Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 27 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Área de concentração e Linhas de pesquisa

Área de Concentração: Educação

Linha 1: Política Pública Educacional. A linha de pesquisa se constitui a partir da articulação de investigações que abrangem a educação como política pública. Pesquisa a gestão das escolas e dos sistemas educacionais; o planejamento, a implantação, o financiamento e a avaliação das políticas educacionais; as políticas de formação de professores e as ações governamentais delas decorrentes; a valorização e o trabalho docente; os movimentos sociais e seus processos educativos, bem como realiza estudos comparados em políticas educacionais.

Linha 2: Currículo, Práticas Educativas e Diferença. Estuda o pensamento curricular em diferentes abordagens teórico-metodológicas. Investiga as políticas de currículo articuladas às agências, instâncias estatais e práticas curriculares voltadas para educação básica e superior. Pesquisa práticas educativas como prática social, em espaços escolares e não-escolares de educação, com enfoque no modo como suas diferentes configurações imprimem normas de conduta. Aborda a diferença incluindo as questões sobre os processos de subjetivações e significações no campo do currículo.

Linha 3: Formação, Linguagem, Memória e Processos de Subjetivação. Estudos na interface entre educação, ludicidade, linguagem, significação da memória, letramentos e processos de subjetivação. A relação entre a experiência humana e a elaboração de conhecimentos que envolvam os aspectos históricos, sociais, espaciais, culturais e discursivos no currículo, na formação humana e nas práticas educativas.

Linha 4: Conhecimento e Práticas Escolares. Desenvolve pesquisas mediante diferentes referenciais teórico-metodológicos, que tenham como objeto central os processos de ensino e aprendizagem com ênfase em: práticas curriculares na escola; escolarização e sentidos do conhecimento escolar para a vida; relação entre conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos; formação de professores; história das disciplinas escolares;  saberes docentes.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04