APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS.
Visa caracterizar subprodutos agroindustriais com relação as suas propriedades nutricionais, físico-químicas, bioquímicas, assim como o seu aproveitamento como matéria-prima em novos produtos e processos da Engenharia de Alimentos.
DESENVOLVIMENTO, ANALISE E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS NA ENGENHARIA DE ALIMENTOS.
Esta linha visa desenvolvimento de novos processos na indústria de alimentos, assim como a analise e otimização de processos já existentes objetivando a melhoria da qualidade do produto e eficiência do processo. Melhorias em termos econômicos e ambientais são esperadas, sem comprometimento da qualidade dos produtos e processos. Estuda-se as transferências de calor, de massa e de quantidade de movimento em alimentos, durante suas transformações e nos processos de separação.
PROPRIEDADES FÍSICAS DE BIOMATERIAIS.
Compreende a determinação de propriedades físicas, físico-químicas e microestruturais e o estudo do comportamento das varias propriedades físicas dos biomateriais de interesse para indústria de alimentos para auxiliar na identificação de condições ótimas de processo para o desenvolvimento de produtos e no dimensionamento de equipamentos.
QUÍMICA E BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS E SUBPRODUTOS.
Engloba estudos de estruturas as diferentes matérias-primas e produtos dentro do contexto alimentar. Propriedades dos alimentos de origem animal e vegetal, com enfoque composicional, processual e bioquímico-nutricional. Efeitos das variáveis agrícola, processamento e estocagem sobre as propriedades químicas e bioquímicas dos alimentos. Desenvolvimento e validação de métodos de analise.