASSES (atualizado com local)

Coordenadoras: Maria Isabel Moura Nascimento (UEPG), Claudia Maria Petchak Zanlorenzi (UNESPAR) e Maria Cristina Gomes Machado (UEM)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Em um momento político de incertezas e ameaças para a educação pública nacional, este Colóquio Temático pretende discutir a História da Educação nos Impressos, seus movimentos e relações com o contexto brasileiro em diferentes tempos e espaços, especialmente frente à luta de classes. É uma proposição dos Grupos de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação” (HISTEDBR-Campos Gerais) e  “História da Educação, Intelectuais e Instituição Escolares” (GEPHEIIENSE) com o objetivo de ampliar e compartilhar  discussões com pesquisas  em impressos em suas diferentes formas, como por exemplo jornais, periódicos pedagógicos, livros didáticos  e a interface com o movimento social, econômico, político e cultural, ultrapassando assim os muros escolares, com foco em temas como educação dos negros, intelectuais, História da Educação Pública. Acreditamos que essas discussões se tornam um importante movimento de resistência e luta em defesa da educação pública e suas instituições escolares.

CT 20 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: OLHARES SOBRE A SOCIEDADE COLONIAL, IMPERIAL E REPUBLICANA (atualizado com local)

Coordenadores: Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro (UESB), Ruy Hermann Araújo Medeiros (UESB) e Maria Cleidiana Oliveira De Almeida (IFBA)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: O colóquio temático objetiva apresentar resultados de pesquisas, cujos nortes teóricos e metodológicos perpassem a história e a memória da educação brasileira em sua amplitude institucional e sociopolítica, a partir do século XVI até o tempo presente, em seus aspectos legislativos, políticos e religiosos. Assim, para esta proposta consideramos as abordagens relacionadas aos processos de configuração da educação no Brasil e na América Latina, bem como a atuação da Igreja Católica nesse contexto. Na leitura do processo histórico brasileiro, enfatizamos o conjunto de experiências vividas no campo educacional que ainda permanecem no “presente histórico”, respondendo às questões relacionadas à história e memória das políticas educacionais e experiências sociais vivenciadas pelo Estado Brasileiro. Sob essa perspectiva, o colóquio temático também pretende discutir os desafios e perspectivas para a educação brasileira, com vistas a considerar o seu papel social em uma sociedade classista, que reproduz o sistema vigente, capitalista e desigual.

CT 21 – HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE (atualizado com local)

Coordenadores: Luciana Cristina Salvatti Coutinho (UFSCAR), Desiré Luciane Dominschek (UNINTER) e Viviane Cardoso da Silva (UNICAMP)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL 

Resumo: O presente Colóquio Temático busca debater resultados de estudos e pesquisas sobre formação e profissão docente, desde o ponto de vista das relações entre História, Trabalho e Educação. Situando a problemática da educação para o trabalho e ao mesmo tempo a essência do trabalho como cerne da formação humana como constructos histórico-sociais, partimos do questionamento “quem educa o educador?”, focalizando, assim, a discussão sobre formação e profissão docente. Desse modo, propõe-se provocar debates e reflexões sobre estudos e pesquisas que se relacionem às seguintes questões: De que educação a formação para o trabalho tem necessitado historicamente? Quem são os sujeitos-professores, trabalhadores da educação? Como se constituem como professores, trabalhadores da educação? De que maneira a formação e profissão docentes estão imbricadas nas determinações recíprocas entre História, Trabalho e Educação segundo as históricas configurações da produção material da vida e da divisão social do trabalho?

CT 22 – INFÂNCIAS, CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL (atualizado com local)

Coordenadoras: Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB) e Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino (UERJ)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: O Colóquio visa aprofundar o debate sobre infâncias, criança e educação infantil, destacando as políticas públicas para a infância brasileira em diálogo com países da América Latina e suas contribuições sobre o tema. Com o advento da pandemia por Covid19, se deu o agravamento das desigualdades sociais, da violência doméstica dirigida às mulheres e às crianças, aumento dos índices de desemprego, da precarização do trabalho e das condições de vida da população, o que muito afeta a infância. Configura-se assim um cenário que vale ampliar o foco nas lutas históricas definidoras de conquistas de direitos da infância, bem como, na análise e identificação dos movimentos de lutas e resistências que têm se delineado na sociedade e suas contribuições ao fortalecimento da classe trabalhadora que resultam na melhoria de vida das crianças. Entende-se que tal melhoria está associada aos direitos da infância a se efetivar numa sociedade democrática e plural.

CT 23 – LINGUAGEM, INTERVENÇÃO E ESTIMULAÇÃO DE FALA: QUESTÕES RELEVANTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO (A)TÍPICO DA LINGUAGEM

Coordenadoras: Nirvana Ferraz Santos Sampaio (UESB), Maria de Fátima de Almeida Baia (UESB) e Carla Salati Almeida Ghirello Pires (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: Este colóquio agrupa pesquisas que discutem o desenvolvimento da linguagem (a)típica; a patologização e a medicalização na educação; a linguagem nas síndromes, como a de Down, nas afasias, no Parkinson e no Alzheimer; e a relação entre a linguagem e outros processos mentais superiores, como memória e atenção. Pesquisas com arcabouços teórico-metodológicos provenientes da Psicolinguística, da Neurolinguística, da Musicoterapia e da teoria histórico-cultural. Dessa forma, a ciência, mediante esses projetos de pesquisa-ação com a temática linguagem e desenvolvimento (a)típico, colabora com a sociedade, com a educação, com a (re)integração e ressignificação laboral de sujeitos em constantes desafios, quais sejam: acesso ao trabalho,  afastamento (temporário ou definitivo), discriminação e isolamento social. Pesquisas que proporcionam orientação e intervenção por meio de estimulação de fala, seja pela interação/mediação, ou através de técnicas musicoterápicas, que, além da fala e da cognição, tratam do corpo e seus movimentos. 

CT 24 –  LITERATURA, MEMÓRIA E SOCIEDADE (atualizado com local)

Coordenadores: Marcello Moreira (UESB) e Flávio Antônio Fernandes Reis (UESB)

Modalidade: PRESENCIAL 

Resumo: O Colóquio Temático – Literatura, Memória e Sociedade pretende apresentar considerações acerca de práticas letradas, produzidas entre os séculos XVI e XVIII, cujos fundamentos se estabelecem na conjunção entre as matérias políticas, culturais e teológicas e os modos particulares de aplicação de procedimentos retóricos e poéticos na composição dos discursos. Para tanto, faz-se necessária a realização de uma “arqueologia” dos textos, com o fim de recuperar, na medida do possível, os procedimentos discursivos, os sentidos de época e os prováveis efeitos das obras. Nesse sentido, em chave histórica bem definida, podemos observar os diversos modos como os discursos podem ser ordenados para que atendam aos valores culturais e às ideias políticas interessadas, corroborando e legitimando projetos de poder.

CT 25 – MEMÓRIA E DISCURSO: EFEITOS DE LUTA E RESISTÊNCIA (atualizado com local)

Coordenadoras: Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB), Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes (UESB)  e Joseane Silva Bittencourt (UESB)

Modalidade:  SEMIPRESENCIAL

Resumo: Diante da (re)emergência e do fortalecimento de organizações políticas em todo o mundo que produzem e reproduzem discursos de ódio, que retiram garantias e direitos fundamentais dos mais vulneráveis de nossa sociedade, e que se utilizam das engrenagens midiáticas, científicas, jurídicas, políticas, religiosas e sociais para perseguir adversários políticos ou sujeitos que produzem formas de resistência a práticas de antidemocráticas, propomos, neste colóquio, discutir trabalhos que apresentam resultados de pesquisa relacionados a funcionamentos de posições-sujeito que produzem efeitos de memória, de luta e resistência em discurso científico e/ou jurídico e/ou político e/ou religioso e/ou midiático etc. que circulam em nossa sociedade.

CT 26 – MEMÓRIA E HISTÓRIA: TRAJETÓRIAS SOCIAIS E RESISTÊNCIA EM CONTEXTOS DITATORIAIS E AUTORITÁRIOS (atualizado com local)

Coordenadoras: Lívia Diana Rocha Magalhaes (UESB), Gilneide de Oliveira Padre Lima (IFBA) e Marta Loula Dourado Viana (UESB)

Modalidade: PRESENCIAL e SEMIPRESENCIAL

Resumo: Este colóquio temático visa discutir resultados de pesquisas que versam sobre a relação entre memória, história, trajetórias sociais e resistências políticas em contextos autoritários e ditatoriais, sobretudo a partir do século XX, considerando as múltiplas manifestações dialéticas dos fenômenos estudados por meio de  abordagens que tratem de Violência do Estado, Mortos e Desaparecidos Políticos , Políticas de Educação , Políticas de Memória, Lutas Sociais, Anistia e Processos de Redemocratização, Arte e Cultura, Gênero e Ditadura, Intelectuais Orgânicos, Disputas de Memória e de  História, entre outros recortes. Nessa perspectiva, busca-se, sobretudo, propiciar o debate e o intercâmbio de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes objetos, sujeitos e enfoques referentes à temática proposta.

CT 27 – MEMÓRIA SOCIAL, ESPAÇO E EDUCAÇÃO: RESILIÊNCIAS E (RE)SIGNIFICAÇÕES (atualizado com local)

Coordenadoras: Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis (UESB), Shirlene Santos Mafra Medeiros (UERN) e Sandra Mara Vieira Oliveira (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: O “Colóquio Memória social, Espaço e Educação: resiliências e (re)significações” propõe um convite a pesquisas pelo estudo da memória social no processo de configuração socioespacial e da Educação, contemplando produções que enfatizem a relação entre o processo de humanização, o significado da experiência para a memória social e a elaboração de conhecimento que qualifique os espaços escolares e as narrativas de seus sujeitos. Na abordagem considerará os valores simbólicos presentes nas relações intersubjetivas dos sujeitos com os seus espaços de vivência. A proposta deste Colóquio é resultado da vinculação dos seus membros e dos trabalhos desenvolvidos pelos Grupos de Pesquisa do CNPq – Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação (NUAMSEE/UESB) e Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação, Saúde e Pensamento Complexo (GESCOM/UERN). O tema proposto facultará aos participantes a socialização de pesquisas que possam contribuir com a reflexão acerca da Memória social, Memória experiencial, Espaço e Educação.

CT 28 – PODER, RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS, GÊNERO, FEMINISMO E LUTAS ANTICOLONIAIS (atualizado com local)

Coordenadores: Márcia Santos Lemos (UESB) e Cássio Roberto Borges da Silva (UESB)

Modalidade: PRESENCIAL 

Resumo: A proposta em questão pretende acolher estudos que abordem padrões majoritários de dominação em seus pontos de intersecção com grupos subalternizados e/ou minoritários. Nesse sentido, as noções de etnia, raça e gênero podem ser retomadas sob o prisma de dispositivos de coerção que estiveram em vigência em territórios e períodos heterogêneos e que garantiram, ordinariamente, a hegemonia de grupos oligárquicos, como, por exemplo, na mercantilização da vida humana promovida pelo comércio transatlântico dos séculos XVI e XVII ou no colonialismo africano dos séculos XIX e XX, em seu processo de desumanização do colono. Em diálogo com a tradição marxista e referências de Félix Guattari, Gilles Deleuze, Achille Mbembe e Frantz Fanon, busca-se colocar em debate pesquisas que destacam: a dialética entre exploração de classe, opressão racial e de gênero; lutas anticoloniais; capitalismo, patriarcado e movimentos de resistência; epistemologia feminista e imbricação entre ideologia, linguagem e reificação.

CT 29 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO ESTADO ULTRALIBERAL: CONTRARREFORMAS, DESAFIOS E RESISTÊNCIAS (atualizado com local)

Coordenadoras: Ana Paula Ribeiro de Sousa (UFMA),  Georgyana Andréia Silva Moraes (UEMA) e Denise Bessa Leda (UFMA)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: O presente Colóquio propõe refletir sobre as políticas educacionais no Brasil a partir de 2016, quando, por meio da ruptura democrática instituída através do impeachment de Dilma Rousseff, se deu a emergência de grupos políticos ligados à extrema direita conservadora e a burguesia ultraliberal no controle do Estado e na definição das políticas públicas (reforma trabalhista, reforma da previdência, Novo regime fiscal) e das políticas educacionais. São temas de interesse desse colóquio: o processo histórico de ruptura democrática e seus impactos sobre o Estado, a sociedade e a educação, as contrarreformas propostas e implementadas no período pós-2016 e seus impactos sobre a educação, as lutas e resistências dos educadores, estudantes e demais entidades da sociedade ante o avanço do Estado ultraliberal no que tange a destruição dos direitos da cidadania arduamente conquistados a partir da redemocratização do país. 

CT 30 – PROCESSOS EDUCATIVOS PARA A VIDA: QUAL O LUGAR DA ESCOLA? (atualizado com local)

Coordenadoras: Adriana David Ferreira Gusmão (UESB) e Fátima Moraes Garcia (UESB)

Modalidade: SEMIPRESENCIAL

Resumo: As escolas podem ser espaços de resistência, mas as mesmas vêm enfrentando diversos ataques. Em lugar de serem espaços democráticos, historicamente vêm reproduzindo ideologias do modo de produção capitalista e se tornando engrenagens para a produção de força de trabalho. Este colóquio pretende reunir trabalhos de pesquisa que discutam  o papel da escola na formação do pensamento crítico, considerando os processos educativos e as relações espaciais, em meio às contradições do capitalismo e aos modos de resistência.

CT 31 – RELAÇÕES DE GÊNERO NO CONTEXTO ATUAL: FEMINILIDADES E MASCULINIDADES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS (atualizado com local)

Coordenadores: Tânia Rocha Andrade Cunha (UESB), Acácia Batista Dias (UEFS) e João Diógenes Ferreira dos Santos (UEFS)

Modalidade:  SEMIPRESENCIAL

Resumo: O presente Colóquio Temático irá contemplar temas que versam sobre relações de gênero, diversidade sexual, feminilidades, masculinidades e violência no contexto econômico, político e social da sociedade brasileira, tendo como foco a interação entre os marcadores sociais, como classe, relações étnico-raciais, territorialidade, religiosidade, identidade, aspectos geracionais que se entrecruzam, erigindo novas práticas sociais, no processo de resistência e luta por direitos e políticas públicas. A proposta é que o cruzamento desses marcadores promova veredas reflexivas e críticas para desvendarmos o contexto de desigualdades econômica, social e política, constitutivo da peculiaridade da realidade brasileira. As pesquisas apresentadas deverão caminhar por esta esteira, oferecendo debates e análises sobre tais temas, proporcionando a divulgação dos trabalhos e criação de redes de colaboração entre as/os diversas/diversos pesquisadoras e pesquisadores.

CT 32 – TRABALHO-EDUCAÇÃO, CULTURA E SABERES (atualizado com local) 

CoordenadoresFábio Mansano de Mello (UESB), Marisa Oliveira Santos (UESB)William Kennedy do Amaral Souza (IFRO)

Modalidade: PRESENCIAL e SEMIPRESENCIAL

Resumo: O avanço do capital tem imputado ao trabalho humano adjetivos que perpassam pela precarização, pelo usurpar de direitos e vulnerabilidade da classe trabalhadora, pelo distanciamento ser humano/natureza. Os trabalhadores(as), bem como os povos e comunidades tradicionais têm resistido ao avanço do capital sobre seus territórios, reafirmando seus modos de vida e o direito de decidir sobre seus destinos. Assim, o objetivo deste Colóquio é reunir estudos que tragam à discussão práticas econômico-culturais e saberes produzidos em experiências de classe, nos movimentos sociais, na luta das mulheres no enfrentamento ao autoritarismo, na preservação da memória e da história dessas lutas pela palavra oral e escrita. Além disso, o Colóquio visa discutir as transformações do trabalho no âmbito da educação escolar, especificamente questões como a precarização e a desqualificação do trabalho docente.

 

NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Contato Rápido
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia