Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 20 / 04 / 2021
Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (PPGCiFlor) foi credenciado pela CAPES em dezembro de 2013, destacando-se como o primeiro Programa Stricto sensu em Ciências Florestais criado no estado da Bahia. A primeira turma de discentes em nível de Mestrado iniciou suas atividades em agosto de 2014.

O PPGCiFlor visa promover a competência científica, através da formação de profissionais, pesquisadores e docentes qualificados para desempenharem atividades de pesquisa e estudos avançados na área das Ciências Florestais.

A motivação primaz do programa reside na busca de alternativas para o estímulo da produção do Setor Florestal, baseada nos preceitos de conservação e racionalidade do uso dos recursos naturais.

MISSÃO:

O PPGCIFLOR tem como missão a expansão e consolidação do conhecimento em várias regiões da Bahia através da formação de pessoal altamente qualificado, bem como pela publicação de seus trabalhos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais, o que tem levado o conhecimento dessa importante área de estudos a várias partes do Brasil e do mundo.

A formação de mestres em Ciências Florestais na Bahia, um estado com forte vocação para a preservação, conservação e produção de florestas, contribui para as metas nacionais de educação e desenvolvimento, além de ser um elemento chave para o desenvolvimento sustentável da região. O curso está instalado numa cidade de médio porte, Vitória da Conquista, referência da região Sudoeste da Bahia, cumprindo a função de descentralização e interiorização da educação.

Vitória da Conquista está localizada entre duas regiões fortemente caracterizadas pela produção de florestas plantadas para atender o setor de celulose e papel (região Sul da Bahia) e o setor siderúrgico – carvão vegetal (região Norte de Minas Gerais), e é uma região muito importante por possuir florestas nativas em áreas de transição entre os biomas Mata Atlântica e Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro.

O programa tem acompanhado as mudanças dos cenários ambiental, social e econômico, e reconhece as demandas da sociedade. O avanço do conhecimento possibilitado pelos egressos do PPGCIFLOR irá contribuir para o atendimento ao pequeno, médio e grande produtor florestal, às empresas florestais, aos mercados nacionais e internacionais de produtos florestais, aos órgãos públicos e privados ligados a conservação e preservação das florestais e dos recursos naturais, bem como toda a demanda de uma sociedade que clama por desenvolvimento sustentável.

VISÃO:

  • Se consolidar como um programa de excelência no estado da Bahia, na região Nordeste e entre os Programas de Pós-graduação em Ciências Florestais do Brasil.
  • Contribuir para o desenvolvimento regional e estadual, através da formação de profissionais habilitados a desenvolver métodos e estratégias para fomentar os processos produtivos e o manejo dos recursos florestais, baseando-se em conceitos de sustentabilidade, conservação e utilização racional dos recursos naturais;
  • Promover o desenvolvimento de capacitação e pesquisas nas diversas subáreas das Ciências Florestais que contribuam para o fortalecimento do desenvolvimento regional e nacional, através também do intercâmbio interinstitucional entre a UESB e outras instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas;
  • Promover a integração entre os discentes do programa em nível de mestrado e os discentes de graduação em pesquisas e ensino supervisionado, além do fortalecimento das atividades laboratoriais, com a melhoria da estrutura para as aulas práticas e para o correto manuseio e manutenção dos equipamentos e material de consumo;
  • Fortalecer os grupos de pesquisa dos docentes do programa, através de reuniões e apresentações que multiplicam ideias, trabalhos e atividades extraclasse. Essas atividades permitem a maior interação entre o estudantes e promove uma melhor disseminação do conhecimento.

INFORMATION

PARTNERS

Phone Number:
(77) 3424-8781

Adress:
Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais Módulo de Pós-graduação Stricto sensu Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Estrada do Bem Querer – km 04 Bairro Universitário CEP.: 45031-900 - Vitória da Conquista, Bahia

Copyright 2019 ®
All Rights Reserved - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Todo o conteúdo deste site é de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais
Developed by CHP/UESB
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB