O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPGECAL) foi recomendado em 2006, e desde então vem evoluindo a cada ano, tornando-se uma referência na formação de profissionais qualificados na área de alimentos no interior do país.
O PPGECAL foi criado no campus da UESB em Itapetinga, uma cidade de pequeno a médio porte, com cerca de 75 mil habitantes e IDH médio de 0,667 localizada a 100km de Vitória da Conquista e 170km de Ilhéus. Nesse campus já existia a graduação em Engenharia de Alimentos e a criação de um curso de pós-graduação se deu a partir da demanda por aumento da qualificação profissional na área de alimentos, decorrente do crescente número de cursos em nível técnico e superior neste segmento, do aumento econômico e industrial na região e do anseio dos docentes envolvidos na área de Engenharia de Alimentos e Ciências Agrárias da UESB, que já desenvolviam atividades de pesquisa a partir de demandas regionais e nacionais.
Foi o primeiro PPG em Engenharia de Alimentos da Região Nordeste em nível de mestrado. Ainda é até o presente momento o único Programa de Pós-Graduação na área de alimentos em nível de doutorado fora de uma capital das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo um importante pólo de interiorização do conhecimento na área em nosso país.
Atualmente o PPGECAL possui Conceito 4 na Avaliação Quadrienal da Capes realizada em 2017.
Confira a nossa linha do tempo:
2006 – Recomendação para a criação do curso em nível de mestrado, conceito 3, com o nome de Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos e área de concentração em Engenharia de Alimentos. Primeiro no Nordeste com essas características.
2007 – Primeiro mestre titulado.
2010 – Resultado da Avaliação Trienal 2010 – Conceito 3.
2011 – Titulado o 50° mestre no Programa.
2012 – Alteração do nome para Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos. Mudança no perfil do Programa, com atuação em duas área de concentração – Engenharia de Alimentos e Ciência de Alimentos.
2013 – Resultado da Avaliação Trienal 2013 – Evolução para o Conceito 4.
2015 – Criação do curso em nível de Doutorado e entrada da 1ª turma. Primeiro curso de pós-graduação em nível de doutorado fora de uma capital em todo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Único nessas regiões na área de Engenharia de Alimentos.
2015 – Titulado o 100° mestre pelo Programa.
2017 – Resultado de Avaliação Quadrienal 2017 – Manutenção do Conceito 4.
2019 – Titulado o 150° mestre pelo Programa.
2019 – Titulado o 1° doutor pelo Programa.
2021 – Concessão da 1ª patente a um docente do Programa.
2022 – Envio da 1ª discente para período de doutorado sanduíche no exterior – Iowa State University/USA.